Vitória suada na estreia e vítima de goleada na segunda rodada. Apesar de cabeça de chave do grupo E, a Suíça não tem tido vida fácil na Copa de 2004. Tentando justificar as boas credenciais com que chegou ao Mundial, a seleção europeia enfrenta Honduras, lanterna do grupo e com chances remotas de classificação, a partir das 17h (de Brasília) desta quarta-feira, em Manaus, na Arena da Amazônia.
Podendo se classificar até mesmo com uma derrota, Ottmar Hitzfeld, técnico da Suíça, não cogita outro resultado além da vitória. “Nós vamos vencer Honduras. Eu estou confiante que vamos passar para a segunda fase", afirmou o comandante. Mesmo vencendo, os suíços poderiam ficar fora da segunda fase, caso o Equador, que soma os mesmos três pontos da Suíça, mas tem saldo melhor, derrote a França no outro duelo do grupo.
Com duas derrotas em dois jogos e dependendo de uma combinação de resultados para chegarem às oitavas, os hondurenhos se recusam a jogar a toalha. “No jogo em Manaus vamos buscar o melhor resultado. Vamos encontrar as melhores formas de chegarmos à vitória. Enquanto existir a possibilidade, não vamos baixar a guarda. Faremos tudo até o final”, afirmou o técnico Luis Fernando Suárez após o revés diante do Equador.
Escalações
A goleada para a França pode ocasionar algumas alterações na equipe titular da Suíça. Ottmar Hitzfeld, no entanto, comandou apenas treinamentos fechados na semana e não deu pistas sobre o que pretende mudar. A única certeza é a ausência do zagueiro Steve von Bergen, que sofreu uma fratura no rosto contra a França e já retornou para a Suíça. Senderos, que entrou em seu lugar na ocasião, deverá começar jogando.
Do lado hondurenho, Luis Fernando Suárez poderá contar com Wilson Palacios, que cumpriu suspensão pela expulsão contra a França, e deverá voltar para o time titular no lugar de Boniek Garcia. Diante das circunstâncias, a tendência é que o treinador leve a campo um time bastante ofensivo.
Matemática do Grupo
A França está em primeiro com seis pontos. Equador e a Suíça têm três pontos cada, mas os equatorianos estão na frente devido ao saldo de gols. Os hondurenhos precisam vencer os suíços e torcer para a França derrotar o Equador. Se a soma dos dois resultados eliminar a diferença de quatro gols que Honduras tem de desvantagem para o Equador, os hondurenhos avançam.
Se a França vencer o Equador, a Suíça depende de uma vitória simples ou de um empate para se classificar. Dependendo do número de gols que a França fizer, os suíços podem avançar na fase de grupos mesmo sofrendo a derrota. Caso o Equador vença, a situação da Suíça fica mais complicada, pois depende do saldo de gols para chegar às oitavas.
Retrospecto
O único confronto entre Honduras e Suíça até hoje foi em uma Copa do Mundo: um empate sem gols, na África do Sul, em 2010, também no encerramento da fase de grupos. Na ocasião, nenhuma das seleções avançou para a fase seguinte da competição.
FICHA TÉCNICA – HONDURAS X SUÍÇA
Local: Arena da Amazônia, Manaus (AM)
Data: 25 de junho de 2014, quarta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ambos da Argentina)
HONDURAS: Valladares; Beckeles, Bernardez, Figueroa e Emilio; Garrido, Claros, Palacios e Espinoza; Costly e Bengtson
Técnico: Luis Suarez
SUÍÇA: Benaglio, Lichtsteiner, Djourou, Senderos e Rodríguez; Behrami, Inler, Xhaka, Mehmedi e Shaqiri; Seferovic
Técnico: Ottmar Hitzfeld
IG








