Categorias: Esportes

Projeto descobre talentos para o atletismo e corridas de rua na PB

PUBLICIDADE

Um grupo de corrida de rua tem se destacado bastante nos eventos de Campina Grande. A Equipe Superação, como se autodenominaram, tem inúmeras medalhas de participações e melhores posições, mas ela tem um detalhe todo especial: são adolescentes de 14 a 18 anos de origem pobre que estão treinando com o incentivo do professor de educação física e psicólogo, Tânio Albuquerque, que também já foi atleta.

 

A iniciativa do professor surgiu por ver a necessidade de muitos jovens que estudam na Escola Normal, onde ele dá aula. Eles viviam em zona de vulnerabilidade e perigo constante, e o projeto trouxe a oportunidade deles se dedicarem ao mundo dos esportes, ocupando ainda mais o seu tempo com prática. Através do trabalho de percepção, Tânio escolheu os alunos que tinham melhor desempenho correndo durante as aulas e fez o convite.

 

O grupo foi formado em abril desse ano e eles já se destacaram em várias corridas. O intuito do professor é inserir na sociedade esses jovens que não tem condições de investirem por conta própria nos esportes, o que tem dado muito certo. Por isso, quem quiser participar do projeto será sempre muito bem-vindo, basta procurá-lo e treinar regularmente as quatro vezes na semana para se manter na equipe.

 

Apesar da boa intenção, a falta de incentivo de outros órgãos e patrocínios faz com que o trabalho da equipe se torne difícil. Por serem carentes, todas as despesas são bancadas pelo professor que, muitas vezes, precisa levar até comida para os meninos conseguirem treinar sem passar mal.

 

“Muitos deles não fazem todas as refeições no dia e se eu exigir muito deles, eles ficam incapazes e limitados de treinar. Eu tenho que trazer frutas, rapadura, fuba, qualquer coisa forte que alimente-os”, disse o professor.

 

No início, eles não tinham onde treinar e se concentravam no Parque da Criança. Com o tempo, o coronel do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, Márcio Rogério – que também é ex-atleta – passou a apoiar a equipe e cedeu o espaço do Quartel do Exército para os meninos treinarem. Lá eles dispõem de uma arena de corrida, alojamentos para banho e lanche ao final do treino.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Campinense está a um empate para garantir classificação para semifinais do Paraibano

Líder do Campeonato Paraibano com 15 pontos, o Campinense está a um ponto para chegar…

19 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Serra Branca entra na mira do MP por falhas na previdência municipal

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça, expediu uma recomendação…

19 de fevereiro de 2026

Daniela nega rumores de renúncia do Senado, tacha informação de mentira, e critica gestão de Cícero

A senadora Daniela Ribeiro (PP) desmentiu, nesta quinta-feira (19), os boatos de que estaria prestes…

19 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra revela circulação de lista com assinaturas de deputados para indicar Deusdete Queiroga ao TCE-PB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou nesta quinta-feira (19), que os bastidores da Assembleia…

19 de fevereiro de 2026

Mulheres são perseguidas e agredidas em via pública no município de Cajazeiras; uma delas foi esfaqueada

duas mulheres foram vítimas de graves agressões supostamente praticadas por homens com os quais mantinham…

19 de fevereiro de 2026

Rei Charles III diz que “lei deve seguir seu curso” após prisão de Andrew

O rei Chales III declarou nesta quinta-feira (19) que “a lei deve seguir seu curso”…

19 de fevereiro de 2026