A Paraíba o tempo todo  |

Olimpíadas de Tóquio terão limite de 10 mil torcedores por evento

O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020 estabeleceu o limite de 10 mil pessoas por evento durante das Olimpíadas, desde que o total de presentes não exceda 50% da capacidade de cada arena de competição. Este número pode cair pela metade em caso de determinação de um novo estado de emergência na região.

Há um adendo importante e curioso: estudantes participantes de um programa de espectadores e os supervisores das turmas não serão contabilizados nestes limites, o que pode aumentar significativamente o número oficial de presentes nas arenas.

A decisão foi tomada em reunião online entre autoridades. Estiveram representados o governo japonês, o governo metropolitano de Tóquio, o Comitê Organizador Local, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

A exceção seria a cerimônia de abertura, no Estádio Nacional, que comporta 68 mil pessoas. A ideia inicial foi liberar cerca de 20 mil pessoas, mas os organizadores ainda estudam cortes, de acordo com a imprensa local.

O uso de máscaras será obrigatório para o público, que será todo formados por residentes do Japão. Os torcedores serão orientados a não gritar ou falar alto, a deixar as arenas de forma ordenada, a viajar de casa direto ao local de competição e, depois, direto de volta para casa.

É importante ressaltar que o cenário pode tornar-se mais restrito, pois o governo japonês pode impor novas restrições a depender do avanço da pandemia do novo coronavírus no país durante o próximo mês. Por esse motivo, as autoridades adiaram decisão sobre as Paralimpíadas para 16 de julho.

População pessimista
Os organizadores do megaevento esportivo têm sofrido pressão para manter as competições sem espectadores devido à incapacidade de conter a disseminação da Covid-19. Isso ficou claro na última pesquisa de opinião divulgada pelo site Kyodo News. 70% dos entrevistados demonstraram preocupação com a realização dos Jogos.

Entre os japoneses, 40% defendem que o evento aconteça sem a presença de público nos estádios, enquanto 30% pedem que as Olimpíadas sejam canceladas. A apreensão cresce para 86% dos entrevistados caso o torneio acontecesse durante um estado de calamidade em Tóquio. A pesquisa ouviu mais de 2 mil pessoas.

Há dois meses, as autoridades decidiram vetar torcedores vindos do exterior para os Jogo.

Conselheiros médicos têm pedido que as Olimpíadas sejam realizadas sem públicos nas instalações esportivas. O Japão permaneceu vários meses sob estado de emergência, com restrição em circulações que envolveram eventos esportivos. Até agora, 16% da população japonesa receberam ao menos uma dose da vacina. Porém, somente 6% estão totalmente imunizados.

Globoesportes.com

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe