Categorias: Esportes

VITÓRIA: Campinense vence o Asa em Alagoas

PUBLICIDADE

O Campinense abriu uma importante vantagem na decisão da Copa do Nordeste. Jogando no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o time paraibano fez 2 a 1 no ASA e agora leva a vantagem do empate na partida do próximo domingo, no Amigão, em Campina Grande. Na verdade, o Rubro-Negro ainda pode levantar a taça mesmo com uma derrota, desde que seja por 1 a 0.

O primeiro tempo da partida em Arapiraca foi digno de uma grande decisão. Estádio cheio, chances claras de gol para os dois lados, bolas na trave, duelo tático dos técnicos e jogadas individuais que deixaram claro o merecimento das duas equipes em chegar e esta decisão.
O Campinense manteve a proposta de pressionar o adversário desde o início, tática, aliás, que já havia surpreendido Sport e Fortaleza nas fases anteriores. E assim, com apenas 22 segundos, Zé Paulo proporcionou a primeira finalização ao gol de Gílson.
O domínio rubro-negro seguiu e foi premiado com um gol. Aos 5 min., num lançamento primoroso de Bismarck, o lateral Tiago Granja invadiu a área e chutou cruzado para abrir o placar. Gol fora de casa que o técnico Oliveira Canindé tanto pediu durante a semana.

E o Campinense continuou melhor em campo. Com mais posse de bola, dava a impressão que definiria a partida com facilidade. A defesa do ASA parecia nervosa. Tanto que, aos 20, num recuo perigoso do zagueiro Tiago Garça, quase a bola sobra para Zé Paulo marcar o segundo.
Em outra boa trama do ataque rubro-negro, o mesmo Zé Paulo finalizou para uma grande defesa Gílson. Na sobra, com gol aberto, Tiago Granja mandou para fora.
A coisa estava tão ruim que o técnico Leandro Campos resolveu queimar a primeira substituição ainda no primeiro tempo, com a entrada de Pedro Silva no lugar de Luciano para tentar melhorar a marcação no meio-campo.

E foi justamente essa mudança que incendiou o ASA nos minutos finais da etapa. Aos 39, numa cobrança de falta pela esquerda, Rodrigo Dantas recebeu dentro da área e acertou a trave direita de Pantera.
No lance seguinte, foi a vez do próprio Pedro Silva, que tinha acabado de entrar, arriscar de fora da área e acertar o travessão.
Mesmo com a melhora do time alagoano, foi do Campinense a última chance da primeira etapa, em um contra-ataque bem armnado pela direita e que por pouco Zé Paulo não marcou segundo.

Segundo tempo equilibrado

O segundo tempo começou sem a mesma intensidade. Do jeito que o Campinense queria para administrar a vantagm.
E que acabou ficando ainda maior por causa de uma falha de Osmar, aos 15 minutos. O defensor arapiraquense perdeu a bola para Zé Paulo. O atacante passou pelo goleiro Gílson e deixou a bola limpa para Jéferson Maranhense marcar o segundo.
Se o Campinense já estava satisfeito com um gol de frente, com dois, então, passou a jogar ainda com mais tranquilidade. Tanto até que se deu ao luxo de mudar o esquema, tirando o lateral Tiago Granja para a entrada do meia Edmar.

Enquanto isso, o ASA sofria com a inoperância de suas principais peças, especialmente o atacante Léo Gamalho, completamente apagado. Ainda assim, na única chance que teve, quase que diminuía o placar. Foi aos 40 minutos, quando El Loco pegou de dentro da pequena área e acertou um defensor da Raposa.
De qualquer forma, a vantagem o 2 a 0 parecia ser um duro castigo para o aplicado time do ASA. E Wanderson, nos acréscimos, tratou de recolocar o Fantasma na disputa. Numa jogada individual, ele encontrou espaço para chutar no cantinho, e diminuir o marcador.

No minuto seguinte, o árbitro Pablo Ramon apitava o fim do jogo. Para quem foi buscar a classificação contra ABC e Ceará, ambos fora de casa e também sem ter conseguido um bom resultado em Arapiraca, o ASA está rigorosamente no páreo. Mas para o Campinense, que ainda não levou gol jogando em Campina Grande, a vitória deste domingo parece ter sido o início de uma festa que tem tudo para ser coroada no próximo domingo diante de sua torcida.

 

G1

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Retrospectiva da Câmara Federal 2025 destaca relatoria de Ruy em avanço histórico para a causa animal

A Câmara dos Deputados encerrou 2025 destacando um dos avanços mais relevantes do ano na…

26 de dezembro de 2025

PMJJP estende benefício fiscal às concessionárias de transporte coletivo por mais um ano

A Prefeitura de João Pessoa prorrogou por mais um ano a isenção parcial do Imposto…

26 de dezembro de 2025

Zezinho Botafogo toma posse no mandato e CMJP passa a ter três vereadores do PSB

O ex-secretário de Esportes de João Pessoa, Zezinho Botafogo (PSB), tomou posse nesta sexta-feira (26)…

26 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto afirma que Bolsonaro foi forçado a indicar Flávio Bolsonaro para disputa da Presidência em 26

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) afirmou nesta sexta-feira (26), que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

26 de dezembro de 2025

João Pessoa se destaca entre as capitais mais avançadas em saneamento básico no Brasil, aponta ranking ABES

João Pessoa aparece entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no saneamento básico, segundo o…

26 de dezembro de 2025

ALERTA: área próxima ao dique e canal do Porto de Cabedelo é considerada perigosa para nado

O Corpo de Bombeiros da Paraíba divulgou um vídeo orientando a população sobre os riscos…

26 de dezembro de 2025