A Paraíba o tempo todo  |

Presidente da CMJP propõe Medalha Cidade de João Pessoa a Matheus Cunha e Cidadania ao goleiro Santos

Os dois paraibanos campeões olímpicos pela Seleção Brasileira, o atacante Matheus Cunha e o goleiro Santos, serão homenageados pela Câmara Municipal de João Pessoa. O presidente da Casa, Dinho Dowsley (Avante) protocolou neste sábado (7) os dois projetos de decreto legislativo que pedem a concessão das comendas. Para o primeiro, a Medalha Cidade de João Pessoa, a maior honraria da Casa, e para o segundo, o Título de Cidadão Pessoense.

Matheus Santos Carneiro da Cunha nasceu em João Pessoa, no dia 27 de maio de 1999 e brilhou no mundial, inclusive foi o autor do gol que abriu o caminho para a vitória brasileira. O atleta do Hertha Berlim deu seus primeiros passos no futebol como atleta do futsal no Esporte Clube Cabo Branco, de João Pessoa-PB. Aos 11 anos, chamou a atenção de um empresário, em Pernambuco, que decidiu levá-lo para fazer testes no futebol do Coritiba.

Foi na equipe paranaense que, em 2016, fez parte do plantel que disputou a tradicional Copa São Paulo de Futebol Junior. Após a participação na Copinha, o Coxa foi para os Estados Unidos e disputou a Dallas Cup. Foi disputando esta competição que ele atraiu a atenção do Sion, da Suíça, que resolveu contratá-lo para disputar a temporada 2017–18. Lá ele se destacou e ganhou espaço nos clubes europeus.

Santos

Já em relação ao goleiro Ademar Melo dos Santos Neto, ele é natural de Campina Grande e tem uma história importante com João Pessoa. O atleta do Athletico Paranaense cursou o ensino médio no Lyceu Paraibano.

No futebol, ele passou pelas categorias de base do Porto-PE de Caruaru, de onde se transferiu para o Athletico-PR, em 2008, sendo campeão da Copa Tribuna de Futebol Junior em 2008 e 2009, do Torneio de Oberndorf (Alemanha), do Torneio de Doetinchem (Holanda) e vice campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2009.

Na disputa das Olimpíadas, ele foi essencial para a vitória em diversos jogos. Na disputa da semifinal, pegou um dos pênaltis na disputa contra o México. “São atletas que orgulham João Pessoa e a Paraíba e que inspiram os jovens talentos da nossa terra”, disse o presidente da Câmara, Dinho Dowsley, autor dos dois projetos.

Da Redação com CMJP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe