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Saiba como ex-líder do ranking mundial pode alavancar o ciclismo no Brasil

Nada como um esportista de peso para alavancar uma modalidade no país, certo? Quando surge uma Daiane dos Santos na ginástica artística ou um Guga no tênis certamente a visibilidade do esporte aumenta. Henrique Avancini é um desses atletas que já marcou o nome na história e vive momento espetacular na carreira. Ex-líder do ranking mundial de mountain bike, o carioca de 32 anos é um dos favoritos ao ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele passou a contar com apoio de peso, que promete estender o incentivo ao ciclismo brasileiro.


Henrique Avancini fechou apoio com o banco Santander para ser representante da marca na estratégia da impulsionar o ciclismo no Brasil após um ano que registrou um aumento de 50% das vendas de bicicleta no país se comparado com 2019, segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). O mercado de mountain bike, especialidade de Avancini, representa 85% das vendas.


Entre as ações do banco que visam multiplicar talentos e ciclistas profissionais, estão o patrocínio à exibição de provas nacionais e internacionais, uma linha de financiamento exclusiva para a compra de bicicletas e peças e uma mudança de paradigma no mercado de seguros. O banco estendeu aos ciclistas amadores ou profissionais a cobertura das apólices de vida e acidentes pessoais e incluiu casos de roubo ou furto qualificado de bikes nos planos de seguro residencial.


“Esse boom do ciclismo no Brasil ainda não foi acompanhado por um aumento da estrutura, do apoio ou de visibilidade para quem vive do esporte, ou quer levar mais a sério os treinos”, comenta Avancini. O ciclismo é um esporte que demanda um alto investimento financeiro com equipamento. “Quando um banco oferece serviços como um seguro para acidentes ou crédito para a compra de bikes competitivas, acredito que podemos levar o ciclismo para um outro patamar”, completa o atleta.


Outra preocupação é amplificar o impacto e o conhecimento da modalidade no país. Para isso, o Santander aposta em transmissões de TV. Uma delas será o Grand Tour de ciclismo de estrada, por meio dos canais ESPN. O circuito conta com as principais provas do esporte no mundo, como o Tour de France e o Giro D’Italia. No canal Bandsports, o banco vai veicular anúncios nas exibições do MTB Festival, a mais importante competição de mountain bike do Brasil.


Avancini tomou gosto pela bicicleta ainda na infância e tinha dentro de casa um amante do esporte. O pai também foi ciclista e tinha uma oficina de bicicleta. Foi ele quem construiu a primeira bicicleta para o filho, a partir de sucatas. Enquanto Avancini lidava com o esporte como um hobbie estava tudo bem. As preocupações na família começaram a surgir quando a paixão foi ganhando perspectivas profissionais. “Sempre contei muito com o incentivo do meu pai no apoio da minha paixão, mas em relação a apoiar isso como um trabalho ou fonte de renda, sempre foi difícil para todos nós”, conta o atleta.


Ainda assim, optou por trancar a faculdade de direito para se dedicar exclusivamente ao mountain bike, mesmo consciente que na época dessa decisão o ciclismo não era desenvolvido suficientemente. Após o longo e incerto processo que vem trilhando como ciclista profissional, que inclui altos e baixos, Avancini orgulha-se do estágio onde ele e a modalidade chegaram: “Essa é a grande realização da minha carreira, enxergar hoje o esporte que amo tanto crescendo e ver também minha carreira crescer de forma proporcional”.

Redação com Correio Brasiliense

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