A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com todos os jogos marcados para o mesmo horário, às 18h. Os jogos da 9ª rodada da competição, definirão os quatro clubes classificados para as semifinais, e que seguirão na briga pelo título, e também, sacramentará, os rebaixados para 2027. Será briga na parte de cima e debaixo da tabela.
Pelo menos, seis equipes estão na briga para terminar essa fase no G4, sendo elas, o Campinense que lidera a competição com 15 pontos, o Botafogo (PB), que é o vice-líder, com a mesma pontuação, mas perde no critério de desempate; Treze, o Serra Branca, Sousa e Nacional de Patos. Na briga para fugir do rebaixamento, estão o Pombal, Confiança de Sapé e Esporte de Patos.
Líder do Campeonato Paraibano com 15 pontos, o Campinense está a um ponto para chegar às semifinais da competição depois de três temporadas em que não passou da primeira fase e ficou sem calendário para o ano seguinte.
A última vez que o Campinense passou da primeira fase e disputou as semifinais do Campeonato Paraibano foi em 2022, quando conquistou de forma invicta, o 22º título de sua história.
Na 9ª e última rodada a Raposa enfrenta o Esporte de Patos, no José Cavalcanti, em Patos. Para não correr qualquer risco de ficar fora do G4, o Rubro-negro precisa pelo menos arrancar um empate. Caso vença o duelo contra os sertanejos, o Campinense garante o primeiro lugar na competição e a vantagem de decidir em casa, a partida das semifinais que valerá vaga para a final.

Para a partida contra o Esporte, o técnico Evaristo Pizza deve mandar a campo, a mesma equipe que empatou com o Dinossauro. A Raposa deve entrar em campo com Wallace, Augusto Potiguar, Franklin, Gabriel Yanno e Jackson; Lídio🟨, Emerson e Éverton Helen; Vitinho, Joãozinho e Miguel Vinícius.
Em oito partidas, a Raposa venceu quatro, incluindo os dois clássicos contra o Botafogo e o Treze, perdeu uma para o Nacional de Patos e empatou três nos confrontos com o Pombal, Confiança e Sousa, um aproveitamento de 62%.
Vale a permanência na elite do futebol paraibano. Já o Esporte entra em campo pressionando e correndo risco de rebaixamento. O Patinho vai para o jogo com o interino Paulinelly, que assumiu o time após a saída de Higor César. Ele vem tendo um intervalo de nove dias desde a última partida, para ajustar o grupo para o confronto decisivo.
Por isso, o jogo promete ser disputado e com emoções do começo ao fim.
Treze só depende de si para se classificar
O Treze vai jogar a vida contra o Nacional de Patos. Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze só depende de si para conquistar a classificação. O Galo enfrenta o Nacional de Patos no Estádio O Amigão, em Campina Grande precisando da vitória. Se vencer, estará classificado para as semifinais do Estadual. Um empate ou derrota, pode complicar de vez a vida do alvinegro.
Em oito partidas, o Treze venceu quatro partidas, perdeu quatro, incluindo o Clássico dos Maiorias contra o Campinense, um aproveitamento de 50%.
A partida contra o Nacional será um confronto direto e difícil, mas o técnico Roberto Fernandes disse saber lidar com a pressão. Mesmo com altos e baixos no Campeonato Paraibano, o técnico do Treze, Roberto Fernandes acredita na reação do seu time nesta reta final da competição.
O Galo deve entrar em campo com a mesma formação que no meio de semana perdeu de 2 x 0 para o Botafogo. O técnico Roberto Fernandes deve escalar Rodolfo, Ryan, Lucas Rocha, Yan e Luan; Kevin, Marquinhos e Thiago Alagoano🟨 (Silvano), Pedro Igor, Gustavo Brinquedo e Giva.

Se o Treze entra em campo em busca da vaga no G4, o Nacional de Patos não será diferente. Atualmente na 6ª posição, com 11 pontos, o Nacional de Patos terá apenas um jogo para seguir sonhando com a vaga no G-4. Matematicamente, tem chances de terminar a fase classificatória no G4 e na briga pelo título. Para isso, precisa vencer o Treze e torcer por um tropeço do Sousa.
Sousa não depende apenas de si
Atual bicampeão paraibano, o Sousa não depende apenas de seus esforços para obter a classificação e seguir na disputa pelo tricampeonato. Com 12 pontos, o Dinossauro precisa vencer o Pombal em duelo a ser disputado no Marizão, e ainda torcer por um tropeço do Treze contra o Nacional de Patos.
Botafogo enfrenta Serra Branca em situação confortável na tabela
Uma das situações mais confortável da rodada é a do Botafogo. Com 15 pontos, o Belo só precisa vencer o Serra Branca no Almeidão para selar a classificação. Dependendo do resultado no duelo entre Campinense e Esporte de Patos, o Botafogo pode ainda chegar em primeiro lugar, o que daria vantagem na próxima fase de decidir a vaga para a final em casa.
O técnico Lisca deve mandar a campo, a mesma equipe que no meio de semana venceu o Clássico Tradição por 2 x 0, com Michael Fracaro, Erick, Yan Souto, Márcio Silva e PK; Jhonata Varela, Igor Maduro, Giovanni, Nenê, Kayon, e Henrique Dourado.

No Serra, o clima é de apreensão. Após a eliminação da Copa do Brasil no meio de semana para o Porto (BA), o Serra precisa segurar o Belo para terminar a fase no G4. No momento, o Carcará ocupa a 3ª colocação na tabela com 13 pontos.
Em outro jogo da última rodada, o Atlético de Cajazeiras enfrenta o lanterna Confiança no Perpetão. Matematicamente, o Trovão ainda tem chances de classificação, mas remotas. Já o Confiança, entra em campo praticamente rebaixado. Quem está fugindo para não fazer companhia ao Confiança na zona da degola, é o Pombal. O time sertanejo é vice-lanterna, e terá que vencer o Sousa e torcer por um tropeço do Esporte, para evitar o rebaixamento.
A rodada promete e ao término, serão conhecidos os quatro clubes que seguirão na briga pelo título da principal competição esportiva da Paraíba, bem como, os dois que em 2027 disputarão a segunda divisão. É só aguardar a bola rolar.
Severino Lopes
PB Agora








