Categorias: Esportes

Washinton marca e põe São Paulo na semifinal do Paulistão

PUBLICIDADE

Depois de Palmeiras e Corinthians , o São Paulo é o terceiro time classificado para a fase semifinal do Campeonato Paulista . Na tarde desta quinta-feira, o Tricolor venceu o Guaratinguetá por 2 a 1 e reassumiu a vice-liderança da competição, com 39 pontos.

De quebra, a equipe manteve a esperança de tirar a primeira colocação do Palmeiras na última rodada da fase de classificação, que acontecerá no final de semana.

Para isso, a equipe precisará vencer o São Caetano no domingo, em Presidente Prudente, e torcer para que o Verdão no máximo empate com o Botafogo no estádio Palestra Itália. Já o Guaratinguetá, que permaneceu com 19 pontos, precisará de uma vitória sobre o Oeste para não correr risco de rebaixamento.

O destaque da partida foi o atacante Washington, que novamente deixou a sua marca nas redes adversárias e marcou o seu 12º gol no Campeonato Paulista. Com isso, ele igualou-se ao palmeirense Keirrison na liderança da tabela de artilheiros da competição.

Guaratinguetá assusta

Satisfeito com a atuação da equipe no clássico contra o Palmeiras, realizado no último sábado, o técnico Muricy Ramalho repetiu a escalação e o esquema tático com dois zagueiros. Do outro lado, Márcio Araújo, do Guaratinguetá, priorizou totalmente o sistema defensivo, com três zagueiros e seis homens no meio-campo.

Mas, no começo da partida, quem deu as cartas foi o time do Interior. Diante de um Tricolor sonolento e errando passes, Nenê só não fez 1 a 0 para o Guaratinguetá porque Rogério Ceni, aos 6min, fez uma grande defesa. Na cobrança de escanteio, Saletti, de cabeça, também assustou.

Aos poucos, o São Paulo foi acordando em campo. Aos 16min, ocorreu o primeiro ataque perigoso. Jorge Wagner desceu pela esquerda e cruzou na medida para Dagoberto, que cabeceou à esquerda de Fernando, com muito perigo.

Essa foi a única jogada perigosa do Tricolor pelas laterais. Isso porque o Guaratinguetá, inteligentemente, bloqueou os avanços de Zé Luis, pela direita, e Junior Cesar, pela esquerda. A alternativa foi chegar pelo meio, fazendo a tradicional jogada de pivô com Washington parado dentro da área.

E, dessa maneira, o time criou nada menos que quatro oportunidades. Mas foi muito incompetente nas finalizações. Aos 23min, Jean tabelou com Washington, recebeu de volta e bateu à esquerda do gol adversário. Três minutos depois, o camisa 9 deu de bandeja para Dagoberto, que, cara a cara com Fernando, bateu em cima do goleiro do Guaratinguetá. Aos 30min, uma repetição do lance anterior. Dagoberto invadiu livre e novamente parou no goleiro adversário. Aos 39min, de novo o camisa 25. Ele avançou sozinho e mandou por cima do gol de Fernando.

De tanto perder gols, Dagoberto finalmente acertou a pontaria e abriu o marcador para o Tricolor. Aos 42min, após falha da defesa do Guaratinguetá, ele invadiu livre e bateu na saída do goleiro.

Quando o jogo já caminhava para o final do primeiro tempo, o time do Interior encontrou o empate. Nenê avançou pela esquerda e cruzou para a área. Washington, com a mão direita, fez pênalti. Na cobrança, o próprio Nenê deixou tudo igual no marcador.

Etapa complementar

Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo. E o São Paulo, querendo resolver sua classificação, tomou a iniciativa e foi para o ataque. E, aos nove minutos, Washington fez a alegria da torcida presente ao Morumbi. Ele aproveitou cobrança de falta de Hernanes e, de cabeça, tocou no canto direito alto de Fernando. Foi o 12º gol do são-paulino, que alcançou o palmeirense Keirrison na ponta da tabela de artilheiros.

Com a vantagem, o São Paulo passou a jogar como mais gosta, nos contra-ataques. E sempre utilizando a velocidade de Júnior César, que cresceu muito de produção. Aos 30min, o técnico Muricy Ramalho fez sua primeira alteração, com Hugo na vaga de Dagoberto. Dois minutos depois, Rodrigo marcou o terceiro gol são-paulino, que foi bem anulado pela arbitragem, já que o camisa 4 estava impedido.

Aos 39min, Muricy fez a segunda alteração. Junior Cesar, machucado, cedeu lugar a Renato Silva. Com isso, o time saiu do 4-4-2 para o 3-5-2. O Guaratinguetá, por sua vez, seguiu forçando o ataque. A defesa tricolor levou sufoco no final. Rogério Ceni fez bela defesa em chute de Nenê, pela esquerda, aos 43min. E, no último lance da partida, Jamur, de cabeça, acertou o travessão de Rogério Ceni.
 

 

Gazeta

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024

Candidato do concurso da PMPB sofre mal súbito e morre durante teste de aptidão física

Um candidato do concurso da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), identificado como Gustavo Silva, de…

4 de maio de 2024

PM é atingido por disparo na cabeça após discussão com vizinho por causa de cachorro, em Bayeux

Um sargento da Polícia Militar foi baleado na cabeça na noite dessa sexta-feira (3) em…

4 de maio de 2024

Relatório da Sudema aponta 39 trechos de praias impróprios para banho na Paraíba; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

4 de maio de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024