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Webber repete carona de Senna, mas é punido

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 Poder, não poderia. Mas Mark Webber (Red Bull) e Fernando Alonso (Ferrari) repetiram neste domingo uma cena que certamente despertou uma lembrança em muitos fãs nostálgicos da Fórmula 1. No caso, por conta de uma cena ocorrida no dia 14 de julho de 1991.

Enquanto Sebastian Vettel (Red Bull) vencia o Grande Prêmio de Cingapura, seu companheiro Mark Webber abandonava com problemas na última volta. Fernando Alonso, que havia cruzado a linha de chegada em segundo, parou e ofereceu um carona ao australiano, que aceitou. Na garupa, Webber foi levado até os boxes. Nas redes sociais, as equipes de ambos reagiram de maneira positiva ao gesto.

O momento não é inédito, e muita gente se lembrou de tê-lo visto antes. No caso mais conhecido, a carona foi de Nigel Mansell (Williams) para Ayrton Senna (McLaren), após o Grande Prêmio da Inglaterra de 1991. Na época, os dois disputavam entre si a liderança da temporada, com vantagem para o brasileiro: 48 a 23 após sete etapas.

Na prova de Silverstone, a oitava daquela temporada, Senna não deu a mesma sorte e abandonou a uma volta do fim, sem combustível – porém, diante dos abandonos da concorrência, Senna conquistou o quarto lugar que detinha quando a prova terminou. Nigel Mansell venceu, com Gerhard Berger (McLaren) e Alain Prost (Ferrari) em terceiro. Mansell diminuiu a diferença no Mundial, com placar de 51 a 33 para Senna.

Enquanto Senna encostava o carro, Mansell acenava para o público na chamada Volta da Vitória (a volta após o fim da prova, na qual o piloto vencedor costuma cumprimentar o público antes de levar o carro de volta para os boxes). Mas eis que veio a surpresa: o inglês parou o carro perto do brasileiro e o apanhou para uma carona até os boxes. Senna subiu pelo lado esquerdo do carro, colocou a perna direita dentro do cockpit do rival e deu dois tapinhas no capacete de Mansell para agradecer a gentileza. Um comissário tentou tirar Senna dali, mas o então bicampeão o afastou com a perna esquerda. Seguiu-se então o desfile da Williams, com acenos de Mansell para uma multidão animada em Silverstone.

Não houve punição para nenhum dos dois pilotos na época, e Senna acabou campeão – Mansell daria o troco em 1992. No entanto, na temporada de 2013, a FIA se mostrou menos simpática ao gesto e puniu Webber pela carona que pegou na Ferrari de Fernando Alonso. Diante das evidências apresentadas pelos comissários do Grande Prêmio de Cingapura, Webber perderá dez posições no grid de largada da próxima etapa, na Coreia do Sul.

O australiano foi punido por entrar na pista sem permissão, e como é sua terceira punição no ano (foi também penalizado no Bahrein e no Canadá), acabou pagando com as dez posições no grid. Alonso, por sua vez, manobrou o carro de forma arriscada “para outros pilotos ou demais pessoas”, o que obrigou dois carros (no caso, as Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton) a desviar de sua Ferrari na pista. Por não ser reincidente como Webber, Alonso escapou de pena.

A Red Bull ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. No entanto, em comunicado, Webber lamentou o fim de sua prova. “Nas seis últimas voltas, os caras (da equipe) estava preocupados com o carro. É chato, mas alguém por aí teve um dia pior que o meu, e é assim que as coisas são”, disse. “Começamos a perder muita pressão. Estávamos tentando apenas levar o carro até o fim naquele momento, mas na última volta, o carro pegou fogo”, completou.

Curiosamente, não foi a primeira vez que os dois protagonizaram tal cena. Após o Grande Prêmio da Alemanha de 2011, Fernando Alonso ficou sem combustível e foi apanhado por Mark Webber para voltar ao parque fechado. Na ocasião, nenhum deles foi punido.

Vettel vence corrida monótona em Cingapura e amplia vantagem para tetra

 

O alemão Sebastian Vettel venceu neste domingo o Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1. Em uma prova monótona no Circuito de Marina Bay, o piloto da Red Bull dominou de ponta a ponta e ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Pilotos de 2013. O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) e o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), futuros companheiros de equipe, completaram o pódio na etapa, a 13ª da temporada.

Com a vitória deste fim de semana, a sétima no ano e a terceira consecutiva, Vettel chegou a 247 pontos e se isolou ainda mais no primeiro lugar da classificação. Alonso, vice-líder do mundial, somou 18 pontos e foi para 187 pontos, a 60 pontos do primeiro colocado. Lewis Hamilton (151) e Kimi Raikkonen (149) completam o topo da tabela.

