Categorias: Esportes

Hamilton vence GP da Bélgica e é líder

PUBLICIDADE

O inglês Lewis Hamilton venceu neste domingo (29) o GP da Bélgica, de ponta a ponta, e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com 182 pontos, contra 179 de Mark Webber, que foi o segundo colocado na prova.

Hamilton mostrou habilidade para controlar o carro depois de escapar na 34ª volta, quando começou a chover. Ele ainda usava pneus para pista seca e quase abandonou a prova, mas conseguiu retornar à pista e venceu sem maiores problemas. Robert Kubica, da Renault, chegou em terceiro, e Felipe Massa foi o quarto colocado.

A corrida foi emocionante e cheia de alternativas, como sempre acontece na Bélgica, por causa da instabilidade do clima. Na largada, Webber, que era o pole, saiu mal e acabou caindo para a sétima posição. Hamilton, que era o segundo no grid, aproveitou para assumir a liderança.

Kubica vinha em segundo, seguido por Jenson Button, mas o piloto da McLaren, atual campeão mundial, conseguiu a ultrapassagem ainda na primeira volta. Logo depois, Rubens Barrichello, que completava 300 corridas neste domingo, acertou a Ferrari de Fernando Alonso e foi obrigado a abandonar. Uma breve garoa molhou a pista o suficiente para torná-la escorregadia.

Falha humana

O acidente provocou a entrada do safety car, que permaneceu apenas duas voltas na pista. Logo a chuva parou e a pista secou. O alemão Sebastian Vettel assumiu a terceira posição e, mais rápido, começou a brigar com Button pela segunda posição.

Com os dois na briga pelo título, a disputa poderia ser emocionante se Vettel não tivesse cometido um erro bobo, mais um na temporada: na 15ª volta, ele se aproximou demais de Button, perdeu o controle do carro, rodou e acertou em cheio a lateral do inglês, que foi obrigado a abandonar com o radiador estourado – foi possível ver a água vazando.

Vettel continuou na pista, mas teve de trocar o bico do carro e voltou a errar depois, tendo um pneu furado ao tentar ultrapassar Vitantonio Liuzzi. Terminou em 15º lugar, fora da zona de pontuação e mais longe da briga pelo título.

A chuva, enfim

Hamilton caminhava tranquilo para a vitória após o abandono de seus rivais mais próximos, mas quase se complicou quando chegou a prometida chuva, na 34ª volta. Em vez de parar para trocar os pneus, Hamilton arriscou dar mais uma volta, mas perdeu o controle do carro e foi parar na brita.

Com habilidade e um pouco de sorte, ele controlou o carro, voltou à pista, trocou os pneus e se manteve na frente. Webber, que era o terceiro, conseguiu pasar Kubica na troca de pneus e garantiu a segunda posição.

Ainda houve tempo para mais um safety car, na 37ª volta, quando Fernando Alonso bateu sozinho, após passar numa zebra e escorregar. O espanhol perdeu a chance de somar pontos – estava em nono lugar – e também ficou longe do líder, a 41 pontos de Hamilton, que conseguiu sua terceira vitória na temporada. A próxima prova será daqui a duas semanas, o GP da Itália, em Monza, no dia 11.

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno Cunha Lima crava alianças para 2026 e confirma apoio a Efraim, Veneziano e Romero

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reafirmou seu posicionamento sobre as eleições de…

25 de dezembro de 2025

Sob forte comoção, corpo do presidente da Câmara de Bayeux, Adriano Martins, é sepultado

O corpo de Adriano Martins, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, na Região Metropolitana de…

25 de dezembro de 2025

Novo concurso para professor da UFPB tem edital publicado e salários que podem ultrapassar R$ 14 mil

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital nº 110/2025 para a realização de…

25 de dezembro de 2025

Três suspeitos de crimes contra mulheres são presos neste feriado de Natal em João Pessoa

A Polícia Militar prendeu três suspeitos de cometer crimes contra mulheres, nesta quinta-feira (25), na…

25 de dezembro de 2025

Polícia Militar acaba com rolezinhos e aplica mais de 100 multas na noite de Natal em João Pessoa

A Polícia Militar multou 110 veículos por vários tipos de infrações, na noite dessa quarta-feira…

25 de dezembro de 2025

Idosa é assassinada a facadas por namorado de 40 anos em João Pessoa; caso é investigado como feminicídio

Uma mulher de 60 anos foi morta com golpes de faca na madrugada desta quinta-feira…

25 de dezembro de 2025