Categorias: Esportes

Projeto descobre talentos para o atletismo e corridas de rua na PB

PUBLICIDADE

Um grupo de corrida de rua tem se destacado bastante nos eventos de Campina Grande. A Equipe Superação, como se autodenominaram, tem inúmeras medalhas de participações e melhores posições, mas ela tem um detalhe todo especial: são adolescentes de 14 a 18 anos de origem pobre que estão treinando com o incentivo do professor de educação física e psicólogo, Tânio Albuquerque, que também já foi atleta.

 

A iniciativa do professor surgiu por ver a necessidade de muitos jovens que estudam na Escola Normal, onde ele dá aula. Eles viviam em zona de vulnerabilidade e perigo constante, e o projeto trouxe a oportunidade deles se dedicarem ao mundo dos esportes, ocupando ainda mais o seu tempo com prática. Através do trabalho de percepção, Tânio escolheu os alunos que tinham melhor desempenho correndo durante as aulas e fez o convite.

 

O grupo foi formado em abril desse ano e eles já se destacaram em várias corridas. O intuito do professor é inserir na sociedade esses jovens que não tem condições de investirem por conta própria nos esportes, o que tem dado muito certo. Por isso, quem quiser participar do projeto será sempre muito bem-vindo, basta procurá-lo e treinar regularmente as quatro vezes na semana para se manter na equipe.

 

Apesar da boa intenção, a falta de incentivo de outros órgãos e patrocínios faz com que o trabalho da equipe se torne difícil. Por serem carentes, todas as despesas são bancadas pelo professor que, muitas vezes, precisa levar até comida para os meninos conseguirem treinar sem passar mal.

 

“Muitos deles não fazem todas as refeições no dia e se eu exigir muito deles, eles ficam incapazes e limitados de treinar. Eu tenho que trazer frutas, rapadura, fuba, qualquer coisa forte que alimente-os”, disse o professor.

 

No início, eles não tinham onde treinar e se concentravam no Parque da Criança. Com o tempo, o coronel do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, Márcio Rogério – que também é ex-atleta – passou a apoiar a equipe e cedeu o espaço do Quartel do Exército para os meninos treinarem. Lá eles dispõem de uma arena de corrida, alojamentos para banho e lanche ao final do treino.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024

Galdino volta a alimentar rumores sobre suceder João Azevêdo em 2026 e brinca: “Tenho vontade, só não tenho os votos”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, falou sobre as especulações que…

30 de abril de 2024

Veneziano consegue articular votação e Senado autoriza operação de crédito de US$ 52 milhões para Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) conseguiu garantir uma grande…

30 de abril de 2024

Fim do período educativo: novos radares passam a multar a partir desta 4ª em JP

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

30 de abril de 2024

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024