Categorias: Esportes

Palmeiras vence o São Paulo por 2 x 0

PUBLICIDADE

 Imbatível, com cinco vitórias em cinco jogos. Assim está, merecidamente, o Palmeiras em 2014. Neste domingo, no Pacaembu, a vítima da vez foi o arquirrival São Paulo. O Alviverde fez 2 a 0, gols de Valdivia e Alan Kardec, mostrou que é a equipe a ser batida no Campeonato Paulista e ouviu a torcida gritar “olé”.

Agora com 15 pontos e uma vitória em clássico depois de 12 jogos de jejum (o último triunfo havia sido em fevereiro de 2012, sobre o Santos), o Verdão lidera absoluto o Grupo D. Já o Tricolor, mesmo com a derrota, segue líder no Grupo A, com nove. Mas continua sem vencer clássicos. O jejum, agora de 11 partidas, perdura desde dezembro de 2012.

A vontade e aplicação tática que sobraram ao Palmeiras faltaram ao São Paulo, e o retrato da disposição das duas equipes foi enquadrado na comemoração do primeiro gol do Verdão. O sorriso de Valdivia contrastou com a tentativa frustrada de Rogério Ceni de acertar o chileno com um toque no pé. Ficou no vácuo, mas acertou Kardec na sequência.

Entre Ceni e Valdivia, o clima nunca foi bom. Em 2008, na semifinal do Paulistão, o goleiro empurrou o meia palmeirense, que comemorou um gol fazendo sinal de silêncio e de que a disputa estava "encerrada". Assim como neste domingo, o palmeirense nem ligou para a reação de Ceni. E saiu rindo.
O Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Paulista na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o XV de Piracicaba, fora de casa, no estádio Barão de Serra Negra. Já o São Paulo tem desafio contra o Paulista de Jundiaí, na quinta-feira, às 19h30m, no Morumbi.

Só na magia
A tensão inicial de todo clássico esteve presente no Pacaembu em forma de erros de passe. Nem Palmeiras muito menos São Paulo conseguiram criar jogadas nos primeiros minutos, concentrando o jogo no meio de campo. A primeira finalização saiu apenas aos nove minutos, e mesmo assim Luis Fabiano mandou bem longe. Melhor em campo, o Palmeiras normalizou seu futebol e começou a dar trabalho para Rogério Ceni.

O goleiro tricolor fez defesas importantes e até mesmo tirou de cabeça uma bola que chegaria em Leandro, mas não conseguiu evitar que o Verdão saísse na frente aos 22 minutos. Antônio Carlos derrubou Valdivia na lateral direita, o chileno levantou e se posicionou bem dentro da área para receber a cobrança de Mazinho e desviar para o fundo do gol: 1 a 0 – Ceni tentou acertar chute no chileno na comemoração, mas errou.

Na jogada, o são-paulino Wellington dava condição, e Antônio Carlos admitiu para Muricy Ramalho que acompanhou a bola, não o jogador. O placar parcial do primeiro tempo mostrou justiça com um Palmeiras que se arriscou mais, foi mais bem organizado e errou menos passes. No fim, Luis Fabiano e o palmeirense Wellington se desentenderam. O atacante reclamou de falta sem bola. Wesley saiu em defesa do seu companheiro.
– Eu só fui falar para ele (Luis Fabiano) parar de reclamar com a arbitragem. A gente sabe que isso é dele, mas não toda hora, né!? – disse o volante alviverde.

Verdão 100%
O Palmeiras voltou ligado para o segundo tempo, manteve o time no ataque e tentou surpreender o São Paulo. Em desvantagem, o time do Morumbi não conseguia se encontrar e, nervoso, ficou acuado no campo de defesa. Entrou em cena, então, o uruguaio Álvaro Pereira. Só para usar de catimba.
Após trombada de Alan Kardec com Antônio Carlos na área, o uruguaio tentou empurrar o palmeirense, caído, para fora de campo. Isso irritou Wesley, e o volante tirou satisfação com Pereira. No lance seguinte, o lateral tricolor levou falta dura de Leandro, advertido com o cartão amarelo, e piscou para Muricy Ramalho.

De acordo com a transmissão do Premiere FC, o zagueiro disse ao técnico: “Temos que entrar no jogo”. Só que o São Paulo precisava mais do que catimba para isso. Precisava de futebol, algo que não faltava ao Palmeiras na partida. Desde o começo, o Verdão tomou a iniciativa e criou as melhores oportunidades.
E foi premiado por isso. Aos 32 minutos, Rodrigo Caio derrubou Alan Kardec na área. Pênalti que o próprio atacante converteu, aumentando para 2 a 0 o placar para o Verdão. A reação ficou ainda mais difícil para o São Paulo, e o Palmeiras confirmou sua quinta vitória neste Paulistão.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para tendas familiares no Réveillon da orla

A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…

13 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…

13 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

13 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

13 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

13 de dezembro de 2025

Superintendente-executivo dos Correios admite dificuldade para pagar 13º salário e folha de dezembro

Na última quinta-feira (11) o superintendente-executivo de Gestão de Pessoas dos Correios, Alexandre Martins Vidor,…

13 de dezembro de 2025