Categorias: Esportes

Os 12 maiores ídolos do Corinthians

PUBLICIDADE

O Sport Club Corinthians Paulista é um dos clubes mais vitoriosos e populares do Brasil. Os ídolos do Corinthians escreveram com gols, títulos e amor ao manto alvinegro essa história de 114 anos.

Neste texto, vamos passear por essa história centenária por meio de doze craques que fizeram a alegria da Fiel Torcida, e que ganharam a admiração de inúmeros de fãs do futebol brasileiro e de quem faz aposta esportiva na Betfair

Trata-se de ídolos que colocaram fim aos jejuns, que se tornaram ícones democráticos e que levaram o clube duas vezes ao topo do mundo. Confira quem são na lista abaixo:

Neco

Neco foi um atacante habilidoso que fez sucesso logo nas primeiras décadas após a fundação do Corinthians, conquistando oito Campeonatos Paulistas entre os anos de 1914 e 1930, além da marca de 247 gols. É reconhecido como o primeiro grande ídolo do Clube.

Luizinho

Conhecido como “Pequeno Polegar”, Luizinho disputou mais de 600 jogos pelo clube e é o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do clube. Ele conquistou os Campeonatos Paulistas de 1951, 1952 e 1954, ano do IV Centenário da cidade de São Paulo, fazendo o gol do título sobre o rival Palmeiras. 

Rivellino

Roberto Rivellino foi um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro e brilhou com a camisa do Corinthians entre os anos 1960 e 1970.

Rivellino marcou época no Corinthians, apesar de não ter conquistado títulos importantes. Seu talento, no entanto, era inegável, e até hoje é lembrado com carinho pela torcida alvinegra.

Basílio

Um dos maiores símbolos do Corinthians, Basílio foi o autor do gol que tirou o clube da fila de 23 anos sem títulos, no Paulista de 1977. 

Sua dedicação e entrega em campo fizeram dele um dos jogadores mais reverenciados pela torcida. Aquele time de 1977 conta também com outros nomes bem respeitados pelos alvinegros, como Zé Maria, Wladimir e Palhinha.

Sócrates

“Doutor” Sócrates foi um dos maiores craques que já vestiram a camisa do Corinthians. Líder dentro e fora de campo, comandou a famosa Democracia Corintiana no início dos anos 1980. 

Meia elegante, ajudou o Timão a conquistar os Campeonatos Paulistas de 1979, 1982 e 1983. Além de Sócrates, o período da Democracia Corintiana contou também com Casagrande, Biro Biro e Zenon.

Neto

Neto se destacou principalmente no Campeonato Brasileiro de 1990, quando foi o grande maestro da equipe que conquistou seu primeiro título nacional. Dono de cobranças de falta precisas e de um temperamento forte, Neto é um dos jogadores mais carismáticos e respeitados da história do clube.

Marcelinho Carioca

Um dos maiores ídolos do Corinthians, Marcelinho Carioca foi protagonista de conquistas inesquecíveis nos anos 1990 e início dos anos 2000. Ajudou o Timão a conquistar títulos como o Campeonato Brasileiro (1998 e 1999) e o Mundial de Clubes em 2000.

Carlos Tévez

O atacante argentino teve uma passagem curta, mas marcante pelo Corinthians. Contratado em 2005 como a maior contratação do futebol brasileiro na época, Tévez liderou o time na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano. Deixou o clube após 46 gols em 76 jogos.

Ronaldo Fenômeno

Um dos maiores jogadores da história do futebol mundial e respeitado por quem ama futebol e faz esporte bet na Betfair, Ronaldo Fenômeno chegou ao Corinthians em 2009 em uma das contratações mais impactantes do futebol brasileiro. 

Mesmo longe da forma física ideal, mostrou sua genialidade e ajudou o time a conquistar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 2009.

Danilo

Meia cerebral e decisivo, Danilo foi um dos principais nomes da era vitoriosa do Corinthians entre 2010 e 2016. Participou de conquistas históricas como a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012, além de dois Campeonatos Brasileiros (2011 e 2015). 

Cássio

O goleiro mais vitorioso da história do Corinthians, Cássio foi sinônimo de segurança e liderança. Chegou ao clube em 2012 e foi decisivo na conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes daquele ano, especialmente na final contra o Chelsea. 

Ao longo dos anos, acumulou títulos como Brasileirão, Copa do Brasil e diversos Campeonatos Paulistas. Deixou o clube no ano passado como o jogador com mais títulos na história do Corinthians (9), goleiro com mais jogos (712) e que mais pegou pênaltis (32). 

Vic Albuquerque

Difícil não falar do Corinthians atualmente sem citar o seu time feminino, que é a principal força da modalidade no país e um dos maiores orgulhos da Fiel Torcida. Entre as várias jogadoras que fazem parte desse projeto vitorioso, vale destacar Vic Albuquerque, a maior artilheira entre as Brabas.

Vic soma 107 gols em 203 jogos pela camisa alvinegra, além de estar presente na conquista de três Libertadores, quatro Campeonatos Paulistas, quatro Campeonatos Brasileiros e de todas as três edições da Supercopa do Brasil. Um currículo merecedor de presença no hall dos ídolos do Corinthians.

Foto: Anderson Bueno Pereira

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…

27 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende Filipe Martins, mais um dos condenados pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…

27 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

27 de dezembro de 2025

Campinense anuncia contratação do zagueiro Matheus Camargo para temporada 2026

A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…

27 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

27 de dezembro de 2025