A Paraíba o tempo todo  |

De 1908 até hoje: a história dos inícios do futebol na Paraíba

Surgimento e primeiro clube

O futebol foi iniciado de maneira oficial na Paraíba por um grupo de acadêmicos que estavam de férias de seus estudos no ano de 1908.

O acadêmico José Eugênio Soares trouxe a primeira bola do Rio de Janeiro em 10 de janeiro de 1908.. Um mês depois, junto a  outros colegas, fundou o “Club de Foot Ball Parahyba” que realizou a primeira exibição pública de futebol, quando dividiu o time recém-fundado em duas equipes: Norte e Sul. Esta exibição se deu no dia 15 de janeiro de 1908, no local denominado “Sítio do Coronel Manoel Deodato” nas imediações onde hoje é a Praça da Independência.

A primeira Liga

Alguns anos se passaram, e como o futebol crescia de maneira surpreendente, foi necessário fundar uma entidade com a finalidade de orientar, disciplinar e organizar o a grande quantidade de clubes existentes. Por iniciativa de clubes como  Brasil, Red Cross, Ipiranga, Independente e tantos outros, foi fundada a “Liga Parahybana de Foot Ball”, no dia 5 de março de 1914, e foi designada uma primeira diretoria.

O Campeonato paraibano de futebol foi disputado pela primeira vez em 1908, e é um dos quatro campeonatos estaduais mais antigos do Brasil. Mesmo assim, até o ano de 1938 não contava com equipes do interior, sendo que as vagas eram apenas para equipes da capital, João Pessoa. Atualmente conta com dez equipes na primeira divisão e participa na Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a série D do Campeonato Brasileiro.

Começa o Campeonato Paraibano este ano

O primeiro jogo da primeira rodada do Campeonato Paraibano de futebol terá início na quarta-feira. Depois de meses de indefinições e adiamentos devidos ao Covid, a estreia do Campeonato Paraibano será nesta quarta-feira e o Treze, que foi campeão no ano passado, receberá o Atlético de Cajazeiras no Estádio Amigão, em Campina Grande, às 20h.

Os próximos jogos serão na quinta-feira com a disputa entre Sousa e Botafogo-PB no Estádio Marizão às 16h, na cidade de Sousa. Segue no sábado a disputa entre Nacional de Patos e Perilima terá lugar no Estádio José Cavalcanti às 16h, na cidade de Patos. Finaliza a primeira rodada no domingo com o jogo entre São Paulo Crystal e Campinense no Estádio Carneirão, às 16h, em Cruz do Espírito Santo.

Confira os melhores artilheiros no Campeonato Paraibano dos últimos dez anos e os times campeões.

2020 – Rafael Ibiapino (Campinense) 9 gols

O Ganhador do Campeonato foi o Treze

2019- Clayton (Botafogo-PB) 7 gols no campeonato

Ganhador do Campeonato foi o Botafogo-PB

2018- Nando- (Botafogo-PB) 10 gols

O Ganhador do Campeonato foi o Botafogo-PB

2017-Rafael Oliveira (Botafogo-PB)17 gols marcados

O Ganhador do Campeonato foi o Botafogo-PB

2016- Rodrigão- (Campinense) 9 gols

O Ganhador do Campeonato foi o Campinense

2015-Rafael Oliveira (Botafogo-PB) 15 gols

O Ganhador do Campeonato foi o Campinense

2014-Carlinho (Santa Cruz de Santa Rita) 17 gols

O Ganhador do Campeonato foi o Botafogo-PB

2013-Warley (Botafogo-PB) 14 gols

O Ganhador do Campeonato foi o Botafogo-PB

2012-Warley (Campinense) 21 gols

O Ganhador do Campeonato foi o Campinense

2011-Cléo (Treze) 15 gols

O Ganhador do Campeonato foi o Treze

E você o que acha deste campeonato 2021? Qual é o seu prognóstico?

 

Amanda Gonzaga

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe