Sebastian Vettel se isolou na liderança da temporada de 2017 da F1 ao vencer o GP do Bahrein, a terceira etapa do campeonato, disputada no circuito de Sakhir, neste domingo (16).
O alemão da Ferrari acertou na estratégia e mostrou ritmo consistente para superar as Mercedes e anotar a sua segunda vitória no ano, repetindo o feito da abertura da temporada, na Austrália.
Vettel, que largou em terceiro, superou Lewis Hamilton na largada e passou à frente de Valtteri Bottas, o pole position, com uma parada para troca de pneus antes do safety car. Depois disso, o tetracampeão mostrou ritmo sólido para vencer pela terceira vez no Bahrein.
Hamilton teve uma prova repleta de acontecimentos. O inglês precisou pagar uma punição, contar com a ajuda de Bottas e adotar uma estratégia agressiva para tentar a vitória, mas precisou se contentar com o segundo posto. Seu companheiro de equipe completou o pódio.
Felipe Massa, da Williams, fez uma corrida combativa, onde chegou a ocupar o quarto lugar. Ao fim, o brasileiro terminou como o “melhor do resto”, em sexto, atrás apenas dos representantes de Mercedes, Ferrari e Red Bull que receberam a bandeirada.
A corrida
Partindo da pole position pela primeira vez na F1, Bottas manteve a liderança na largada, enquanto que Vettel parte melhor que Hamilton e assume o segundo lugar na Curva 1. Já Massa ultrapassa Kimi Raikkonen e Nico Hulkenberg para ir de oitavo para sexto.
O alemão da Ferrari, no entanto, não deixa Bottas disparar e fica no encalço do finlandês, mas sem uma oportunidade realista para fazer a manobra de ultrapassagem. Hamilton também não perde contato com os líderes, embora também sem abrir grande distância para os carros a seguir, Max Verstappen e Daniel Ricciardo, da Red Bull. Na abertura da oitava volta, Raikkonen faz bom uso do DRS e supera Massa, que, assim, cai para sétimo.
Vettel, preso atrás de Bottas, é o primeiro a fazer pitstop, na volta 11, quando trocou um jogo de supermacios por outro do mesmo tipo. Verstappen faz o mesmo na volta seguinte – embora abandone instantes depois, com problemas de freio.
Na volta 13, Lance Stroll e Carlos Sainz se enroscam na primeira curva, o que provoca a entrada do safety car. Isso faz com que todos os outros líderes parassem para trocar pneus – Hamilton, que entrou junto de Bottas, perde tempo enquanto aguarda o trabalho feito no carro do colega.
Assim, Vettel assume a ponta, à frente de Bottas, Ricciardo e Hamilton. Massa retoma a posição de Raikkonen e vai ao quinto lugar. A corrida é retomada poucas voltas mais tarde, com os líderes em condições diferentes – Vettel e Bottas usam compostos supermacios, contra os macios de Hamilton e Ricciardo.
Logo de cara, muita ação: Hamilton ultrapassa Ricciardo, que perde rendimento e também é superado por Massa (agora o quarto) e Raikkonen. Enquanto isso, Bottas ataca Vettel, que consegue defender a liderança.
Vettel emenda voltas rápidas e abre para Bottas; já Hamilton recebe dos comissários a notícia de que teria de cumprir uma punição de 5s por andar excessivamente lento no período do safety car. Um pouco atrás dessa disputa, Raikkonen passa novamente por Massa e volta ao quarto posto – o brasileiro, pouco depois, seria ultrapassado por Ricciardo e cairia novamente para sexto.
Quando a vantagem de Vettel na liderança chegou a 6s, os pilotos da Mercedes inverteram a posição devido a uma ordem de equipe, com Hamilton assumindo o segundo lugar à frente de Bottas. Os líderes do campeonato passaram a usar ritmos semelhantes, enquanto que o finlandês ficava para trás – pouco depois ele faria seu segundo pitstop, colocando os pneus macios.
