Paraibanos beneficiados pelo Bolsa Esporte são campeões das Américas de goalball

Emerson Silva e Jonatas Castro, dois paraibanos beneficiados pelo Programa Bolsa Esporte do Governo do Estado, foram campeões das Américas na modalidade de goalball na competição realizada na cidade de São Paulo, entre os dias 15 e 22 deste mês. O torneio foi organizado pela Federação Internacional de Esportes para Cegos. Emerson integrou a seleção brasileira masculina como jogador, que na final, derrotou os Estados Unidos pelo placar de 12 a 2, enquanto Jonatas, esteve como técnico da equipe feminina do Brasil, que levantou a taça batendo o Canadá por 5 a 0, na decisão.

Com os resultados, os dois paraibanos, automaticamente garantiram vaga, juntamente com as respectivas seleções (masculina e feminina) para disputar o Campeonato Mundial, marcado para o mês de junho, na cidade de Hanghzou, na China. “Foi extremamente importante a Paraíba ter sua representação tanto na seleção masculina, quanto na feminina, pois o para-desporto está em alto desenvolvimento não só no Brasil, como também no nosso estado”, destacou Jonatas.

Ele ainda ressaltou o apoio do Governo no incentivo não só aos atletas paraibanos, mas também aos paratletas e técnicos, através do Bolsa Esporte. “O benefício do Bolsa Esporte faz com que todos que recebem possam competir, treinar e viajar com mais incentivo e mais motivação, já que é direcionado para os nossos atletas, técnicos e também os paratletas e mais essa alegria para a Paraíba, só nos faz orgulhar cada vez mais do esforço público estadual e sermos gratos”, concluiu.

O secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco, comemorou os resultados conquistados pelos paraibanos, representando o Brasil. “É motivo de alegria e por isso, precisamos mesmo comemorar esses títulos, pois em meio a tantos países competindo, conseguiram ser campeões do continente americano e, agora, estão aptos a disputarem o Mundial, na China”, frisou.

“O Governo do Estado, vem fazendo um grande investimento no segmento do paradesporto, pois além de disponibilizar escolinhas gratuitas em várias cidades da Paraíba, que é o Programa Paraíba Paralímpica, também tem no seu calendário de atividades, os Jogos Escolares e Paraescolares e os Jogos Paralímpicos da Paraíba. Isso sem falar na aquisição de cerca de 100 passagens aéreas para que a delegação paraibana pudesse disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo e o próprio Bolsa Esporte, que é um investimento de quase R$ 3 milhões, onde inúmeros técnicos e pessoas que atuam no paradesporto, tem o direito de receber”, completou o secretário.

 

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

Operação para desarticular organização criminosa no interior da PB prende 11 pessoas

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 9ª Delegacia…

24 de janeiro de 2026

Mais um equipamento do Smart City João Pessoa é alvo de vandalismo

Instaladas por toda a cidade pela Prefeitura de João Pessoa com foco na segurança pública,…

24 de janeiro de 2026

Recém-nascido é encontrado morto dentro de caixa de papelão em João Pessoa

Na noite dessa sexta-feira (23), moradores do bairro de Paratibe, na Zona Sul de João…

24 de janeiro de 2026

Aguinaldo Ribeiro garante ‘novidades nos próximos dias’ sobre federação entre Progressistas e União Brasil

Na Paraíba, lideranças das duas siglas especulam sobre quem vai ficar com a responsabilidade de…

24 de janeiro de 2026

Criminosos tentam aplicar golpe usando imagem de coordenador da Defesa Civil de JP

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, divulgou um vídeo nessa sexta-feira…

24 de janeiro de 2026

João Azevêdo e ministra Margareth Menezes anunciam R$ 65 milhões para a cultura paraibana 

O governador João Azevêdo e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participaram, nesta sexta-feira (23),…

24 de janeiro de 2026