Categorias: Esportes

Última rodada do Paraibano define quatro clubes classificados para semifinais e sacramenta rebaixamento de dois

PUBLICIDADE

A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com todos os jogos marcados para o mesmo horário, às 18h.  Os jogos da 9ª rodada da competição, definirão os quatro clubes classificados para as semifinais, e que seguirão na briga pelo título, e também, sacramentará, os rebaixados para 2027. Será briga na parte de cima e debaixo da tabela.

Pelo menos, seis equipes estão na briga para terminar essa fase no G4, sendo elas, o Campinense que lidera a competição com 15 pontos, o Botafogo (PB), que é o vice-líder, com a mesma pontuação, mas perde no critério de desempate; Treze, o Serra Branca, Sousa e Nacional de Patos. Na briga para fugir do rebaixamento, estão o Pombal, Confiança de Sapé e Esporte de Patos.

Líder do Campeonato Paraibano com 15 pontos, o Campinense está a um ponto para chegar às semifinais da competição depois de três temporadas em que não passou da primeira fase e ficou sem calendário para o ano seguinte.

A última vez que o Campinense passou da primeira fase e disputou as semifinais do Campeonato Paraibano foi em 2022, quando conquistou de forma invicta, o 22º título de sua história.

Na 9ª e última rodada a Raposa enfrenta o Esporte de Patos, no José Cavalcanti, em Patos. Para não correr qualquer risco de ficar fora do G4, o Rubro-negro precisa pelo menos arrancar um empate. Caso vença o duelo contra os sertanejos, o Campinense garante o primeiro lugar na competição e a vantagem de decidir em casa, a partida das semifinais que valerá vaga para a final.

Foto: Estefinho Francelino / Campinense

Para a partida contra o Esporte, o técnico Evaristo Pizza deve mandar a campo, a mesma equipe que empatou com o Dinossauro. A Raposa deve entrar em campo com Wallace, Augusto Potiguar, Franklin, Gabriel Yanno e Jackson; Lídio🟨, Emerson e Éverton Helen; Vitinho, Joãozinho e Miguel Vinícius.

Em oito partidas, a Raposa venceu quatro, incluindo os dois clássicos contra o Botafogo e o Treze, perdeu uma para o Nacional de Patos e empatou três nos confrontos com o Pombal, Confiança e Sousa, um aproveitamento de 62%.

Vale a permanência na elite do futebol paraibano. Já o Esporte entra em campo pressionando e correndo risco de rebaixamento. O Patinho vai para o jogo com o interino Paulinelly, que assumiu o time após a saída de Higor César. Ele vem tendo um intervalo de nove dias desde a última partida, para ajustar o grupo para o confronto decisivo.

Por isso, o jogo promete ser disputado e com emoções do começo ao fim.

Treze só depende de si para se classificar

O Treze vai jogar a vida contra o Nacional de Patos. Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze só depende de si para conquistar a classificação. O Galo enfrenta o Nacional de Patos no Estádio O Amigão, em Campina Grande precisando da vitória. Se vencer, estará classificado para as semifinais do Estadual. Um empate ou derrota, pode complicar de vez a vida do alvinegro.

Em oito partidas, o Treze venceu quatro partidas, perdeu quatro, incluindo o Clássico dos Maiorias contra o Campinense, um aproveitamento de 50%.

A partida contra o Nacional será um confronto direto e difícil, mas o técnico Roberto Fernandes disse saber lidar com a pressão. Mesmo com altos e baixos no Campeonato Paraibano, o técnico do Treze, Roberto Fernandes acredita na reação do seu time nesta reta final da competição.

O Galo deve entrar em campo com a mesma formação que no meio de semana perdeu de 2 x 0 para o Botafogo.  O técnico Roberto Fernandes deve escalar Rodolfo, Ryan, Lucas Rocha, Yan e Luan; Kevin, Marquinhos e Thiago Alagoano🟨 (Silvano), Pedro Igor, Gustavo Brinquedo e Giva.

Foto: Ascom/Treze

Se o Treze entra em campo em busca da vaga no G4, o Nacional de Patos não será diferente. Atualmente na 6ª posição, com 11 pontos, o Nacional de Patos terá apenas um jogo para seguir sonhando com a vaga no G-4. Matematicamente, tem chances de terminar a fase classificatória no G4 e na briga pelo título. Para isso, precisa vencer o Treze e torcer por um tropeço do Sousa.

Sousa não depende apenas de si

Atual bicampeão paraibano, o Sousa não depende apenas de seus esforços para obter a classificação e seguir na disputa pelo tricampeonato. Com 12 pontos, o Dinossauro precisa vencer o Pombal  em duelo a ser disputado no Marizão, e ainda torcer por um tropeço do Treze contra o Nacional de Patos.

Botafogo enfrenta Serra Branca em situação confortável na tabela

Uma das situações mais confortável da rodada é a do Botafogo. Com 15 pontos, o Belo só precisa vencer o Serra Branca no Almeidão para selar a classificação. Dependendo do resultado no duelo entre Campinense e Esporte de Patos, o Botafogo pode ainda chegar em primeiro lugar, o que daria vantagem na próxima fase de decidir a vaga para a final em casa.

O técnico Lisca deve mandar a campo, a mesma equipe que no meio de semana venceu o Clássico Tradição por 2 x 0, com Michael Fracaro, Erick, Yan Souto, Márcio Silva e PK; Jhonata Varela, Igor Maduro, Giovanni, Nenê, Kayon, e Henrique Dourado.

 Foto: João Neto / Botafogo-PB

No Serra, o clima é de apreensão. Após a eliminação da Copa do Brasil no meio de semana para o Porto (BA), o Serra precisa segurar o Belo para terminar a fase no G4. No momento, o Carcará ocupa a 3ª colocação na tabela com 13 pontos.

Em outro jogo da última rodada, o Atlético de Cajazeiras enfrenta o lanterna Confiança no Perpetão. Matematicamente, o Trovão ainda tem chances de classificação, mas remotas. Já o Confiança, entra em campo praticamente rebaixado. Quem está fugindo para não fazer companhia ao Confiança na zona da degola, é o Pombal. O time sertanejo é vice-lanterna, e terá que vencer o Sousa e torcer por um tropeço do Esporte, para evitar o rebaixamento.

A rodada promete e ao término, serão conhecidos os quatro clubes que seguirão na briga pelo título da principal competição esportiva da Paraíba, bem como, os dois que em 2027 disputarão a segunda divisão. É só aguardar a bola rolar.

Severino Lopes

PB Agora

Últimas notícias

Mesmo com derrota para Botafogo, Treze só depende de suas forças para avançar para as semifinais do Paraibano

Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…

22 de fevereiro de 2026

Segunda noite de desfile de ala ursas encerra Carnaval Tradição neste domingo

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…

22 de fevereiro de 2026

Mulher é baleada no rosto durante tiroteio no bairro José Américo, em João Pessoa

A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…

22 de fevereiro de 2026

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Suspeito de atirar em mulher no José Américo é preso com várias armas após perseguição policial

O homem suspeito de balear uma mulher no bairro do José Américo, em João Pessoa,…

22 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

22 de fevereiro de 2026