Categorias: Esportes

Vasco vence Juventude e vai pra vice-liderança da Série B

PUBLICIDADE

A intenção inicial do Vasco era superar o Juventude e era entrar no G-4, mas a tarde de sábado foi ainda mais completa. Com a vitória por 2 a 1 sobre os gaúchos, em Caxias do Sul, o time cruzmaltino pega o elevador e chega à vice-liderança da Série B. Carlos Alberto e Souza marcaram para os cariocas, enquanto Mendes descontou. Todos os gols saíram no primeiro tempo.

 

Os vascaínos somam 29 pontos, três a menos que o Atlético-GO. Para os gaúchos, uma derrota com sérias consequências. Com os resultados da 15ª rodada, o grupo do técnico Ivo Wortmann fica com 16 pontos, em 18º, na zona do rebaixamento. Na próxima rodada, o Ju encara a Ponte Preta, terça-feira, em Campinas. No sábado seguinte, o Vasco recebe o lanterna Campinense, em São Januário.

 

Homenagem para Dorival

 

Antes da partida, a diretoria do Juventude homenageou o técnico Dorival Júnior. Titular do time que conquistou o título da Série B em 1994, Dorival ganhou das mãos de Ivo Wortmann, atual técnico do clube gaúcho, uma placa comemorativa aos 15 anos do título.

 

Vasco dita o ritmo e abre vantagem

Motivados pela combinação de resultados favorável desta sexta-feira (derrotas de Figueirense, Portuguesa e Guarani), os vascaínos tomaram a iniciativa do jogo e procuraram ditar o ritmo no Alfredo Jaconi. O lado esquerdo foi o escolhido para as investidas ofensivas e deram resultado quase imediato. Aos três, o lateral Ramon disputou corrida com a zaga gaúcha, perdeu o equilíbrio dentro da área, e o árbitro Wilson Luis Seneme assinalou pênalti. O lance gerou uma enorme reclamação dos jogadores do Ju, em vão. Carlos Alberto cobrou com categoria e abriu o placar, segundo gol do capitão na Série B (assista ao vídeo).

 

Não que a vatangem tenha feito mal ao Vasco, mas a equipe abdicou do ataque e chamou o Juventude para seu campo. Com vontade, porém desorganizados, os donos da casa erravam principalmente aquele último toque. Aos 14, Zezinho, de apenas 17 anos, mas com camisa 10 nas costas e jeito de futuro craque, avançou pela direita, cortou para o meio da área e bateu com a canhotinha habilidosa. Fernando Prass espalmou para a linha da fundo.

Com medo de ser surpreendido, Dorival Júnior insistia para que o Vasco não recuasse, mas sim tocasse a bola e saísse para o jogo. Só aos 20 minutos o time seguiu a orientação. Carlos Alberto teve liberdade para tabelar com Elton na entrada da área, recebeu de volta redondinha para bater de direita, com efeito, e assustar Juninho. Um pouco mais atrás, um minuto depois, Souza olhou para a meta duas vezes e disparou a 104 Km/h. O goleiro Juninho, velho conhecido da torcida do Atlético-MG, caiu totalmente sem jeito e aceitou o segundo dos vascaínos (assista ao vídeo).

 

Novo gol, nova pausa cruzmaltina, e ânimo para o Juventude. Sem sucesso na articulação das jogadas, os comandados de Ivo Wortmann passaram a apostar na bola parada. A primeira foi uma cobrança de falta para a área em diagonal. Aos 28, a zaga carioca parou, e Zezinho ficou livre para completar. A conclusão de carrinho com a perna direita não saiu legal e foi pela linha de fundo. A oportunidade seguinte veio após um escanteio, aos 34. Fernando Prass saiu muito mal, a bola ficou viva, mas ninguém do Juventude conseguiu empurrar para a rede.

 

Disparado o melhor jogador dos gaúchos no primeiro tempo, Zezinho não poderia ir para o vestiário sem ajudar a equipe. Pelo lado esquerdo do ataque, o garoto passou lotado por Nilton, invadiu a área e recebeu uma trombada de Vilson. Pênalti claro que Mendes bateu, com paradinha como sempre, para diminuir e fazer a etapa final prometer: 2 a 1.

 

Ju se anima, e Vasco se segura

 

Os dois times voltaram para o segundo tempo com uma mudança. Dorival Júnior lançou o atacante Adriano no lugar do volante Paulinho, que estava improvisado na lateral direita, e recuou o meia-atacante Alex Teixeira para o setor. No Ju, Ivo Wortmann trocou o zagueiro Xavier, machucado, por Nenê. E foi exatamente o defensor que, depois de quase dez minutos de pouco futebol, acertou a trave vascaína em cabeçada perigosa, aos nove (assista ao vídeo). Após cobrança de falta para a área, o goleiro Fernando Prass, em tarde pouco inspirada nas saídas de gol, passou em branco e só torceu para a bola não entrar.

 

Muito bem marcado pelo volante Amaral, o meia Zezinho já não conseguia criar. O camisa 10 do Ju só apareceu aos 22 minutos. Ele cobrou escanteio, o zagueiro Allyson escorou de cabeça, o atacante Mendes usou a mão para tentar marcar, Fernando Prass fez a defesa. No rebote, Da Silva tentou concluir, mas o goleirão afastou o perigo pela segunda vez com um tapa.

 

A aposta de Dorival Júnior de jogar nos contra-ataques não funcionou, principalmente porque Carlos Alberto caiu de produção. Sob pressão, o Vasco não conseguia aproveitar os espaços deixados pelo Juventude na defesa. A oportunidade mais clara para os visitantes na etapa final surgiu aos 35. Carlos Alberto puxou o ataque com velocidade, achou Adriano na ponta esquerda, mas o atacante bateu em cima da zaga alviverde. Era a chance de matar o jogo.

 

Adriano ainda teve três oportunidades claríssimas de fazer o terceiro, mas também faltou sorte. Aos 41, ele ficou na cara de Juninho, ajeitou o corpo, bateu colocado, mas acertou a trave. No rebote, chutou de perna esquerda, mas Bruno apareceu para cortar sobre a linha. Aos 49, encarou a marcação, bateu cruzado, rasteiro e com força, e parou outra vez no poste. Não era dia de gol de Adriano, mas a tarde era do novo vice-líder Vasco.

 

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024