Categorias: Esportes

Projeto deve obrigar atleta a estudar em JP

O vereador Zezinho Botafogo (PSB) ocupou a tribuna esta semana, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para enaltecer o jogo festivo realizado no último domingo no Estádio Almeidão, envolvendo os ex-jogadores de clubes paraibanos e o time máster do jogador Zico, e também sobre o lançamento do projeto ‘Golaço Social’.

Na ocasião, Zezinho fez questão de ressaltar ainda sobre a importância de alguns trabalhos sociais realizados por ele para resgatar a auto-estima de ex-atletas do futebol paraibano que marcaram época, fizeram história no estado e que estavam no anonimato.

Ele citou, por exemplo, que 60 ex-jogadores serão beneficiados com o projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’ do governo federal, que será implantado em algumas áreas habitacionais da cidade em parceria com a administração municipal. Zezinho afirmou que ações como essas têm mudado para melhor a vida de muitos ex-jogadores.

O vereador anunciou também um projeto de lei que vai obrigar as federações e associações esportivas a inscreverem atletas amadores e profissionais nas competições que estejam devidamente matriculados nas escolas e freqüentando assiduamente as salas de aula. “Um atleta, seja de judô, atletismo, futebol, enfim, de qualquer outra modalidade esportiva, para participar de um campeonato, de um torneio, para fazer parte de uma federação ou participar de competições nacionais e internacionais, precisa estar regulamente matriculado, estudando e freqüentando a sala de aula. Esse será um dos principais pré-requisitos”, comentou.

Ele também aproveitou para cobrar dos poderes públicos constituídos no Estado da Paraíba uma completa reforma do Estádio José Américo de Almeida Filho – Almeidão, no Cristo Redentor. Os frequentadores do Estádio José Américo de Almeida (Almeidão), em João Pessoa, estão sujeitos a graves acidentes e até risco de morte.

O parlamentar elogiou o evento Sun Rock que acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, por ser um acontecimento importante para o desenvolvimento turístico e econômico do Estado e que os seus organizadores irão investir o montante de R$ 100.000,00(cem mil reais) melhoramentos de sua estrutura, quando a obrigação seria do Governo do Estado da Paraíba.

Inaugurado em 9 de março de 1975 – com uma partida entre Botafoto-PB e Botafogo-RJ – e com capacidade para pouco mais de 25 mil expectadores, a maior praça de esportes de João Pessoa apresenta um quadro de conservação que configura o caos.

Vários setores estão sujeitos a riscos de incêndio: cabine de imprensa, vestiários, enfermaria, setor administrativo, lanchonetes, subestações elétricas e os “depósitos” localizados ali próximo.

As instalações de fornecimento de energia aos refletores que iluminam o campo estão desprovidas de proteção contra intempéries, provocando riscos isolados de curto-circuito e incêndio.

O estádio também não oferece opções de fuga aos frequentadores, em eventuais casos de incêndio: não há sinalização adequada, de maneira que não permite ao usuário se situar em muitos pontos da edificação. E mais: “O acesso às saídas de emergência compara-se a um labirinto”. Ressalta o Vereador

No Estádio Almeidão não há sistemas de mangueiras hidrantes, de pára-raios; as estruturas de concreto apresentam infiltrações e ferragens expostas; as rampas de acesso não têm piso derrapantes. É necessário que sejam feitos serviços de recuperação feitos serviços de recuperação da estrutura física de todo o estádio, “com empresas ou profissionais habilitados”.

Os tetos e paredes do Estádio Almeidão estão totalmente tomados de vazamentos e infiltrações de água; as bancadas estão em péssimas condições de higiene e não há lavatórios à disposição do público.

Os boxes destinados à venda de lanches encontram-se em precárias condições de higiene. Além disso, o setor de ambulatório está desativado. Durante as competições, ficam de plantão uma ambulância particular e outra do Corpo de Bombeiros.

Assessoria

Últimas notícias

Líder da Oposição na ALPB admite que PL é caminho natural caso federação União Progressista não fique com Efraim

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), George Morais, afirmou em entrevista…

2 de fevereiro de 2026

Hugo Motta reforça que acordo Mercosul-UE terá preferência de tramitação na Casa

O presidente da Câmara Federal, o deputado paraibano Hugo Motta, reforçou, nesta segunda-feira (2) que…

2 de fevereiro de 2026

‘Antes que Aconteça’: parceria com Aena permite divulgação da campanha em aeroportos do país

Será assinado amanhã o termo de parceria entre o Programa Antes que Aconteça, de combate…

2 de fevereiro de 2026

Pedro aponta pilares inegociáveis em torno da educação que Cícero deve inserir no seu plano de governo: “Não abro mão”

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) anunciou recentemente que irá apoiar a pré-candidatura de…

2 de fevereiro de 2026

Retorno das atividades na Câmara Federal deve ser marcado pela votação do Programa Gás do Povo

O retorno das atividades legislativas na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda-feira (2), deverá…

2 de fevereiro de 2026

Aberto período de cadastro obrigatório para uso de drones nas prévias de Carnaval em João Pessoa

O pré-Carnaval está chegando na grande João Pessoa, e quem deseja “sobrevoar” os eventos momescos do…

2 de fevereiro de 2026