Categorias: Esportes

Massa: Cirurgião confirma lesão no olho

O médico Robert Veres, um dos responsáveis pela cirurgia para a retirada de fragmentos do osso do crânio de Felipe Massa, afirmou nesta segunda-feira que a lesão sofrida pelo piloto brasileiro afetou seu olho esquerdo, mas que ainda é impossível avaliar os prejuízos gerados.

O piloto da Ferrari sofreu uma fratura no crânio e concussão cerebral após ser atingido no capacete por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello, no sábado, durante o treino classificatório para o GP da Hungria de F-1.

Massa está internado no Hospital Militar de Budapeste e, apesar de estar sedado, já consegue se comunicar ativamente, ou seja, reage quando falam com ele. O piloto já consegue mexer mãos e pernas, o que significa que seu cérebro não deve ter sofrido nenhum dano específico.

Segundo Veres, os médicos estão preocupados com o olho esquerdo de Massa. "Não sabemos exatamente [como está], porque é difícil de avaliar essa função [a visão]", disse o cirurgião, que assegurou que a vida do piloto não corre risco imediato.

Apesar do otimismo sobre o quadro clínico de Massa, o médico afirmou que ainda não tem como falar sobre uma possível volta do piloto à F-1. Ele, inclusive, cogitou a hipótese de o brasileiro não ter mais condições de participar da categoria.

"Eu não sei [se ele poderá retornar]. É muito cedo", disse Veres.

Nesta segunda-feira, Massa recebeu a visita do presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo. O dirigente disse que a recuperação completa do piloto é a prioridade da escuderia, mas admitiu que terá que pensar sobre o possível substituto do brasileiro para a próxima etapa, o GP da Europa, no dia 23 de agosto.

"A nossa prioridade é que Felipe esteja bem. Ele não é só um membro da equipe, é parte da família Ferrari. Eu estou otimista, todos os sinais são positivos. Depois, veremos e pensaremos [no futuro], sem pressão. Só tomaremos uma decisão no momento adequado."

Os nomes mais comentados para substituir Massa na Ferrari são os dos pilotos de teste Luca Badoer e Marc Gené. Um retorno do já aposentado Michael Schumacher também foi cogitado.

O diário espanhol "As" também especulou sobre a hipótese Fernando Alonso dirigir um dos carros da Ferrari no GP da Europa, já que a Renault está suspensa da prova depois de ter sido considerada negligente pela FIA no caso em que Alonso perdeu uma das rodas durante a corrida na Hungria.

 

Folha

Últimas notícias

Alexandre de Moraes autoriza visita de Cabo Gilberto a Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta quinta-feira (29), o…

29 de janeiro de 2026

Presidente da Caixa, paraibano Carlos Vieira, participa de evento em NY sobre mercado de capitais

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, representa o banco em uma série de…

29 de janeiro de 2026

TCE-PB reprova contas dos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sossêgo com imputação de débito

O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…

29 de janeiro de 2026

Morador de rua tem corpo incendiado em tentativa de homicídio no Varadouro

Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…

29 de janeiro de 2026

Botafogo vence, Treze perde e Campinense empata pelo Paraibano

Um rodada de muitos gols, um deles, nos acréscimos. E com novo líder do campeonato.…

29 de janeiro de 2026

Vai faltar água hoje nas cidades de JP, Bayeux e Santa Rita; confira os locais

Por meio de comunicado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que…

29 de janeiro de 2026