Os Jogos Paralímpicos de Paris começam oficialmente nesta quarta-feira (28) com a cerimônia de abertura, marcada para as 14h, em um desfile pela avenida Champs-Élysées até a Praça La Concorde. Entre os 280 atletas que compõem a delegação brasileira, 11 são paraibanos, reforçando a presença do estado na maior competição paralímpica do mundo.
Piza admite erros, mas mantém esperança após mais um jogo sem vitória do Botafogo-PB: “Nada está perdido”
Além dos atletas, os técnicos Fábio Vasconcelos e Pedrinho Almeida também representarão a Paraíba em modalidades como atletismo, bocha, goalball e taekwondo.
Os paraibanos que estarão competindo em Paris incluem:
- Petrúcio Ferreira (São José do Brejo Cruz), velocista tricampeão nos 100m da classe T47, busca mais uma medalha de ouro.
- Joeferson Marinho (João Pessoa), velocista na classe T12, almeja sua primeira medalha paralímpica após um quarto lugar em Tóquio.
- Cícero Nobre (Aguiar), competidor no lançamento de dardo, classe F57, já possui uma medalha de bronze.
- Ariosvaldo Fernandes (Parré) (Campina Grande), velocista na classe T53, disputa sua primeira medalha paralímpica.
- Laíssa Guerreira (Campina Grande), uma das mais jovens do time, estreia nos Jogos Paralímpicos na bocha.
- Silvana Fernandes (São Bento), taekwondista na categoria até 57kg, tenta melhorar sua medalha de bronze de Tóquio.
- Wilians Araújo (Riachão do Poço), judoca na classe J1, busca repetir ou superar a prata conquistada nos Jogos do Rio 2016.
- Ailton de Andrade (Mamanguape), competidor de halterofilismo, é o atual campeão Parapan-Americano.
Além disso, o futebol de cegos contará com a participação dos paraibanos Matheus Costa, Luan Lacerda, e do técnico Fábio Vasconcelos, enquanto o goalball terá Emerson Ernesto representando o estado.
Esses atletas e técnicos se destacam como grandes promessas do esporte paralímpico brasileiro e levarão o nome da Paraíba aos palcos internacionais mais prestigiados do esporte adaptado.
Redação