Categorias: Esportes

SPFC avança na Sul-Americana

O sonho da volta à Taça Libertadores segue vivo para o São Paulo. O time do Morumbi não foi brilhante, mas guerreiro, nesta quarta-feira, contra o Nacional de Medellín, na Colômbia, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Segurou o 0 a 0 e garantiu vaga na semifinal – havia vencido o jogo de ida, quarta passada, no Morumbi, por 3 a 2. Com o resultado, o São Paulo completa dez jogos de invencibilidade, com oito vitórias e dois empates.

Atual campeão do torneio, o Tricolor aguarda para saber quem será o seu adversário na próxima fase. A princípio, o time enfrenta o vencedor de Libertad, do Paraguai, e Itagüí, da Colômbia, que jogam nesta quinta. Os paraguaios venceram a ida por 2 a 0. No entanto, caso passe pelo Velez Sarsfield, também nesta quinta, na Argentina, a Ponte Preta será a adversária tricolor. Isso porque a Conmebol altera o chaveamento para evitar uma final entre equipes do mesmo país. Em Campinas, a Macaca ficou no 0 a 0 com os argentinos.

O campeão da Sul-Americana tem vaga garantida na Taça Libertadores.

 

Tricolor seguro

O São Paulo viajou para a Colômbia com o regulamento na bagagem. Jogando pelo empate, a equipe tricolor não fez a menor questão de criar jogadas e apertar o Nacional. Pelo contrário. Passou toda a primeira etapa no campo de defesa, esperando o time colombiano. Isso não significa que o Tricolor tenha sido sufocado ou corrido muitos riscos. Foi uma atuação até cerro ponto segura.

O Nacional só chegou perto do gol por culpa dos próprios são-paulinos. Rodrigo Caio e Reinaldo quase marcaram contra quando tentaram cortar cruzamentos. Rodrigo também errou uma saída de bola, jogou na fogueira para Paulo Miranda. Sorte do Tricolor que o time da casa não soube aproveitar. Apesar de ter bola e campo para jogar, os colombianos não conseguiam furar o bloqueio tricolor.

 

Rogério Ceni fez apenas uma defesa difícil, num chute de Cárdenas, jogador mais perigoso do Medellín. Do meio para frente, o Tricolor praticamente não funcionou. Não houve criatividade. Jadson errou passes, Aloísio corria de um lado para o outro de forma descoordenada e Luis Fabiano, isolado, quase não pegou na bola.

Tudo igual, e vaga são-paulina

O apito inicial do segundo tempo fez o Nacional acordar. O empate não servia aos colombianos, o time resolveu partir para cima. Em quatro minutos, três chutes a gol, dois de Medina, que obrigou Rogério Ceni a trabalhar. O goleiro defendeu ambos com dificuldades.

A blitz colombiana durou pouco. Logo, o São Paulo acertou a marcação, e o jogo voltou ao ritmo do primeiro tempo: o Nacional com a bola, girando de um lado para o outro, e o São Paulo atento, marcando bem e impedindo que o adversário entrasse em sua área. O ritmo colombiano era tão lento que parecia que eles é que jogavam pelo empate. Chances de gol só nos chutes de Medina, que voltou a ameaçar aos 34.

Ao São Paulo, faltou alguém com bom passe no meio de campo. O técnico Muricy Ramalho trocou Jadson por Wellington, reforçando a marcação à frente da zaga, e Luis Fabiano, em noite apagada, por Ademílson. Sem nenhum meia para armar jogadas, o Tricolor isolou seus atacantes. Com o Nacional adiantado em busca do gol, havia espaços à disposição para Aloísio e Ademilson. Mas a bola não chegou. Ao fim, o gol não foi necessário, e o São Paulo é semifinalista.

GE

Últimas notícias

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026