Categorias: Esportes

Paraíba World Beach Games: João Azevêdo ressalta que evento fortalece a economia do Estado 

O governador João Azevêdo abriu, nesta segunda-feira (1º), o Paraíba World Beach Games edição 2025, maior evento de esportes de praia do Brasil idealizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que acontece na arena localizada no Busto de Tamandaré até o dia 9 de novembro.

Foto: Francisco França / Secom-PB

O calendário de competições foi iniciado hoje  com os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia), com a participação de mais de 2 mil atletas de 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal, disputando as modalidades de Águas Abertas, Beach Wrestling, Vôlei De Praia, Aquathlon, Cross Training, Vôlei Misto 3×3, Basquete 3×3, Futevôlei, Beach Hand, Futmesa, Beach Soccer, Skate, Beach Tennis e Surf. 
 
Ao longo de 70 dias de evento, cerca de 10.500 atletas de 14 modalidades irão competir nas areias e no mar da Praia de Tambaú e atrair um público de mais de 190 mil pessoas. A organização do evento estipula a geração de 1.800 empregos durante a realização do Paraíba World Beach Games. 

Foto: Francisco França / Secom-PB

Durante a abertura, o chefe do Executivo estadual evidenciou a grandiosidade do evento que potencializa o crescimento econômico do Estado e a movimentação de diversas cadeias produtivas. “Este ano nós ampliamos o evento com competições internacionais e o Paraíba World Beach Games se consolidou, colocando João Pessoa como a cidade que realiza os maiores jogos de praia. Serão 70 dias de competições com 14 modalidades, com a participação de mais de 10 mil atletas e quem ganha é a cidade, o turismo e a economia. O investimento que o Estado está fazendo de R$ 15 milhões retorna com a geração de emprego e vamos aproveitar para torcer e nos divertir com os nossos esportes favoritos”, frisou. 
 
O vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou a importância da atração do evento para o Estado. “Esse ano temos um calendário ainda maior, com a presença de milhares de estudantes do Brasil inteiro que estão hospedados em João Pessoa, conhecendo a nossa Capital. Além de fortalecer a prática esportiva, estamos gerando novas oportunidades, portanto, serão 70 dias de muito esporte e fortalecimento do desenvolvimento da Paraíba”, celebrou. 
 
O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, destacou o compromisso do governador João Azevêdo com o fortalecimento do segmento que tem descoberto novos atletas e atraído grandes competições para o Estado. “A Paraíba recebe hoje mais de 10.500 atletas do Brasil e do mundo e a nossa expectativa é a melhor possível porque estamos unindo aqui o esporte à economia. Todos os hotéis da Orla estão completamente lotados porque apenas nesse primeiro evento nós temos 2 mil estudantes universitários de todo o Brasil que estarão competindo até o próximo sábado em uma área de mais de 12.500 metros quadrados.  Além disso, de forma inédita, estamos trazendo estudantes de escolas públicas de todo o Estado que terão um local exclusivo para terem aulas práticas e para que eles possam ver seu ídolo que irão transmitir suas experiências de vida”, explicou. 
 
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, destacou a importância do evento para estimular a prática esportiva e projetar a cidade internacionalmente. “Esse é um evento que consolida cada vez mais João Pessoa nesse projeto de transformar a cidade como a Capital do esporte, inclusive, em nível internacional. Além de tudo, teremos oficinas de aprendizagem para as modalidades que terão disputas”, falou. 
 
O representante do Comitê Organizador do Paraíba World Beach Games, Wellington Esteves, destacou a estrutura do evento. “Estamos muito contentes de realizar esse evento na Paraíba, a primeira Confederação já chegou na cidade e está muito satisfeita com a estrutura. Estamos com uma expectativa muito alta para grandes jogos, pois  teremos atletas de todo o país e de fora que farão um espetáculo em nível mundial”, disse. 
 
O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, falou da alegria de abrir o Paraíba World Beach Games. “Essa é uma parceria de sucesso com o Governo da Paraíba, que mostra a intenção de investir no Esporte que se irmana com a Educação para o bem da sociedade. Só a CBDU entra com mais de R$ 4 milhões nesse evento, são mais de 16 mil diárias de hotel, fazendo com que a economia gire dentro da Paraíba, e para nós é uma honra fazer parte desse grande sucesso e estarmos nesse espaço fabuloso, sem dúvida, uma das maiores arenas que competimos”, afirmou. 
 
Prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Hervázio Bezerra, Luciano Cartaxo e João Gonçalves; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Wilson Filho (secretário de Educação), Harlem Vilarim (secretário executivo do Esporte e Lazer), Pedro Matias (secretário executivo da Juventude), Delano Tavares (secretário executivo do Turismo), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador), Erivonaldo Alves (secretário-executivo de Cooperação com os municípios), coronel Sérgio Fonseca (comandante-geral da Polícia Militar) e coronel Marcelo Araújo (comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar). 
 
Paraíba World Beach Games – O evento também terá competições nas modalidades de basquete, vôlei de praia, natação no mar, frescobol, beach tennis, handebol de praia, futebol de areia, badminton, wrestling, polo aquático, futevôlei, futmesa, skate e surfe.
 
Dentre as principais disputas estão os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (1º a 7 de setembro), Campeonato Brasileiro de Vôlei (10 a 21 de setembro), Mundial de Basquete Master (24 a 28 de setembro), 1º Campeonato Brasileiro de Air Badminton (29 de setembro a 1º de outubro), Beach Soccer e Frescobol Nacional (2 a 5 de outubro), Futevôlei (8 a 12 de outubro), Rei e Rainha do Mar (12 de outubro), Beach Wrestling na Arena (16 a 18 de outubro), Jogos de Verão da OAB (17 e 18 de outubro), Aquarace (15 a 19 de outubro), Open de Polo (25 e 26 de outubro), Beach Tênis (20 a 26 de outubro) e Global Tour 30 de outubro a 9 de novembro). 
 
Além disso, foi montada no local uma estrutura para apresentações culturais e artísticas, Mostra de Artesanato, Circuito Empreender e Praça de Alimentação.

Secom-PB

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026