Categorias: Esportes

STJD vai julgar nesta quarta os incidentes de Botafogo-PB x Sport

A Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julga no final da tarde desta quarta-feira as duas ações relacionadas ao jogo Botafogo-PB x Sport, realizado no dia 19 de janeiro e válido pela abertura do Grupo D da Copa do Nordeste. A pauta de julgamento foi divulgada na tarde desta segunda-feira. A primeira das ações, movida pelo Sport, trata da possível escalação irregular de dois jogadores do Botafogo-PB e pede que o clube pessoense perca quatro pontos na tabela da competição. A segunda, movida pelo procurador-geral Paulo Schmitt, trata da confusão envolvendo torcedores e Polícia Militar nas arquibancadas do Estádio Almeidão, que chegou a paralisar o jogo e culminou na interdição da praça esportiva. Neste segundo caso, os dois clubes poderão ser punidos.

 

 

O principal interessado no caso, no entanto, é o Botafogo-PB. Isto porque o clube pode sofrer a pena mais pesada, caso seja confirmado que escalou de forma irregular o meia Pio e o atacante Thiaguinho no duelo contra o Sport. Os dois jogadores entraram em campo, mas só tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário da CBF de segunda-feira, um dia após o jogo.

 

A ação é movida pelo Sport e se baseia no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune o clube que “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”. O Belo pode perder quatro pontos e ser multado em até R$ 100 mil.

 

Paulo Schmitt pede punições a Botafogo e a Sport (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
 
 

A outra ação é mais abrangente e trata dos “distúrbios graves” registrados no jogo. Neste caso, os dois clubes são réus. O Belo foi citado em três artigos do CBJD (191, 211 e 213) e um do Regulamento Geral de Competições da CBF (o 69 B). O clube é acusado de deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de obrigações legais envolvendo a Copa do Nordeste, deixar de manter sua praça esportiva (no caso o Estádio Almeidão) com a infraestrutura necessária para a realização do jogo e deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens no estádio. O clube pode ser multado em R$ 100 mil, perder o mando de campo ou ao menos ser obrigado a jogar no estádio com portões fechados.

 

O Sport, por sua vez, foi citado no artigo 213, inciso 2, do CBJD; e no mesmo artigo 69 B do Regulamento Geral de Competições. Segundo a legislação, “caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto (durante um jogo) seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis”. O Leão, neste caso, está a mercê das mesmas punições previstas ao Botafogo: multa e perda de campo ou obrigatoriedade de jogar com portões fechados.

 

A ação movida por Schmitt vai julgar também o atacante botafoguense Frontini, que foi expulso no jogo; a Federação Paraibana de Futebol, como “corresponsável pelos problemas”; além da delegada do jogo Socorro Leite e do árbitro Wagner Nascimento Guimarães por não relatar os problemas ocorridos no confronto à CBF.

 

STJD interdita Estádio Almeidão após confusão de torcedores (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 
 

Confusão já suspendeu jogo do Nordestão

Os problemas no Estádio Almeidão, no jogo entre Botafogo-PB e Sport, já provocou até o adiamento da partida do Belo contra o Náutico. O duelo inicialmente aconteceria no Almeidão no domingo, mas foi transferido para a segunda-feira, no Estádio Nazarenão, em Goianinha, depois que uma liminar do STJD interditou a praça esportiva pessoense.

 

No final de semana, contudo, o vereador Renato Martins, se dizendo torcedor do Botafogo, entrou com uma ação na justiça comum contra a mudança do local do jogo, alegando que o Estádio Almeidão foi liberado pelas autoridades competentes para receber jogos oficiais de futebol.

 

A juíza plantonista Lilian Cananéa, então, expediu uma outra liminar, desta vez da justiça paraibana, exigindo que o jogo fosse adiado e que a partir de agora todos os compromissos do Botafogo como mandante sejam realizados no Almeidão. A CBF acatou a decisão e ainda não confirmou uma nova data para a partida.

 

Liminar da juíza Lilian Cananéa que suspendeu a partida entre Botafogo-PB e Náutico
(Foto: Rammom Monte / GloboEsporte.com/pb)
 


 
 
Globoesporte.com

Últimas notícias

Lucas diz que definição de vice em Cabedelo será discutida este mês e não descarta Camila Holanda

Em Cabedelo, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), afirmou que a escolha do nome…

2 de fevereiro de 2026

Professores contratados na Paraíba terão salário elevado ao piso nacional, anuncia João Azevêdo

Além do reajuste linear de 10% concedido aos servidores estaduais, o governador João Azevêdo anunciou…

2 de fevereiro de 2026

João anuncia reajuste linear de 10% para servidores e confirma retroativo de janeiro em fevereiro

O governador João Azevêdo anunciou, na tarde desta segunda-feira (02), um reajuste linear de 10%…

2 de fevereiro de 2026

Ruy Carneiro esclarece reunião com Domiciano Cabral e diz que tratou apenas de filiação ao Podemos

O deputado federal Ruy Carneiro usou as redes sociais nesta segunda-feira (2), para esclarecer especulações…

2 de fevereiro de 2026

Candidatos têm até esta segunda para confirmar interesse na lista de espera do Sisu

Os candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm…

2 de fevereiro de 2026

Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira

Deputados e senadores vão se reunir em sessão conjunta nesta segunda-feira (2) para inaugurar a…

2 de fevereiro de 2026