Categorias: Esportes

Mandela comparece a cerimonia final da copa do mundo

PUBLICIDADE

Nelson Mandela cerimônia de encerramento Copa do Mundo

Com Mandela de presente, África do Sul se despede da Copa do Mundo. Ex-presidente compareceu ao Soccer City e deu ainda mais brilho à bela cerimônia de encerramento do torneio

Em 21 idiomas, incluindo o português, a África do Sul agradeceu ao mundo pela oportunidade de sediar a Copa. Mas logo depois, proporcionou um dos grandes momentos do torneio. Em um carrinho de golfe, surgiu Nelson Mandela. O maior herói da história sul-africana entrou em campo para saudar a torcida e ver de perto mais um passo de sua grande obra. Risonho, de gorro e casaco pesado, sorria e acenava para milhares de súditos na arquibancada.

Foi o grande momento da cerimônia de encerramento do Mundial. O adeus começou na escuridão. As vuvuzelas silenciaram para a despedida, a pedido da organização. Com o gigantesco Soccer City praticamente todo apagado, canhões de luz miravam o céu e a contagem regressiva começava. A partir do dez, o público contou junto os momentos finais da primeira Copa do Mundo da África. Fogos se encontraram no céu e lá embaixo, no gramado, um sol apareceu. Era o primeiro sinal do show de tecnologia que viria a seguir.

Do sol passou-se aos planetas, até que se chegasse ao planeta futebol.

Confira a galeria de fotos da festa de encerramento da Copa do Mundo da África do Sul

No gramado, centenas de pessoas se uniram para formar uma vuvuzela gigante e anunciar a primeira atração da noite. Em um palco montado na lateral do campo oposta à da entrada dos jogadores, a cantora colombiana Shakira surgiu. Ao lado da banda sul-africana Freshlyground, cantou ‘Waka Waka’, o tema oficial do Mundial.

No fim da apresentação, dançarinos formaram as palavras "For África", "para a África", em português, saudando a primeira Copa do continente. Voltou o show de animação, para mostrar, em vídeo no centro do gramado, lances da Copa do Mundo de 2010. Depois, vieram as bandeiras dos 32 países participantes, que, juntas, formaram o desenho do continente africano.

Em seguida, 13 elefantes brancos entraram no gramado. Eram, na verdade, dançarinos que comandavam enormes bonecos. Eles caminharam até o centro do campo, onde uma animação mostrava um lago. Beberam água e foram embora, enquanto no reflexo da água via-se novamente outros lances da Copa.

Duas atrações musicais depois, a animação final. Dois blocos de pessoas formaram as bandeiras dos finalistas. Holanda de um lado, Espanha do outro e a taça da Copa do Mundo no centro. Fogos saudaram as duas seleções e lembraram que a grande festa, de exatos 31 dias e 64 jogos, termina com elas, na grande decisão. Com a bênção de Mandela.
 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024

Galdino volta a alimentar rumores sobre suceder João Azevêdo em 2026 e brinca: “Tenho vontade, só não tenho os votos”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, falou sobre as especulações que…

30 de abril de 2024

Veneziano consegue articular votação e Senado autoriza operação de crédito de US$ 52 milhões para Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) conseguiu garantir uma grande…

30 de abril de 2024

Fim do período educativo: novos radares passam a multar a partir desta 4ª em JP

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

30 de abril de 2024

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024