O atacante Luís Fabiano diz que está 100% preparado para disputar a Copa do Mundo. No aspecto físico, depois de se recuperar de uma série de lesões que atrapalharam sua temporada no futebol espanhol, e também no psicológico – ele jura que o explosivo atacante que colecionava tantos gols quanto expulsões ficou no passado.
Embora diga que não gosta nem de lembrar esses momentos, ele conseguiu ser bem-humorado para explicar, durante a entrevista coletiva deste domingo (30), em Johannesburgo, como se deu sua transformação.
– Meu problema nunca foi fora de campo, eu nunca fui baladeiro, sempre fui tranquilo, gosto de ficar com a família. O problema era dentro: eu era muito explosivo, tomava pancada e partia para a briga, para o revide. Mas hoje consegui conter um pouco dessa volúpia, desse ímpeto… Olha, falei bonito agora. Mas hoje eu consigo me controlar dentro de campo. Agradeço a todo mundo que me ajudou, desde o tempo do São Paulo, muitas pessoas que estavam dispostas a me ajudar e conseguiram.
Luís Fabiano disse que a idade também colaborou para seu amadurecimento.
– Eu não sou mais um menininho. Lá no São Paulo eu tinha 20, 21 anos, hoje já tenho 29 anos e tenho outra cabeça, outro pensamento, outras metas. Uma delas eu já conquistei, que é estar aqui, disputando a Copa do Mundo. A próxima agora é ser campeão. Depois, ser artilheiro.
Tudo isso fez com que o atacante pudesse realizar o sonho de infância: jogar a Copa do Mundo com a camisa 9 da seleção brasileira, a mesma usada por alguns de seus ídolos, como Careca e Ronaldo. Meta que começou a ser alcançada em novembro de 2007, quando fez dois gols contra o Uruguai e virou para 2 a 1 um jogo que parecia perdido, no Morumbi, em São Paulo, pelas eliminatórias.
Aquela foi sua primeira chance como titular da seleção sob o comando de Dunga. Ele já tinha jogado outras vezes, com Carlos Alberto Parreira, mas não conseguiu se firmar e ficou de fora da Copa de 2006. Depois daquela partida, não perdeu mais a posição.
– Aquele foi um jogo espetacular. O Morumbi é o lugar onde eu me sinto bem, sempre me dei bem lá. E eu vi que o treinador passou a confiar em mim. O Dunga estava procurando uma alternativa, eu mantive a sequência de gols e consegui me firmar. É uma posição muito difícil, com muita pressão, mas eu superei tudo trabalhando com serenidade. Agora estou aqui, muito feliz e preparado.
Medo e alívio
A expectativa de disputar a Copa do Mundo virou medo nos últimos meses, com as seguidas lesões musculares que sofreu – na última delas, uma contratura muscular, Luís Fabiano foi acusado por parte da imprensa espanhola de estar fazendo corpo mole e pensando apenas na Copa, deixando o Sevilla de lado.
– Eu estava ali, perto da convocação, e não sabia a gravidade da lesão. No primeiro momento, fiquei preocupado. Depois que fiz os exames e enviei para os médicos e para o Rosan [Luis Alberto Rosan, fisioterapeuta do São Paulo e da seleção], aí fiquei mais tranquilo, pois me disseram que não era uma lesão muito séria, muito grave.
Não era séria, nem grave, mas deu trabalho para curar. Ele voltou mais cedo ao Brasil, liberado pelos dirigentes do Sevilla, e fez fisioterapia no São Paulo nos dias de folga antes de se apresentar à seleção. Mesmo agora, que se diz pronto para jogar, ele continua se tratando.
– Agora de manhã o pessoal teve folga, mas eu trabalhei com o Kaká [que também se recupera de lesão]. Mas está tudo bem e se tivesse de jogar hoje, eu jogaria. O Rosan é o melhor do mundo para recuperar lesões, e eu agradeço ao pessoal do Sevilla, que teve compreensão e me liberou para viajar antes para o Brasil.
r7
O fortalecimento da rede de assistência contra a dependência química e o acolhimento de pessoas…
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e o Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena,…
A posse dos professores aprovados no concurso da Secretaria de Educação da Paraíba, convocados na…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (10), projetos de lei que contribuem…
A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, a concessão da Medalha…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela…