Categorias: Esportes

Washinton marca e põe São Paulo na semifinal do Paulistão

PUBLICIDADE

Depois de Palmeiras e Corinthians , o São Paulo é o terceiro time classificado para a fase semifinal do Campeonato Paulista . Na tarde desta quinta-feira, o Tricolor venceu o Guaratinguetá por 2 a 1 e reassumiu a vice-liderança da competição, com 39 pontos.

De quebra, a equipe manteve a esperança de tirar a primeira colocação do Palmeiras na última rodada da fase de classificação, que acontecerá no final de semana.

Para isso, a equipe precisará vencer o São Caetano no domingo, em Presidente Prudente, e torcer para que o Verdão no máximo empate com o Botafogo no estádio Palestra Itália. Já o Guaratinguetá, que permaneceu com 19 pontos, precisará de uma vitória sobre o Oeste para não correr risco de rebaixamento.

O destaque da partida foi o atacante Washington, que novamente deixou a sua marca nas redes adversárias e marcou o seu 12º gol no Campeonato Paulista. Com isso, ele igualou-se ao palmeirense Keirrison na liderança da tabela de artilheiros da competição.

Guaratinguetá assusta

Satisfeito com a atuação da equipe no clássico contra o Palmeiras, realizado no último sábado, o técnico Muricy Ramalho repetiu a escalação e o esquema tático com dois zagueiros. Do outro lado, Márcio Araújo, do Guaratinguetá, priorizou totalmente o sistema defensivo, com três zagueiros e seis homens no meio-campo.

Mas, no começo da partida, quem deu as cartas foi o time do Interior. Diante de um Tricolor sonolento e errando passes, Nenê só não fez 1 a 0 para o Guaratinguetá porque Rogério Ceni, aos 6min, fez uma grande defesa. Na cobrança de escanteio, Saletti, de cabeça, também assustou.

Aos poucos, o São Paulo foi acordando em campo. Aos 16min, ocorreu o primeiro ataque perigoso. Jorge Wagner desceu pela esquerda e cruzou na medida para Dagoberto, que cabeceou à esquerda de Fernando, com muito perigo.

Essa foi a única jogada perigosa do Tricolor pelas laterais. Isso porque o Guaratinguetá, inteligentemente, bloqueou os avanços de Zé Luis, pela direita, e Junior Cesar, pela esquerda. A alternativa foi chegar pelo meio, fazendo a tradicional jogada de pivô com Washington parado dentro da área.

E, dessa maneira, o time criou nada menos que quatro oportunidades. Mas foi muito incompetente nas finalizações. Aos 23min, Jean tabelou com Washington, recebeu de volta e bateu à esquerda do gol adversário. Três minutos depois, o camisa 9 deu de bandeja para Dagoberto, que, cara a cara com Fernando, bateu em cima do goleiro do Guaratinguetá. Aos 30min, uma repetição do lance anterior. Dagoberto invadiu livre e novamente parou no goleiro adversário. Aos 39min, de novo o camisa 25. Ele avançou sozinho e mandou por cima do gol de Fernando.

De tanto perder gols, Dagoberto finalmente acertou a pontaria e abriu o marcador para o Tricolor. Aos 42min, após falha da defesa do Guaratinguetá, ele invadiu livre e bateu na saída do goleiro.

Quando o jogo já caminhava para o final do primeiro tempo, o time do Interior encontrou o empate. Nenê avançou pela esquerda e cruzou para a área. Washington, com a mão direita, fez pênalti. Na cobrança, o próprio Nenê deixou tudo igual no marcador.

Etapa complementar

Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo. E o São Paulo, querendo resolver sua classificação, tomou a iniciativa e foi para o ataque. E, aos nove minutos, Washington fez a alegria da torcida presente ao Morumbi. Ele aproveitou cobrança de falta de Hernanes e, de cabeça, tocou no canto direito alto de Fernando. Foi o 12º gol do são-paulino, que alcançou o palmeirense Keirrison na ponta da tabela de artilheiros.

Com a vantagem, o São Paulo passou a jogar como mais gosta, nos contra-ataques. E sempre utilizando a velocidade de Júnior César, que cresceu muito de produção. Aos 30min, o técnico Muricy Ramalho fez sua primeira alteração, com Hugo na vaga de Dagoberto. Dois minutos depois, Rodrigo marcou o terceiro gol são-paulino, que foi bem anulado pela arbitragem, já que o camisa 4 estava impedido.

Aos 39min, Muricy fez a segunda alteração. Junior Cesar, machucado, cedeu lugar a Renato Silva. Com isso, o time saiu do 4-4-2 para o 3-5-2. O Guaratinguetá, por sua vez, seguiu forçando o ataque. A defesa tricolor levou sufoco no final. Rogério Ceni fez bela defesa em chute de Nenê, pela esquerda, aos 43min. E, no último lance da partida, Jamur, de cabeça, acertou o travessão de Rogério Ceni.
 

 

Gazeta

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

O governador João Azevêdo manteve o apoio às empresas de transportes de passageiros urbano, da…

27 de abril de 2024