Vettel faz seu segundo pitstop na volta 33, quando põe os pneus macios para ir até o fim. O alemão retornou à pista 16s atrás de Hamilton, mas, com pneus mais novos, conseguiu descontar a diferença para o inglês, que, de quebra, teria de cumprir os 5s de punição.
O inglês fez seu segundo pitstop na volta 41, o que o fez cair novamente para terceiro. Mais uma vez Hamilton passou à frente de Bottas e, agora contando com a borracha em melhores condições, iniciou uma caça a Vettel. Mas não deu: o alemão cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 6s. Massa foi o sexto, 54s atrás.
Resultados do GP do Bahrein:
Cla |
|
# |
Piloto |
Chassis |
Motor |
Voltas |
Tempo |
Gap |
Intervalo |
km/h |
Pits |
Aposentadoria |
Pontos |
1 |
|
5 |
Sebastian Vettel |
Ferrari |
Ferrari |
57 |
LAP |
|
|
|
2 |
|
25 |
2 |
|
44 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
Mercedes |
57 |
6.660 |
6.660 |
6.660 |
|
2 |
|
18 |
3 |
|
77 |
Valtteri Bottas |
Mercedes |
Mercedes |
57 |
20.397 |
20.397 |
13.737 |
|
2 |
|
15 |
4 |
|
7 |
Kimi Raikkonen |
Ferrari |
Ferrari |
57 |
22.475 |
22.475 |
2.078 |
|
2 |
|
12 |
5 |
|
3 |
Daniel Ricciardo |
Red Bull |
TAG |
57 |
39.346 |
39.346 |
16.871 |
|
2 |
|
10 |
6 |
|
19 |
Felipe Massa |
Williams |
Mercedes |
57 |
54.326 |
54.326 |
14.980 |
|
2 |
|
8 |
7 |
|
11 |
Sergio Perez |
Force India |
Mercedes |
57 |
62.606 |
1’02.606 |
8.280 |
|
2 |
|
6 |
8 |
|
8 |
Romain Grosjean |
Haas |
Ferrari |
57 |
74.865 |
1’14.865 |
12.259 |
|
2 |
|
4 |
9 |
|
27 |
Nico Hulkenberg |
Renault |
Renault |
57 |
80.188 |
1’20.188 |
5.323 |
|
2 |
|
2 |
10 |
|
31 |
Esteban Ocon |
Force India |
Mercedes |
57 |
95.711 |
1’35.711 |
15.523 |
|
2 |
|
1 |
11 |
|
94 |
Pascal Wehrlein |
Sauber |
Ferrari |
56 |
1 lap |
1 volta |
1 volta |
|
1 |
|
|
12 |
|
26 |
Daniil Kvyat |
Toro Rosso |
Renault |
56 |
1 lap |
1 volta |
0.000 |
|
2 |
|
|
13 |
|
30 |
Jolyon Palmer |
Renault |
Renault |
56 |
1 lap |
1 volta |
0.000 |
|
2 |
|
|
14 |
dnf |
14 |
Fernando Alonso |
McLaren |
Honda |
54 |
|
|
|
|
3 |
Motor |
|
|
dnf |
9 |
Marcus Ericsson |
Sauber |
Ferrari |
50 |
|
|
|
|
1 |
Gearbox |
|
|
dnf |
55 |
Carlos Sainz Jr. |
Toro Rosso |
Renault |
12 |
|
|
|
|
1 |
Collision |
|
|
dnf |
18 |
Lance Stroll |
Williams |
Mercedes |
12 |
|
|
|
|
1 |
Collision |
|
|
dnf |
33 |
Max Verstappen |
Red Bull |
TAG |
11 |
|
|
|
|
1 |
Brakes |
|
|
dnf |
20 |
Kevin Magnussen |
Haas |
Ferrari |
8 |
|
|
|
|
|
Aposentadoria |
|
|
dns |
2 |
Stoffel Vandoorne |
McLaren |
Honda |
0 |
|
|
|
|