Categorias: Esportes

River é campeão da Libertadores após 19 anos

 O River Plate conquistou, esta madrugada, a Taça dos Libertadores pela terceira vez na sua história, após derrotar por 3-0 os Tigres do México na segunda mão da final da principal competição futebolística do continente americano de clubes.

Com tentos apontados por Lucas Alario, Carlos Sánchez (de grande penalidade) e Ramiro Funes Mori, a formação argentina, comandada por Marcelo Gallardo, bateu os Tigres, em casa, no Estádio Monumental de Buenos Aires, depois do nulo no jogo da primeira mão disputado na semana passada em Monterrey.

Esta foi a terceira vez que a equipa dos “milionários” venceu a Taça dos Libertadores, após ter conquistado o troféu em 1986 e 1996, colocando assim um ponto final a um jejum de 19 anos.

O River Plate entrou para o seleto grupo de tricampeões da Libertadores. Ao garantir o título da Libertadores apenas 50 meses depois do rebaixamento, o River superou Corinthians e Grêmio, que trilharam caminhos semelhantes antes das conquistas de 2012 e 1995, respectivamente.

O time paulista ergueu o troféu da Libertadores em julho de 2012, 55 meses depois da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Grêmio, por sua vez, foi rebaixado para a segunda divisão nacional em maio de 1991. O time gaúcho contou com uma virada de mesa para voltar à elite em 1993. Dois anos depois, levantou o troféu da Libertadores, em um total de 51 meses entre o descenso e o título continental.

No caminho até o tricampeonato, o River assegurou também os títulos da Série B (2012), do Campeonato Argentino (2014), da Copa Sul-Americana (2014) e da Recopa (2015).

A vitória sobre o Tigres começou a virar realidade ainda na primeira etapa, com Alario, de cabeça, aos 44 minutos. Na etapa final, o time do técnico Marcelo Gallardo conseguiu ampliar o placar, com Sánchez e Funes Mori. Com isso, o time repetiu a história das Libertadores 1986 e 1996, quando deu a volta olímpica no Monumental de Nuñez.

Agora, o River se junta ao grupo de tricampeões, composto por Santos, São Paulo, Olimpia (Paraguai) e Nacional (Uruguai). O time dono de mais títulos da Libetadores é o Independiente, da Argentina, com sete, seguido pelo Boca Juniors, com seis.

Uol esportes

Últimas notícias

Consulta sobre o abono salarial 2026 é liberada a partir de hoje

Foi liberada hoje (5), aos trabalhadores a possibilidade de já poderem consultar se têm direito…

5 de fevereiro de 2026

Vitória contra o Confiança-PB embala o Serra Branca para sequência difícil no Paraibano 2026

Com 12 pontos, e no G4 o Serra Branca segue firme na briga pela classificação…

5 de fevereiro de 2026

MP recomenda que Justiça negue pedido de habeas corpus a cantor preso por violência doméstica

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) emitiu um parecer contrário à concessão de um habeas…

5 de fevereiro de 2026

 Motociclista morre após colisão com carro na BR-230, em Campina Grande

Mais uma vítima do trânsito. Um motociclista de 26 anos, identificado como Bruno Cavalcante, morreu…

5 de fevereiro de 2026

Jantar de Lula a deputados tem pirarucu, torta de chocolate e ‘Disparada’

O jantar oferecido na noite desta quarta-feira (04)) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao…

5 de fevereiro de 2026

Ranking nacional aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na 7ª no Brasil com os melhores indicadores de Mercado

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

5 de fevereiro de 2026