Categorias: Esportes

Superliga: Rio salva um match point e leva o hexa

PUBLICIDADE

Em um Maracanãzinho quase lotado, não havia espaço para erros. Vencedor das quatro finais da fase classificatória, o Rio de Janeiro não podia titubear neste sábado, em casa. Mas balançou. Depois de vencer o primeiro set, viu o Osasco virar e ter o ponto do campeonato nas mãos, na quarta parcial. O time de Bernardinho, porém, recuperou o equilíbrio e provou ser melhor nos momentos decisivos. Monique saiu do banco, brilhou em quadra e marcou o último ponto da partida. O Rio fechou em 3 sets a 2 (25/22, 21/25, 16/25, 27/25 e 15/12) e ergueu o troféu da Superliga feminina de vôlei pela sexta vez.

– Não fui a melhor do jogo. O time todo foi bem. O Bernardinho me deu uma oportunidade, e eu aproveitei – disse Monique, eleita a melhor da partida.

 

Nas semifinais, os dois times balançaram. Só garantiram vaga para a decisão na terceira partida da série melhor-de-três. O Rio passou pelo Brusque, e o Osasco pelo São Caetano. Neste sábado, somente a vitória interessava.

 

– Em momento algum da partida nós paramos de acreditar – disse Bernardinho.

 

Recuperada de uma lesão no joelho esquerdo, Paula Pequeno começou como titular. O primeiro ponto do jogo, no entanto, foi marcado por suas rivais. O Rio abriu dois, mas deixou o Osasco passar à frente em 5 a 4, quando Sassá venceu o bloqueio. Lá e cá, o jogo seguiu equilibrado. A diferença não passava de um ponto. Mas o Osasco, que no começo da temporada chegou a contratar uma psicóloga, se desconcentrou na hora que mais precisava de atenção. As meninas de Bernardinho fizeram 24 a 22, e coube a Érika e Carol Gattaz fechar o set com um bloqueio duplo.

 

A vibração de Natália – maior pontuadora do jogo, com 31 – após um longo rali marcava o segundo ponto e a reação do Osasco no segundo set. O time ganhou uma injeção de ânimo e abriu cinco pontos (10 a 5). Um bloqueio de Carol Gattaz fez com que o Rio encostasse em 12 a 10. Foi só. Adenízia bloqueou Regiane, fez 21 a 14 e vibrou como se tivesse conquistado um título. Para a vitória, no set, ainda era necessário ter calma, algo que Paula Pequeno quase perdeu em 23 a 18, quando reclamou com o árbitro. Ele deu fora um ataque de Natália. O Osasco desperdiçou um set point num erro de saque de Sassá, mas Thaísa, ex-Rio, fechou.

O Osasco voltou a dominar na terceira parcial, mas o Rio acordou. Quando o time de Bernardinho marcou o 13º ponto (dois a menos do que o rival), Luizomar de Moura pediu tempo. Virna saiu do banco de reservas e foi até a torcida. Pedia apoio para que o time continuasse a reagir. Carol Albuquerque fez 22 a 15 em três aces seguidos. Virna novamente apareceria. Entrou em quadra e pediu: ‘saca em mim’. Recepcionou errado. Fabi tentou com pé, mas não conseguiu. Uma bola para fora de Érika deu ao Osasco o set point. Regiane salvou (24 a 17), e Fabiana também (24 a 18), com um bloqueio. Mas a bola, no rali seguinte, foi para a mão de Thaísa, e ela novamente fechou.

 

No quarto set, Bernardinho reclamava do saque de sua equipe “Todos estão na mão”. Do outro lado da quadra, o Osasco voltava a se desconcentrar. Pecava pela ansiedade de fechar a partida. O Rio não perdoou: abriu 15 a 11. Monique entrou em quadra e carimbou para marcar o 16º. Era a primeira aparição da atleta que viria a ser o nome do jogo.

Paula & cia não desistiram. A atacante acertou a mão e marcou dois pontos seguidos. Com Natália, o time empatou em 20 a 20. Monique cedeu o ponto da virada ao atacar para fora. Regiane deu o troco, e Fabiana, bloqueando Adenízia, fez 22 a 21. Adenízia se recuperou e empatou, mas o Osasco jogou fora um saque. Carol Albuquerque, numa bola de segunda, deixou tudo igual (23 a 23). O match point veio das mãos de Natália, mas Thaísa desperdiçou o ponto do título: bloqueou para fora. Fabiana fez o 25º ponto e deu ainda o segundo set point para o Rio (26 a 25). Érika levou o jogo para o quinto set.

Carol Gattaz perdeu uma troca de bola no início do set e irritou Bernardinho. Eles bateram boca, e o treinador pediu tempo. O placar marcava 2 a 0 para o Osasco. Depois da bronca, o time carioca melhorou. Era ponto lá, ponto cá. Em 11 a 11, Bruninho, levantador do Florianópolis, filho de Bernardinho e namorado de Betina, do Rio, saía da arquibancada. Nervoso, não conseguia mais assistir à partida. Não deve ter visto quando Monique encheu a mão e levou o Rio ao match point (14 a 11). Paula salvou. Monique mais uma vez brilhou. E deu o título ao Rio, o sexto na história.

 

 

 

Neste domingo, às 9h30m, Bruninho voltará ao Maracanãzinho. Florianópolis e Minas disputarão o título da Superliga masculina. A partida terá transmissão ao vivo na TV Globo.

globo.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024