A Paraíba o tempo todo  |

Após 15 anos, Sousa conquista taça de campeão paraibano de 2024

Foto: Wellington Faustino / FPF-PB)

Botafogo e Sousa entraram em campo na tarde deste sábado (13), no Almeidão, em João Pessoa, para a segunda partida da final do Campeonato Paraibano. O primeiro jogo, que aconteceu no último sábado (6), no Sertão, terminou empatado em 0 a 0.

A partida de hoje também ficou no empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o Sousa foi melhor, venceu o Belo por 4 a 3 e conquistou a taça de campeão paraibano de 2024.

Em 2023, o Paraibano também foi decidido nos pênaltis, só que o treze foi campeão em cima do Sousa.

O JOGO

Em busca de mais um título paraibano, o Botafogo, que não vence uma final do estadual desde 2019 entrou em campo com um desfalque. Pedro Ivo precisou passar por uma  cirurgia de apêndice e ficou de fora da grande final.

Já o time sertanejo, o Sousa, que há 15 anos não vence o Paraibano, foi à Capital com o objetivo de conquistar seu primeiro título fora de casa.

O Botafogo começou o jogo com a posse de bola. Enquanto o Sousa buscava oportunidades para sair no contra-ataque.

E foi do Sousa o primeiro chute a gol, que veio aos 6 minutos de jogo quando Leozinho ganhou na velocidade de Reniê e chuta de perna esquerda. A bola foi pra fora. Quase marcou o primeiro do Dinossauro.

O jogo seguiu morno, com as duas equipes se estudando. A segunda bola perigosa da partida foi mais uma vez do Sousa. Um cruzamento na área encontrou Diego Ceará, que cabeceou forte, mas a bola saiu à direita do gol de Dalton.

O Belo só conseguiu seu primeiro ataque aos 36 minutos. Lenon cruzou, Gustavo Poffo ajeitou e Warley Jr chutou forte. A bola desviou no meio do caminho e o Botafogo ganhou o escanteio.

Dois minutos depois, o Sousa de o troco. Bruno Cardoso perdeu para Iranilson, que cruzou rasteiro buscando Diego Ceará, que não alcançou. Leozinho, livre, ficou cara a cara com o gol, mas mandou pra fora. E o primeiro tempo não saiu do 0 a 0.

O segundo tempo começou com o Belo indo pra cima. Antes mesmo do primeiro minuto, Gustavo Poffo puxou para a direita e encheu o pé. Bruno Fuso defendeu em dois tempos, Warley Jr até tentou completar para o gol, mas a posse ficou com a defesa sousense.

Mas foi o Dinossauro sertanejo que abriu o placar aos seis minutos da segunda etapa. Diego Ceará fez boa jogada individual após lançamento de Marcelo Duarte. O camisa 9 tentou para Reinaldo, a bola é desviou parcialmente pela defesa e voltou para o artilheiro, que estufou as redes de Dalton. Sousa 1, Botafogo 0.

Daí pra frente o Belo pressionou, mas não conseguia sequer entrar na área do Dinossauro. Aos 34′, Evandro fez boa jogada, foi à linha de fundo e cruzou forte. A bola fez uma curva inesperada, foi em direção ao gol e obrigo Bruno Fuso a fazer uma ótima defesa.

Aos 39′, numa bobeira da defesa do Sousa, o Botafogo empatou partida. Bruno Leite recebeu a bola na entrada da grande área e, mesmo marcado, o camisa 10 do Belo encheu o pé para deixar tudo igual no Almeidão.

Com o empate no tempo regulamentar, a partida foi para os pênaltis.

Na disputa por pênaltis, os gols foram marcados por:

Danilo Bala, Juninho, Jackson e Everton Silva para o Sousa;

Bruno Mota, Lenon e Paulinho marcaram para o Belo.

O goleiro do Sousa, Bruno Fuso pegou uma cobrança do Belo, enquanto que Pipico bateu pra fora.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe