Pelo menos três clubes estão de olho no decorrer da denúncia feita pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB), que quer o rebaixamento do Treze e a consequente perda do título, alegando que o Galo entrou com uma ação na Justiça Comum antes de esgotadas as instâncias desportivas, o que é vedado pelo ordenamento jurídico desportivo no país e até no estatuto da Fifa. Botafogo-PB, Sousa e Queimadense podem se beneficiar com uma eventual condenação do Alvinegro de Campina Grande, que por ora segue silencioso sobre o tema.
Belo, Dinossauro e Carcará acompanham com atenção o desenrolar do caso, que agora está nas mãos do relator, o auditor Anônio de Arruda, que dará o parecer sobre a denúncia assinada pelo procurador Alisson Carlos Vitalino. Em cerca de 10 dias, o julgamento deve acontecer. Até agora, esses três clubes preferem ficar mais como observadores do que entrar como partes interessadas concretamente.
A ação iniciou com uma Notícia de Infração interposta pelo São Paulo Crystal, outro clube diretamente interessado na mudança dos resultados do estadual deste ano. O Botafogo-PB, apesar de ter escolhido adotar uma postura cautelosa em termos jurídicos, tem certeza que o Treze cometeu uma irregularidade e espera que o TJDF-PB possa punir o rival.
O Sousa também acompanha o caso atentamente, mas vai na linha do Botafogo-PB. Para o Dinossauro, a Notícia de Infração do São Paulo Crystal e a denúncia da Procuradoria estão bem subsidiadas.
— A denúncia está rica em informações e não há detalhes para serem acrescentados. O Sousa vai aguardar os trâmites — analisou Fortunato Júnior, advogado do Sousa.
Quem quer entrar no TJDF-PB para ser parte interessada oficial no processo é a Queimadense. O presidente do Carcará, Humberto Lopes, revelou a estratégia do clube.
— Estamos nos movimentando e vamos entrar juridicamente, com certeza, tentar juridicamente se manter na elite do futebol Paraibano. Fácil não vai ser, mas temos casos em que já aconteceu exclusão, como o do Botafogo e o do Icasa, nas séries B e C. O nosso departamento jurídico já está providenciando para entrar como terceiro interessado — comentou.
O que quer cada clube?
O São Paulo Crystal entrou com uma Notícia de Infração no TJDF-PB, alegando que o Treze entrou com uma ação na Justiça Comum antes de esgotadas as instâncias desportivas. O Galo, de fato, entrou com uma ação, a fim de garantir a sua torcida no jogo de volta da final do Campeonato Paraibano, em Sousa, numa comarca em Campina Grande, além de uma ação que tinha o mesmo objetivo que foi ingressada no TJDF-PB. Em ambas, o Treze não teve êxito.
O São Paulo Crystal quer a exclusão do clube do Campeonato Paraibano, o que poderia tirar do Treze o título de campeão estadual e lhe colocar como rebaixado do torneio. Se isso, porventura, acontecer, o Tricolor do Engenho assume a vaga do Treze na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem e também na pré-Copa do Nordeste. O Sousa seria o campeão paraibano e herdaria uma vaga direta na Copa do Nordeste de 2024. O Botafogo-PB seria o vice e passaria a ser um dos representantes da Paraíba na Copa do Brasil do ano que vem. E a Queimadense escaparia do rebaixamento, que ficaria com o Treze.
GE
A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…
A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…
Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…
Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…
Um homem de aproximadamente 50 anos foi salvo de um incêndio em sua residência na…