Categorias: Esportes

Regulamento do Paraibano é posto em xeque e FPF promete estudar o caso

PUBLICIDADE

Um regulamento confuso e uma "dor" de cabeça para a Federação Paraibana de Futebol resolver na reta final do Estadual. Enquanto o Campeonato Paraibano de 2018 chega a sua fase decisiva e começa a se afunilar, fora das quatro linhas uma polêmica envolvendo o regulamento do estadual promete dar muito o que falar. É que o texto do documento que rege a forma de disputa da competição apresenta algumas imprecisões e, em meio às diferentes interpretações possíveis, os clubes começam a divergir sobre o que deve acontecer nos próximos episódios da disputa. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) planeja estudar caso a caso e se posicionar oficialmente sobre o fato.

Botafogo-PB e Sousa, por exemplo, entendem ter vantagem numa eventual semifinal contra o Treze, enquanto o Galo pensa o contrário. E, ainda na repescagem, o texto do regulamento dá a entender que CSP e Serrano-PB vão disputar um mata-mata que não vale nada.

Primeiro é importante lembrar que os 10 times que disputam o Paraibano foram divididos em dois grupos com cinco cada, e que as equipes de uma chave enfrentaram na primeira fase apenas as da outra. Ao fim dessa fase de grupos, Campinense e Treze se classificaram direto para as semifinais por terem sido os primeiros colocados do Grupo A e do Grupo B respectivamente.

Os segundos e terceiros colocados de cada chave se enfrentam em uma espécie de repescagem que leva às semifinais. De um lado, o duelo é entre Botafogo-PB (2ºA) e Sousa (3ºA) e, do outro, entre CSP (2ºB) e Serrano-PB (3ºB). Os outros quatro times – Atllético de Cajazeiras (4ºB), Auto Esporte (5ºA), Desportiva Guarabira (5ºB) e Nacional de Patos (4ºA) – vão disputar o quadrangular da morte, que vai apontar os dois rebaixados para a 2ª divisão de 2019.

Dito isso, vamos aos pontos que estão gerando divergência:

Quem tem vantagem nas semifinais?

De acordo com o Art. 9º do regulamento do Campeonato Paraibano – que trata do sistema de disputa – , nas semifinais, "os clubes que obtiverem melhores índices técnicos na Primeira Fase terão direito ao mando de campo na segunda partida e de jogar pelo empate em pontos e saldo de gols". Como Botafogo-PB e Sousa somaram 22 e 20 pontos respectivamente na primeira fase, os dirigentes de Belo e Dinossauro entendem que eles é que terão vantagem numa eventual semifinal contra o Treze, já que o Galo, na fase de grupos, somou apenas 14 pontos.

Vale destacar que o parágrafo 1º – que trata da primeira fase – deste mesmo artigo usa a expressão "clubes de melhor índice técnico" para se referir aos "primeiros colocados dos grupos A e B".

E nas repescagens?

 

A fase que vai apontar os outros dois classificados para as semifinais é uma espécie de repescagem e é denominada "2ª Fase" no regulamento do Paraibano. E, neste ponto, de acordo com o texto do documento, parece inconstestável a interpretação de que Botafogo-PB e Sousa já estão garantidos na semifinal e de que, portanto, CSP e Serrano-PB vão apenas cumprir tabela do outro lado.

Parece evidente que a intenção da FPF era a de que um semifinalista saísse do duelo entre Belo e Dinossauro e outro do confronto entre Tigre e Lobo da Serra. Mas o parágrafo 3º – que se refere a quem avança da repescagem para a semifinal – (também do Art. 9º) diz que "os clubes de melhor índice técnico, somados os resultados obtidos na primeira e segunda fases do campeonato, ficam definidos como terceiro e quarto colocados e classificados à semifinal".

Ora, se na primeira fase o Botafogo-PB somou 22 pontos e o Sousa 20, eles não podem mais ser alcançados nem por CSP (que fez 14) nem por Serrano-PB (que fez 11). Ainda que Tigre ou Lobo da Serra vença as duas partidas nessa repescagem, não vai atingir a pontuação já conseguida por Belo e Dinossauro e, assim, ambos já não têm mais chances de chegar às semifinais.

E a FPF? O que diz?

 

Questionado sobre esses problemas no regulamento do Campeonato Paraibano e sobre as diferentes interpretações que os clubes vêm fazendo, o presidente da Federação, Amadeu Rodrigues, se mostrou indomodado, mas já deu encaminhamento a uma análise da situação.

O dirigente passou o caso para o departamento jurídico da FPF e solicitou um estudo detalhado do documento. Ele ainda lembrou que a sua sugestão de um regulamento mais direto não foi aceita pelos clubes, que preferiram defender e aprovar o formato atual.

– Já solicitei para o nosso setor jurídico que faça uma análise minuciosa do regulamento, ponto a ponto. Lá no arbitral, sugeri um regulamento para o Campeonato Paraibano que fosse mais simples, que fosse mais direto. Entretanto, os clubes quiseram assim. Na sexta-feira, já teremos uma posição sobre o caso – cravou Amadeu.

Redação com globoesportes.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024