A já esperada instabilidade climática na região de Spa-Francorchamps deu trabalho aos pilotos na manhã desta sexta-feira, no primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. Sob intensa chuva, os carros pouco puderam ser testados na atividade inicial, mas nem assim a Ferrari deixou de mostrar seu domínio no circuito belga. Vencedora das últimas três edições da prova, a escuderia italiana foi a mais rápida da sessão de abertura dos testes com o espanhol Fernando Alonso, enquanto o brasileiro Felipe Massa teve apenas o 11º melhor tempo.
Com a pista bastante molhada, o desempenho dos pilotos foi bastante prejudicado e, na primeira meia hora de atividade, apenas 13 competidores completaram volta. Assim que a chuva intensa deu trégua, não demorou para Alonso assumir a liderança e cravar 2min00s797 em sua melhor volta. A segunda performance mais rápida veio do inglês Lewis Hamilton, que registrou 2min01s567 com sua McLaren, logo seguido pelo polonês Robert Kubica (2min02s081) guiando a Renault.
Apesar do domínio ferrarista na Bélgica, Alonso nunca venceu no circuito e busca encerrar o jejum neste final de semana para tirar a diferença do líder Mark Webber, da Red Bull. O australiano, que também nem pódio conseguiu em sua história em Spa-Francorchamps, terminou na sexta colocação, três postos atrás de seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel. Em seu 300º GP, o brasileiro Rubens Barrichello ficou em nono, uma posição à frente do alemão Michael Schumacher, da Mercedes. Já Lucas di Grassi, da Virgin, teve o pior desempenho entre os 20 pilotos.
Após o primeiro contato com a pista de Spa-Francorchamps, os carros voltarão aos testes às 9h (de Brasília) desta sexta-feira, com acompanhamento minuto a minuto do Terra.
Terra








