A Paraíba o tempo todo  |

Ranking de líderes confirma domínio dos paulistas na era dos pontos corridos

Estados mais influentes do futebol nacional, São Paulo e Rio de Janeiro sempre cultivaram uma grande rivalidade dentro das quatro linhas. Decisões de campeonato, duelos de grandes artilheiros e provocações entre as torcidas movimentaram três décadas de Brasileirão. Até que a era dos pontos corridos veio para tornar essa disputa desigual. Na semana passada, o ranking de rebaixamento constatou a presença de três cariocas (Flamengo, Fluminense e Botafogo) entre os que mais rodadas sofreram na zona de degola. Desta vez, o ranking com os times que mais rodadas lideraram o Brasileirão confirma o poderio paulista frente aos demais adversários do país.

 

Entre os quatro primeiros colocados desta honrosa lista estão o hexacampeão São Paulo (58 vezes na liderança), o bicampeão Santos (29 vezes) e o tetracampeão Corinthians (27 vezes). O único intruso neste G-4 é o Cruzeiro, que tem o segundo melhor número de todos: ficou 44 rodadas no lugar mais alto da tabela, sendo que 38 delas aconteceram em 2003, quando conquistou seu único título brasileiro. Líder do campeonato em 2009, o Palmeiras está na sexta colocação do ranking (17 lideranças), mas deve ultrapassar em breve o Grêmio (18 lideranças) se mantiver seu aproveitamento no campeonato deste ano.

 

 

Algumas curiosidades ficam por conta de times que chegaram a estar no topo da tabela e foram rebaixados ao fim do campeonato. Isso aconteceu com o Criciúma, líder na 9ª rodada em 2004 e 21º colocado na última rodada. Em 2007, Paraná (3ª rodada) e Corinthians (7ª rodada) caíram para a Série B depois da ilusão de liderar o campeonato uma vez.

 

Outro dado interessante é que, seguindo uma certa lógica, de 2003 a 2007 o time que figurou o maior número de vezes na liderança de determinada edição foi o campeão ao fim do Brasileiro. Foi assim com o Cruzeiro em 2003 (38 rodadas), Santos em 2004 (19 rodadas), Corinthians 2005 (26 rodadas), São Paulo em 2006 (28 rodadas) e 2007 (22 rodadas). A única exceção aconteceu exatamente no ano passado, quando o São Paulo conquistou o título nas últimas rodadas. Ficou apenas 6 vezes no topo, contra 17 do Grêmio e dez do Flamengo, que ficaram a ver navios.

 

globoesporte.com

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe