Mesmo sem saber quando vai jogar o Pré-Nordestão, o Treze se desfez de quase todos os jogadores do seu elenco e entra agora em compasso de espera, aguardando uma definição sobre eventuais datas para os jogos. O clube solicitou à CBF para que a fase preliminar da competição regional só aconteça em janeiro, mas a entidade nacional ainda não se pronunciou, e ao menos oficialmente mantém para julho os tais duelos. Ainda assim, o clube está sem elenco, pelo simples fato de não ter condições de manter os jogadores por tempo indeterminado sem jogos a disputar num curto prazo.
De acordo com Gil Baiano, o gerente de futebol do Galo, a equipe profissional do Treze se resume hoje a apenas quatro atletas. E assim mesmo apenas dois deles teriam condições de jogo: o zagueiro Júlio Figueira e o atacante Júlio Barbosa. O Galo ainda renovou com mais dois atletas para a temporada de 2018, o lateral-esquerdo Caíque e o atacante Edinho Canutama, mas ambos foram emprestados e só retornam para próxcimo ano.
A princípio, foi divulgado que as partidas da seletiva aconteceriam nos dias 24 e 31 de maio, mas de acordo com o Estatuto do Torcedor, os jogos só poderiam acontecer 60 dias após a divulgação do regulamento da competição. No dia 15, a CBF divulgou o regulamento da Copa do Nordeste 2018 e colocou os confrontos da seletiva para o mês de julho, o que preocupou a diretoria galista, que não teve como manter o plantel até lá.
Há uma semana o diretor de futebol do Treze, Fábio Azevedo e o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, se reuniram com o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, com o intuito de protocolar o pedido do Galo para que as partidas da fase preliminar do Nordestão não acontecessem no meio do ano, conforme anunciado pela entidade nacional, mas apenas em janeiro, quando as equipes participantes estariam se preparando para os campeonatos estaduais, com seus elencos já montados.
O pedido estaria bem encaminhado, segundo os paraibanos, mas ainda não tem nada definido por parte da CBF.
– Se for em julho, vamos montar um time com atletas de Série D que não avançarem da primeira fase. Ou que estejam jogando a segunda divisão nos estados. Teremos que acatar o que vier de lá, mas seria mais tranquilo jogar em janeiro. Jogar com um time montado, com mais condições de avançar – finalizou Gil Baiano.
Redação com globoesportes.com








