Categorias: Esportes

Rio 2016: árbitros da PB embarcam amanhã para Paralimpíadas

PUBLICIDADE

O sonho de participar de uma competição internacional, sediada no próprio país, não fica apenas para os atletas, muita gente que trabalha nos bastidores para que tudo aconteça conforme o planejado sente-se orgulhoso em viver esse momento. Isso inclui profissionais voluntários de todas as áreas, da limpeza, comunicação, alimentação, arbitragem e por aí segue.

Por falar em arbitragem, a Paraíba terá dois orgulhosos representantes nas Paralimpíadas Rio 2016, que terá seu início no dia 7 de setembro e segue até o dia 19 do mesmo mês, são os árbitros da Confederação Brasileira de Desportos Visuais na categoria Fut- 5 Tiago Ramos e Kleber Albuquerque.

Já Tiago Ramos, também paraibano e campinense teve sua trajetória iniciada no futebol de cinco em 2013, durante o regional nordeste que aconteceu na cidade de Campina Grande, tomou gosto e realizou o curso, sendo convocado no ano seguinte para sua primeira participação em competições da CBDV, ocorrido na cidade de Campina Grande. Ainda em 2014 foi convocado para a série A do fut -5 em Porto Alegre e depois mais convocações como a do Regional Nordeste 2015 na cidade de recife, Série 2015 no Rio de janeiro e regional Nordeste 2016 em São Luis. Para Tiago a oportunidade de participar de uma competição internacional é única e satisfatória por muitos motivos, dentre eles a inclusão social dos deficientes através do esporte e uma escalada maior no âmbito pessoal profissional, já que com essa convocação para ser reserva nas Paralimpíadas Rio 2016 ele vê uma oportunidade de representar seu estado e seu país em outras competições internacionais.

 

“Para mim significa muito poder participar de um evento internacional, de poder ver a organização de um evento internacional. Representa um recomeço uma motivação no que se trata da arbitragem. Que eu possa de forma tranqüila e com sabedoria buscar está e se fazer presente como árbitro, deixando o cargo de reserva do lado, para pleitear o cargo de árbitro internacional, para quem sabe nas próximas Paralimpíadas está como árbitro principal representando a Paraíba e o Brasil. Além de tudo, é uma oportunidade de prestar serviços e contribuir para a máxima do evento no meu país” Tiago Ramos.

Kleber é árbitro da CBDV desde 2011 e foi promovido a IBSA (árbitro internacional) do futebol de 5 em 2012. Tem um currículo bastante extenso de competições importantes como Desafio Internacional 2012/São Paulo, a Supercopa das Nações 2014/Niterói e o ParaPan 2015/Toronto. Além das internacionais Kleber é bastante prestigiado no cenário nacional sendo convocado ao longo de todo o ano para competições promovidas pela Confederação, nesse ano de 2016 teve destaque na no regional sul de futebol de 5, em que arbitrou a partida final do torneio. Diante desse extenso currículo, ele afirma que é possível se encontrar ansioso por representar a Paraíba e o Brasil na competição mais importante para o futebol de cinco.

“Ansiedade, expectativa, realidade, nesse momento é um misto, desde a nomeação em Setembro de 2015 como Ntos (Árbitro) para o Rio 2016, que mudei a rotina de vida, com estudos, preparação física e psicológica, tanto que me afastei das atividades da FPF em 2016, para se dedicar ao Futsal, onde sou árbitro Cbfs, e ao Futebol de 5. Nosso grupo de Oficiais ao Rio 2016 vem sendo orientado pelo coordenador Brasileiro o Sr. Nelson Glock e o coordenador Internacional o Sr. Mastoras, para chegamos afiados aos jogos. Para nós brasileiros temos a vantagem de temos competições de alto nível e assim chegamos em ritmo aos jogos. Esse ano já trabalhei em 5 competições (1 internacional e 4 nacionais)”, relatou Kleber Albuquerque.

Kleber viaja na próxima quarta-feira, 07 de setembro, para fazer sua apresentação ao coordenador da IBSA, Sr. Elias Mastoras (Grécia), e á início a sua trajetória na Paralimpíadas no dia nove de setembro.

Os dois, que também são árbitros no futebol de campo e de salão, esperam voltar para casa com a certeza de dever cumprido e com a bagagem cheia de história e aprendizado que virão ao longo dos 11 dias de competição.

A Paraíba ainda contará com mais 11 representantes nos esportes paralímpícos e a torcida deve ser para todos, atletas, voluntários, árbitros e principalmente pelo sucesso da inclusão através do esporte.


 

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

No Marizão, Sousa conquista primeira vitória na Série D do Brasileirão

Precisando conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Sousa entrou em campo na tarde…

12 de maio de 2024

Paraíba inicia semana com mais de 460 oportunidades de trabalho em 11 municípios; saiba quais

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (13), disponibiliza 461…

12 de maio de 2024

MENINGITE: adolescente internada com suspeita da doença morre em Campina Grande; PB já registrou 18 casos em 2024

Morreu no Hospital de Trauma de Campina Grande a adolescente de 12 anos que internada…

12 de maio de 2024

Treze goleia fora de casa e se mantém invicto na Serie D do Brasileirão

Ainda sem perder na Série D do Campeonato Brasileiro, o Treze foi ao Ceará na…

12 de maio de 2024

Veículo sai da pista, capota e motorista morre em acidente no Sertão

Um grave acidente registrado neste domingo deixou um homem morto após o veículo que ele…

12 de maio de 2024

Polícia prende homem portando espingarda calibre 12 em bairro da Zona Sul da Capital

Na madrugada deste domingo (12), equipes da Força Tática do 5° BPM realizaram a prisão…

12 de maio de 2024