Nico Rosberg, que largou em segundo lugar, completou em quarto lugar, à frente de seu companheiro Lewis Hamilton. Jenson Button (sétimo), Sérgio Perez (oitavo), Nico Hulkenberg (nono) e Adrian Sutil (décimo) completaram as dez primeiras posições. Mark Webber, que vinha em quarto até o fim, abandonou e pegou carona com Fernando Alonso, repetindo o gesto de Ayrton Senna no GP da Inglaterra de 1991.

Felipe Massa, único brasileiro em atividade na categoria, teve um domingo discreto. Apesar de largar na sexta colocação, o piloto da Ferrari perdeu terreno nas trocas de pneus despencou, mas se recuperou no fim com ultrapassagens em carros muito mais lentos naquele momento e cruzou a linha de chegada na mesma sexta posição. Após a primeira prova depois do anúncio de que deixará a Ferrari no fim de 2013, Massa foi para 87 pontos.

Na largada, Rosberg chegou a atacar Vettel, mas o alemão da Red Bull se defendeu do compatriota. Em compensação, Alonso saltou do sétimo para o terceiro lugar, deixando para trás Grosjean (quarto), Webber (quinto), Hamilton (sexto) e Massa (sétimo). O brasileiro passou o britânico da Mercedes, que tentou dar o troco por fora e acabou obrigado a devolver a posição ainda na primeira volta.

Com poucos pontos de ultrapassagem, os pilotos pouco trocaram de posições até as primeiras passagens pelos boxes – Kimi Raikkonen, na volta 13, foi o primeiro a trocar pneus. Quem levou a pior desta vez foi a Ferrari: por conta da estratégia de paradas, Massa perdeu tempo atrás de Pastor Maldonado e acabou caindo para o sétimo lugar no fim das trocas.

Em uma corrida previsível até então, a principal surpresa veio na volta 27, na batida de Daniel Ricciardo que levou o safety car à pista. Na relargada, quatro voltas depois, mantiveram-se as posições anteriores à paralisação: Vettel à frente de Rosberg, mas com Webber, Grosjean e Alonso atrás. Di Resta, Massa e Button completavam as oito primeiras posições, com Raikkonen e Perez fechando os dez primeiros lugares.

No entanto, com a segunda rodada de trocas na volta 44, nomes como Rosberg e Massa caíram – respectivamente para 9º e 12º lugares. A partir daí, a principal disputa por posições ficou por conta de Kimi Raikkonen, que ultrapassou Jenson Button na 55ª volta – a seis voltas do fim – e tomou do britânico o terceiro lugar. Seria o primeiro pódio da McLaren ao longo de todo o ano.

A cinco voltas do fim, Paul di Resta bateu e promoveu bandeira amarela no setor. O incidente, indiretamente, ajudou a aproximar os primeiros colocados, provocando disputas pelas posições intermediárias. Button despencou e terminou em sétimo, enquanto Massa reagiu e foi sexto. Em primeiro, soberano, Vettel vencia pela 33ª vez na carreira.

Confira o resultado oficial no Grande Prêmio da Cingapura de F1:

POSIÇÃO PILOTO PAÍS EQUIPE TEMPO

1 Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault

2 Fernando Alonso ESP Ferrari +32s6

3 Kimi Raikkonen FIN Lotus Renault +43s9

4 Nico Rosberg ALE Mercedes +51s1

5 Lewis Hamilton GBR Mercedes +53s1

6 Felipe Massa BRA Ferrari +1min03s8

7 Jenson Button GBR McLaren Mercedes +1min23s3

8 Sergio Perez MEX McLaren Mercedes +1min23s8

9 Nico Hulkenberg ALE Sauber Ferrari +1min24s2

10 Adrian Sutil ALE Force India Mercedes +1min24s6

11 Pastor Maldonado VEN Williams Renault +1min28s4

12 Esteban Gutierrez MEX Sauber Ferrari +1min37s8

13 Valtteri Bottas FIN Williams Renault + 1 volta

 

14 Jean-Eric Vergne FRA Toro Rosso Ferrari + 1 volta

15 Mark Webber AUS Red Bull Renault + 1 volta

16 Giedo van der Garde HOL Caterham Renault + 1 volta

17 Max Chilton GBR Marussia Cosworth + 1 volta

18 Jules Bianchi FRA Marussia Cosworth + 1 volta

19 Charles Pic FRA Caterham Renault + 1 volta

20 Paul di Resta GBR Force India Mercedes + 7 voltas

Abandono Romain Grosjean FRA Lotus Renault

Abandono Daniel Ricciardo AUS Toro Rosso Ferrari

 

Terra
 

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