Após disputar dois anos a Série C do Campeonato Brasileiro, o Treze está rebaixado para a Série D da competição nacional no próximo ano. Mesmo tendo vencido o Salgueiros por 3 x 0 no Presidente Vargas, o triunfo não foi suficiente para salvar o Galo da degola. Isso porque, o Águia de Marabá venceu o Botafogo (PB), e se manteve a frente do alvinegro na luta contra o rebaixamento. Já o Salgueiro, apesar da derrota, está classificado para o mata-mata, beneficiado com a derrota do ASA para o Fortaleza. O Carcará agora enfrenta o Mogi MIrim na luta pelo acesso.
Jogadores, comissão técnica e torcida, lamentaram a forma dramática e melancólica como o Galo terminou a Terceirona.
Os gols do Galo foram marcados por Ricardo Braz, zagueiro do Salgueiro, fez contra aos 11 minutos; o artilheiro Rafael Oliveira deixou o dele aos 42 minutos; e um minuto depois, Téssio fez o terceiro.
A torcida trezeana ainda comemorou o empate do Botafogo-PB em Marabá, mas logo depois o time paraense fez o segundo gol e acabou com a esperança do Galo. A realidade agora é outra: a Série D em 2015. O Treze terminou a sua participação da Série C deste ano com 19 pontos. A campanha foi bem inferior as disputadas em 2012 e 2013 quando o alvinegro por pouco não conseguiu o acesso para a Série B. Este ano, o Galo venceu apenas 4 partidas, empatou 7 e perdeu 7 jogos. Marcou 19 gols e sofreu 25 tentos.
Além da Série C, o alvinegro que teve um calendário cheio durante o ano, disputou a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Paraibano.
Severino Lopes
PBAgora