Categorias: Esportes

Times do Maranhão e Piauí podem estar na Copa do Nordeste de 2014

PUBLICIDADE

Mal acabou a partida que garantiu o título da Copa do Nordeste 2013 ao Campinense, e Marcos Ferreira, vice-presidente da CBF – Região Nordeste -, já falou sobre a edição do ano que vem. E ele foi enfático ao garantir a possibilidade do Maranhão e Piauí serem incluídos na competição. O dirigente estava com a comitiva da entidade que prestigiou a decisão do campeonato que terminou na vitória do time paraibano por 2 a 0 sobre o ASA de Arapiraca, no Estádio Amigão, em Campina Grande.

– Maranhão e Piauí estão pleiteando entrar, mas essa é uma decisão que tem que vir das federações, dos clubes e da Liga do Nordeste. Mas a CBF pretende acatar se for consenso e economicamente viável para os clubes – garantiu.

Os dois estados, por serem mais afastados geograficamente dos demais, participavam da extinta Copa Norte – que assim como a Copa do Nordeste também deve ser resgatada. No entanto, os presidentes destas federações já manifestaram a vontade de não competir a fim de reforçar o pedido de serem incluídos na competição da região à qual eles realmente pertencem.

Em entrevista dada para o Globoesporte.com/PI, em fevereiro, o presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira, revelou que teve contato com alguns dirigentes do Nordeste e que eles sinalizaram positivamente para a inserção de dois times de cada estado na competição.
 

 

Vaga na Sul-Americana

A tão sonhada vaga na Copa Sul-Americana, segundo Marcos Ferreira, de fato só vai ficar mesmo para o campeão da Copa do Nordeste do ano que vem. Aliás, ele vai mais além e revela que o Campinense, mesmo conquistando o título deste ano, sequer terá o direito automático de defender a taça de 2014. Segundo ele, são decisões adotadas antes do início da competição e previstas em regulamento.

– Foi acordado com a Conmebol que a vaga na Copa Sul-Americana só seria dada ao campeão de 2014. É uma pena, mas foi um pleito feito somente a partir deste ano – explicou.

Sobre a possibilidade do Campínense já ter, por ter sido campeão, a classificação garantida para 2014, o diretor de competições da entidade máxima do futebol brasileiro, Virgílio Elísio, explica a “matemática” feita para definir os clubes participantes da Copa. Segundo ele, não dá para criar mais uma vaga, já que o regulamento do campeonato prevê uma primeira fase com 16 times, que se dividem em quatro grupos de quatro.

Neste ano, Bahia e Pernambuco tiveram direito cada um a três vagas, e Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Paraíba, ficaram com duas vagas, cada.
 

 

G1

Últimas notícias

Cida Ramos defende homenagem de escola de samba a Lula e acusa oposição de campanha antecipada com panfletagem

A presidente estadual do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, saiu em defesa…

19 de fevereiro de 2026

Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da PB minimiza apelo de trabalhadores por fim da escala 6×1

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), José Lopes, criticou, nesta quinta-feira…

19 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra revela circulação de lista com assinaturas de deputados para indicar Deusdete Queiroga ao TCE-PB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou nesta quinta-feira (19), que os bastidores da Assembleia…

19 de fevereiro de 2026

Você sabia que a PB é o maior produtor de abacaxi do Brasil; veja das cidades paraibanas líderes na produção

O abacaxi é cultivado em todas as Unidades da Federação, com exceção do Piauí. Segundo…

19 de fevereiro de 2026

PIB da Paraíba terá 2º maior crescimento do Nordeste em 2026, aponta projeção do BB

Com projeção de alta mais uma vez bem acima da média regional e do País,…

19 de fevereiro de 2026

Eventos noturnos no clube Cabo Branco devem respeitar limite determinado pelo MPPB, após denúncia de poluição sonora

Até 30 de agosto deste ano, os eventos noturnos no Esporte Clube Cabo Branco, no…

19 de fevereiro de 2026