Categorias: Esportes

Um mês, quatro técnicos despedidos na Série A

PUBLICIDADE

O Brasileirão – Série A começou há cerca de um mês, em final de março, mas neste tempo já foram despedidos quatro técnicos dos times – um deles logo nos primeiros dias da maior competição nacional.

O início de temporada

Nas primeiras rodadas do Brasileirão deste ano, há times que começam a se destacar no topo – sobretudo o Palmeiras, acompanhado do Flamengo, com o Red Bull Bragantino e o Fluminense na perseguição. Ainda há menos de dez jogos, mas já começam a existir indicações sobre o que poderá ser a tendência de desempenho de cada clube e jogadores em destaque – algo útil quando quiser apostar nos jogos do campeonato, sabendo das melhores apps de apostas 2025. Do mesmo modo, na parte inferior da tabela há times que começam a ficar em risco – em particular o Sport, que depois de cinco jogos ainda não tinha qualquer triunfo.

Mudanças de técnicos – um hábito histórico

Não é raro que os times dispensem ou se separem de técnicos ao longo da temporada, inclusive nas primeiras semanas. A pressão para apresentar bons resultados é grande, assim como a pressa em obtê-los.

Na temporada de 2024, existiram 21 mudanças – incluindo na parte final do campeonato, em times que terminaram desde os primeiros quatro lugares até ao último colocado. O Atlético Goianiense e o Vasco da Gama lideraram este aspecto, com três alterações de treinador.

E em 2025?

Nesta temporada, já se verificam quatro mudanças de técnicos. A primeira foi logo no final de semana da primeira rodada – é claro que, antes da Série A, se realiza toda a época dos campeonatos Estaduais, pelo que não são demissões depois de um só jogo.

O primeiro demitido foi Mano Menezes. O antigo técnico da seleção nacional estava no Fluminense, mas a derrota inicial diante do Fortaleza foi suficiente para que o Tricolor decidisse encontrar um novo treinador – apesar de ter sido finalista vencido no Carioca. No seu lugar entrou Renato Gaúcho.

Mas Mano Menezes não esteve muito tempo para encontrar um trabalho: menos de quatro semanas após, foi contratado pelo Grêmio, que tinha despedido o boliviano Gustavo Quinteros ao fim de quatro rodadas. Nessa altura, o time de Porto Alegre seguia em 17.º – zona de rebaixamento – com apenas uma vitória em quatro partidas.

Pelo meio, em 14 de abril, o Santos rescindiu com Pedro Caixinha. O «Peixe» até chegou nas semifinais do Paulistão depois da passagem do ano passado pela Série B. No entanto, o mau início de campanha na Série A foi motivo para se separar de Pedro Caixinha… que já em 2024 tinha sido demitido do Red Bull Bragantino. O Santos estava então em 18.º com apenas um empate e duas derrotas – preocupante para um clube que quer voltar a se estabelecer no principal campeonato brasileiro.

Também em São Paulo, o Corinthians decidiu demitir o argentino Ramón Días ao fim da quarta rodada do Brasileirão. O clube estava na 13.ª colocação e até foi campeão Estadual de São Paulo, mas o atraso para os primeiros colocados da Série A estava a se revelar preocupante e os responsáveis decidiram procurar um novo rumo no que respeita ao treinador.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto defende boicote a empresa que gera cerca de 10 mil empregos em CG

O deputado estadual Sargento Neto (PL) defendeu nesta terça-feira (23), um boicote às sandálias Havaianas…

23 de dezembro de 2025

Vereador de CG incentiva boicote às Havaianas e provoca debate; cidade abriga fábrica da marca

O vereador de Campina Grande, Alexandre do Sindicato (União Brasil) publicou um vídeo que incentiva…

23 de dezembro de 2025

Chió critica boicote às Havaianas e alerta para risco a empregos em Campina Grande

O deputado estadual Chió (Rede) criticou a campanha de boicote à marca Havaianas promovida por…

23 de dezembro de 2025

Couto se posiciona contra federação PT–PCdoB–PV, defende fim da composição e gera reação interna

O deputado federal Luiz Couto (PT) declarou, em entrevista ao programa Frente a Frente da…

23 de dezembro de 2025

Veneziano critica polêmica sobre Havaianas: “Estamos vivendo um empobrecimento perigoso do debate”

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) criticou, nesta terça-feira (23), o que classificou como…

23 de dezembro de 2025

Hugo Motta afirma realinhamento com Governo Lula durante posse do novo Ministro do Turismo

O deputado federal paraibano e presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou na…

23 de dezembro de 2025