Categorias: Esportes

Ronaldo é gol: craque dá vitória ao Timão

PUBLICIDADE

Muitos reclamam que o futebol brasileiro está carente de craques. Isso é um fato. Mas não para os torcedores do Corinthians, que podem bater no peito e gritar: “O Fenômeno é nosso!”. Em sua primeira partida como titular, Ronaldo foi novamente decisivo. Só que desta vez numa vitória. Foi do camisa 9 o gol do triunfo alvinegro por 2 a 1 sobre o São Caetano, no Pacaembu, pela 13ª rodada do Paulistão.

A emoção do corintiano começou logo cedo, quando o placar eletrônico do estádio anunciou a escalação do Fenômeno como titular. Parecia comemoração de título na arquibancada. A entrada do craque em campo também foi sob gritos da Fiel, que se repetiram no momento em ele apareceu no telão cantando o Hino Nacional.

Em retribuição, o atacante arriscou chute já aos 38 segundos de jogo. Mas Luiz defendeu. A falta de ritmo de Ronaldo não deixou a torcida impaciente. Pelo contrário. Parecia que todos sabiam que ele não sairia de campo sem comemorar mais um gol. E assim foi: aos cinco minutos do segundo tempo, após cruzamento de Dentinho, o Fenômeno balançou a rede com chute de primeira, de direita.

Como se fosse o fim de uma peça de teatro, a Fiel se levantou aos 30 minutos do segundo tempo para aplaudir e ovacionar Ronaldo. Desta vez, o atacante atuou por 78 minutos – antes, tinha jogado, respectivamente, 27 e 31, contra Itumbiara e Palmeiras. O suficiente para que ele confirmasse o rótulo de titular absoluto.

A vitória sobre o São Caetano mantém a equipe do Parque São Jorge na vice-liderança do Estadual, atrás apenas do Palmeiras, que tem uma partida a menos.

 

O Corinthians volta a campo pelo Campeonato Paulista no domingo, às 16h, quando enfrenta o Santo André, no estádio Bruno José Daniel, no ABC paulista. O São Caetano, por sua vez, joga no sábado, às 19h10m, em casa, contra a Portuguesa.

Ronaldo precisou de apenas 38 segundos para dar o primeiro chute a gol como titular do Corinthians. Logo de cara, Elias roubou a bola na direita e tocou para Jorge Henrique. O camisa 23 ajeitou para o Fenômeno arriscar de fora da área e ver boa defesa de Luiz. O lance empolgou a Fiel, que foi à loucura na arquibancada.

Só que, poucos segundos depois, a um minuto de partida, a felicidade deu lugar à apreensão. Não fosse Felipe, o São Caetano teria respondido ao chute do craque com o gol. Primeiro o goleiro se esticou para salvar finalização que desviou na zaga. No lance seguinte, o defensor defendeu chute de Tuta.

Com essas duas chances, o Azulão percebeu a desorganização tática do Corinthians e foi para cima. Aos 3 minutos, Vandinho quase marcou. Aos 7, porém, veio uma nova finalização de Ronaldo. O atacante corintiano recebeu ótimo passe de André Santos na esquerda da grande área, mas bateu fraco e facilitou a defesa de Luiz.

Após início acelerado, o duelo entre Timão e Azulão ficou morno. Até que, aos 21 minutos, a equipe visitante decidiu botar fogo. Iran sofreu falta dura de William, advertido com o cartão amarelo. Na cobrança, o próprio Iran mandou para a área. A zaga alvinegra bobeou, Felipe não chegou e Marcelo Batatais fez de cabeça:1 a 0.

Sem aproximação dos setores, o Corinthians sentia dificuldade de chegar ao ataque com toque de bola envolvente. Enquanto isso, o São Caetano explorava bem os lados do campo e chegava com perigo. Mas o Timão não estava morto. E provou isso aos 35 minutos, quando André Santos acertou belo chute de fora da área e empatou.

Ronaldo até que tentou aparecer para o jogo quando a bola estava no ataque, mas a bola não chegava, tamanha era a dificuldade do setor de criação alvinegro.

Não foi tão rápido quanto no primeiro tempo, mas foi decisivo. O primeiro chute a gol de Ronaldo na etapa final aconteceu aos cinco minutos. E foi certeiro. Após cruzamento de Dentinho da direita, a bola passou por toda a zaga do São Caetano e encontrou o craque, livre. De primeira, ele acertou o canto direito de Luiz.

Dessa vez, a comemoração não foi no alambrado, como em Presidente Prudente, mas a Fiel explodiu com a mesma empolgação na arquibancada do Pacaembu. O Fenômeno está em alta. Anotou dois gols em 111 minutos, média bastante superior a todos os atacantes atuais do elenco do time alvinegro.

O gol marcado pelo camisa 9 deixou o Azulão abatido. Tanto que, aos 9 minutos, Jorge Henrique não teve dificuldade alguma para chegar pela direita da grande área e chutar cruzado para boa defesa de Luiz. No rebote, a bola passou em frente a Dentinho, que não alcançou, e perto de Ronaldo, que estava mais longe.

Bem melhor do que na etapa inicial, o Timão dominava as ações do jogo. E chegou com perigo novamente aos 14 minutos. O zagueiro Chicão cobrou falta com chute colocado e obrigou Luiz a fazer boa defesa. Dois minutos depois, foi a vez de o Azulão assustar. Tuta apareceu na esquerda da pequena área, mas bateu mal, e Felipe, bem posicionado, salvou.

Ronaldo pode até estar sem ritmo, acima do peso… mas craque é craque. Aos 19 minutos, o camisa 9 não precisou se esforçar para criar ótima chance para o Corinthians. Na linha do meio-campo, ele gingou em frente a um marcador e deu belo lançamento na esquerda para Dentinho. Só que o jovem não teve sucesso na investida.

 

O departamento médico do Corinthians tinha liberado Ronaldo para 60 minutos. Ele jogou 78. E novamente foi o melhor do Timão em campo. Substituído por Escudero, que conseguiu atingir a marca de seis cartões amarelos em seis jogos, o Fenômeno foi aplaudido de pé pelos corintianos, que cantaram o seu nome. Homenagem muito merecida.

 

globoesporte.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024