Neymar se trata em três períodos e usa tecnologia para se recuperar na Copa

Neymar tem feito esforço máximo para estar à disposição da seleção brasileira o quanto antes na Copa do Mundo Qatar 2022, mesmo que a situação do Brasil no torneio tenha ficado mais tranquila desde a vitória sobre a Suíça. Após a lesão na estreia, contra a Sérvia, o camisa 10 faz tratamento intensivo, com trabalhos em três períodos e usando aparelhos de alta tecnologia.

Neymar e Danilo, que também tem lesão no tornozelo, dividem o dia entre “fisioterapia convencional”, com os profissionais da comissão técnica, e métodos mais modernos e indiretos, como crioterapia e eletroterapia. A crioterapia é um braço mais moderno da termoterapia, usada desde sempre no futebol, e é feita por meio de um equipamento de ponta que reduz a temperatura do local com mais precisão do que a tradicional aplicação de gelo. Com isso, ajuda a diminuir a inflamação mais rapidamente. Já a eletroterapia envolve o uso de correntes elétricas para reabilitação, com estímulo muscular.

Para a crioterapia, a CBF fechou uma parceria com a Avanutri, empresa que também está com a seleção uruguaia na Copa, que desenvolveu a “Cryo Sport”. A tecnologia utiliza uma ferramenta de diminuição de temperatura com compressão controlada por meio de uma bota. Ela une a crioterapia com a compressoterapia..

“Nos casos do Neymar e do Danilo, o equipamento é utilizado para redução de edema, já que faz uma compressão contínua, prática amplamente utilizada em clubes brasileiros e no exterior também, trazendo excelentes resultados na recuperação de atletas. Como é possível regular a compressão de acordo com a dor de cada atleta, o equipamento gera bastante conforto no tratamento”, explicou Alexandre Barbosa, fisioterapeuta coordenador do Vasco e membro da Avanutri..

O equipamento foi projetado para atingir 360 graus de alcance do local da lesão, sem deixar de atuar em nenhuma área inflamada. Neymar mostrou o aparelho em uma imagem publicada nas suas redes sociais durante a vitória do Brasil sobre a Suíça ontem (28).

A eletroterapia não é uma novidade da fisioterapia, mas foi aperfeiçoada ao longo dos anos com o avanço da tecnologia. Hoje, as microcorrentes são controladas pelo celular ou um controle remoto. “Cada microcorrente tem uma finalidade: interferencial, russa, ajudar na drenagem… Depende da modulação. As correntes são cada vez mais apuradas para determinado objetivo e agora são controladas por bluetooth. As correntes de eletroterapia são antigas e eficientes, mas agora estão otimizadas”, disse Jomar Ottoni, ex-fisioterapeuta de Palmeiras, Santos, Athletico e Cruzeiro. Atualmente, um de seus trabalhos é ser coordenador de performance do zagueiro João Victor, do Benfica (POR).

UOL

Últimas notícias

Campinense vence o Treze por 1 a 0 no Amigão e assume a vice-liderança do Paraibano

O Campinense Clube venceu o Treze Futebol Clube por 1 a 0, neste domingo (8),…

8 de fevereiro de 2026

Esporte de Patos vence o Confiança-PB fora de casa e deixa a zona de rebaixamento

O Esporte de Patos conquistou uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento ao derrotar…

8 de fevereiro de 2026

Amigão ferve: 421º Clássico dos Maiorais pode decidir a liderança do Paraibano

Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…

8 de fevereiro de 2026

Novo prefeito de JP a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Com Podemos liberado na PB, Ruy descarta Cícero, mantém Lucas no radar e pode apoiar um nome de cada chapa em 2026

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…

8 de fevereiro de 2026

Muriçoquinhas leva Folia de Rua à Epitácio Pessoa nesta segunda; veja as alterações no trânsito

O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…

8 de fevereiro de 2026