A Paraíba o tempo todo  |

Seletiva para o ‘Espectros’ tem o dobro de inscritos em 2014

 O sonho de tornar-se jogador de futebol americano da equipe mais vitoriosa do Nordeste começa neste domingo (26) para 166 aspirantes a atleta do João Pessoa Espectros. Eles participam da primeira fase da seletiva que vai escolher jogadores para compor o esquadrão da equipe da capital paraibana durante a temporada de 2014. O evento acontece no Sest/Senat, em João Pessoa, a partir das 14h.

 

Antes mesmo de começar, a seletiva já demonstra que o crescimento do esporte na Paraíba. Em 2013, 60 atletas buscaram um espaço na equipe, enquanto neste ano foram 166 os inscritos, um aumento de 167%. Todos receberão camiseta para a seletiva. "Esse grande número de inscritos mostra a dimensão que o futebol americano está ganhando no estado. Com uma base maior para prospectar talentos poderemos desenvolver e manter um elenco vitorioso por muito mais tempo", diz o presidente do João Pessoa Espectros, Guto Sousa.

 

Nesta primeira seletiva, os atletas participarão de testes de explosão e velocidade, exercícios de agilidade, de mobilidade e de impulsão horizontal e vertical.

Outras quatro etapas ocorrerão, uma a cada fim de semana. Na sequência, os candidatos participarão de um simpósio onde serão explicadas as características de cada posição e da dinãmica do jogo em si, como regras básicas, diferença entre os times de ataque, defesa e especial, onde haverá ainda dinâmicas de grupo, sempre acompanhadas de psicólogos, para avaliar o comportamento dos candidatos.

Nos três finais de semana seguintes, haverão treinamentos técnicos e táticos em campo, culminando com um jogo-treino contra um dos adversários do Espectros na Superliga Nordeste de Futebol Americano, o Tropa Campina (PB).

 

Depois de analisados os dados das seis etapas de seleção, a comissão técnica chegará a lista final de jogadores que integrarão o elenco do Espectros em 2014. "A comissão técnica utilizará os dados para definir o perfil dos candidatos, indicando a posição mais adequada para ele dentro do esporte. Por exemplo, corredores precisam ser rápidos, quarterbacks precisam ser ágeis,os recebedores precisam ter boa impulsão, então tudo isso será levado em conta", explica o técnico e diretor esportivo Marcos Aurélio Crispim, o Marcão.

 

Seletiva abre portas

Os inscritos na seletiva do João Pessoa Espectros tem bons exemplos de como este pode ser o caminho para o sucesso no futebol americano. Dois atletas foram selecionados no mesmo evento, no ano passado, foram destaques nacionais: o jogador de defesa Lucas Veloso, que fez parte da seleção mundial sub-19 da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), participando de um período de treinamento nos Estados Unidos, e o chutador Diego Aranha, terminou o ano entre os melhores do país.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe