Categorias: Esportes

Líder tem mais chance de título que rivais juntos

PUBLICIDADE

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro serviu para separar de vez os "homens" dos "meninos". Tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da tabela, a disputa ficou muito mais restrita. Não há mais tempo para os "cavalos paraguaios" na classificação. Na briga pelo título e por uma vaga na Libertadores da América em 2010, os números indicam que são cinco times para quatro vagas. Um vai sobrar. O Palmeiras, mais líder do que nunca, ampliou suas chances de título para 62% e tem 97% de possibilidades de se classificar para a competição sul-americana. Goiás, São Paulo, Internacional e Atlético-MG vem logo atrás torcendo por um tropeço do time do Palestra Itália para ainda sonharem com a liderança. Grêmio e Vitória estão praticamente fora da disputa.

 

Para o matemático Tristão Garcia, os resultados das últimas duas rodadas consagraram, enfim, o Palmeiras como um líder forte. Para ser campeão bastaria manter uma média de dois pontos por jogo.

 

– O grande vencedor foi o Palmeiras, passou a ser o favorito, coisa que não era antes. Somando as chances de título dos outros seis times abaixo do Palmeiras, chegamos a 38%. Ou seja, menos que as chances do Palmeiras sozinho: 62%. Isso significa que eles dependem de mais de um tropeço alviverde, combinados com seus sucessos, para sonhar com o troféu. Para efeito de comparação, Goiás e São Paulo tem menos chances de serem campeões do que o Fluminense escapar do rebaixamento – afirma o professor.

Percebe-se o fortalecimento do "G-5" justamente na análise da disputa pelas vagas na Libertadores. Enquanto o Palmeiras parece ter garantido já o seu lugar, o Grêmio, sexto colocado, viu seus concorrentes se distanciarem bastante. Enquanto esmeraldinos (71%), tricolores (70%), colorados (60%) e alvinegros (50) duelam entre si com chances muito parecidas, os gremistas vêem suas possibilidades diminuírem para 19%.

Na parte de baixo da tabela, ‘título’ também está em jogo

 

O panorama no universo dos desesperados também está cada vez mais restrito. O bom desempenho dos paranaenses Coritiba e Atlético na 26ª rodada deu mais tranquilidade ao Estado. Os cálculos indicam uma diferença considerável entre o Náutico (57% de chances de cair), primeiro time fora da zona de rebaixamento, para o Coxa (14%), adversário logo acima dos pernambucanos. Restariam então, além do Alvirrubro, o Santo André, o Botafogo, o Sport e o Fluminense. Apenas um vai se salvar.

 

– Essa turma está com dificuldades de pontuar. Ao somarmos as chances dos cinco últimos de caírem, temos 372%. Se somarmos as chances dos outros seis que ainda podem ser rebaixados, teremos apenas 28%. Ao menos que aconteça um milagre e os paranaenses comecem a cair muito, esse quadro dificilmente mudará – calcula Tristão.
 

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro e simule resultados

 

O Fluminense que continua com as maiores possibilidades de rebaixamento, pelo menos conseguiu respirar um pouco mais depois da vitória sobre o Avaí nessa rodada. Segue com mais de 90% de chances de cair, mas diminiu um pouco a diferença para o Náutico. Para os cinco times mais ameçados, a 16ª colocação representa um título de campeonato. Significa a sobrevivência. Para os tricolores, o clássico contra o Flamengo é decisivo para que as possibilidades de conquistar esse "troféu" aumentem.

 

– Ganhar do Flamengo será fundamental. É um jogo-chave que representaria o início de uma arrancada. Enquanto o Flamengo define se ainda pode sonhar com o milagre da classificação para a Libertadores, os tricolores jogam sua vida para não cair. Interessante que, na comparação númérica, as chances do Fluminense escapar (8%) são maiores que a do Rubro-Negro conseguir vaga na Libertadores (5%).

 

 

globoesporte.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024