A Paraíba o tempo todo  |

Reservas do Grêmio jogam pouco e só empatam em Canoas

Valeu uma das antigas leis do futebol: se o técnico escala mal, mexe bem. Foi a entrada de Maxi López e Douglas Costa no segundo tempo do jogo contra o Canoas que garantiu ao Grêmio o empate por 1 a 1 na tarde deste domingo, fora de casa. O técnico Celso Roth, mais preocupado com a Libertadores, escalou um time totalmente reserva.

O Tricolor começou muito mal, levou um gol cedo e não teve criatividade para reagir. Só foi melhorar na etapa final, com a presença de Douglas, inexplicavelmente escanteado, e Maxi, que não tinha condições de atuar todo o tempo. Com isso, o Grêmio subiu a oito pontos e atingiu a liderança momentânea de seu grupo na Taça Fábio Koff, mas ainda pode ser alcançado pelo Santa Cruz, que enfrenta o São Luiz.

O time gremista ainda corre o risco de encerrar a etapa classificatória sem a liderança da chave, já que tem um jogo a mais do que os concorrentes. Restam duas partidas para o Grêmio: contra o São Luiz em casa e diante do Caxias no Centenário. Se não conseguir pelo menos quatro pontos, o time de Roth pode perder a ponta e, assim, forçar um Gre-Nal antes da final do returno.

Mas o Gauchão fica para depois. Agora, o Tricolor só quer saber da Libertadores. Na quarta-feira, o adversário é o Aurora, em Cochabamba, na Bolívia.

 

– Não pode levar um gol tão cedo – disse Herrera na saída de campo, ao término do primeiro tempo.

O argentino, com poucas palavras, resumiu o drama do Grêmio na etapa inicial contra o Canoas. Os reservas de Celso Roth foram muito mal, mas o gol que levaram nem pode ser considerado uma punição, porque aconteceu cedo demais, antes de o jogo esquentar. Com apenas um minuto, Lê disparou pela direita e cruzou na área, rasteiro, para Tatá mexer na rede do goleiro Marcelo Grohe. A zaga tricolor foi desatenta. Surpreendida, não acompanhou o lance.

O gol mexeu com a estrutura inicial da partida. Não ocorreram os habituais minutos de análise de lado a lado. O Grêmio teve que ir ao ataque de qualquer jeito, sem estudo prévio da postura do adversário. O Canoas preparou o veneno: atento aos erros do oponente, partiu no contra-ataque.

E o Grêmio errou muito. Foi inferior ao Canoas nos primeiros 45 minutos. O ataque, atrapalhado com Herrera e Reinaldo, não soube aproveitar a pobre criação de Maylson e Orteman. Resultado: o time da casa esteve mais perto de ampliar do que de levar o gol.

Aos dez minutos, Lê quase marcou o segundo gol. Ele avançou pela esquerda e mandou o chute com muito perigo, rente à trave esquerda de Grohe. Léo Dias, aos 27, teve conclusão interrompida por defesa segura do goleiro tricolor.

O Grêmio também teve suas chances, mas nada que fizesse o time de Celso Roth merecer sorte melhor. Orteman, em raro momento de brilho, quase fez um golaço. Ele deu um chapéu em Wanderson, fintou mais dois defensores canoenses e aí chutou fraquinho, sem perigo.

No último lance da etapa, Reinaldo avançou bem pela esquerda e mandou na área. Herrera não conseguiu concluir. Makelele ainda poderia ter aproveitado o lance, mas o goleiro André saiu bem para abafar.

Ainda no início do jogo, Herrera pediu pênalti. Ele reclamou que foi empurrado fora do lance. A arbitragem errou ao ignorar a infração.

Grêmio melhora com trocas e empata o jogo

O Grêmio voltou do vestiário com Maxi López no ataque e Douglas Costa no meio. Saíram Reinaldo e Orteman. O time migrou para o 4-4-2, com Saimon na ala e Makelele liberado para avançar pelo miolo. O crescimento do time foi automático. O gol também.

Douglas Costa teve a primeira chance do período. Com cinco minutos, ele caiu pela direita e bateu cruzado, para fora. Makelele, aos oito, arriscou voleio. Seria um golaço se André não tivesse voado para evitar. Mas o atleta gremista não ficou muito tempo lamentando. Logo depois, ele fez o gol.

A jogada foi de Maxi López, pela esquerda. O argentino recebeu de Jadilson, dominou de costas para o zagueiro Dudu e fez o giro na direção da área. A bola sobrou para Makelele, que completou para o gol: 1 a 1.

Depois do empate, o Grêmio caiu de rendimento e voltou a ser ameaçado. Thiego bobeou com a bola dominada e deixou no pé de Lê. Marcelo Grohe espalmou antes que Tatá pudesse empurrar para o gol.

As duas equipes, com mais falhas do que acertos, seguiram em busca da vitória, mas sem sucesso. Aos 40 minutos, Maxi López e Makelele não decidiram quem pegaria rebote de chute de Herrera. Perderam gol feito. E o jogo terminou com um ponto para cada lado.

globoesporte.com

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe