Categorias: Esportes

Grandes clubes do futebol brasileiro defendem redução dos estaduais

 Os campeonatos estaduais viraram um verdadeiro tormento para dirigentes, treinadores e jogadores dos principais clubes do futebol brasileiro. Com número elevado de datas e fórmulas de disputas pouco atraentes, os estaduais são apontados como grandes vilões do início de temporada.

Na última terça-feira, em seminário sobre o calendário do futebol brasileiro, cartolas de grandes clubes discutiram o futuro dos campeonatos estaduais e chegaram a um consenso sobre o assunto: os estaduais precisam ser reduzidos.

“O grande problema no início do ano é que falta tempo para realizar uma boa pré-temporada. Isso faz muita falta para os clubes grandes do futebol brasileiro. Os campeonatos estaduais ocupam essas datas e comprometem a pré-temporada”, disse José Carlos Brunoro, diretor-executivo do Palmeiras.

Segundo Brunoro, as fórmulas de disputas dos estaduais devem ser repensadas. Em São Paulo, por exemplo, 20 clubes disputam turno único e os oito primeiros garantem vaga nas quartas de final. Após 19 rodadas, a única vantagem do time que faz a melhor campanha é disputar as partidas decisivas como mandante.

“Na minha visão, os estaduais não devem acabar. No entanto, as fórmulas de disputa precisam ser alteradas. Os clubes grandes começam a pré-temporada no início de janeiro e apenas duas semanas depois já estão jogando os campeonatos estaduais”, comentou.

Além de atrapalharem a pré-temporada dos clubes, os estaduais também estão comprometendo receitas importantes. Por causa do problema, o Flamengo, por exemplo, promete ignorar as primeiras rodadas do Campeonato Carioca de 2014.

“É óbvio que esse calendário impacta bastante nas nossas receitas. Para o próximo ano, temos propostas para realizar a pré-temporada nos Estados Unidos, na Ásia ou no Oriente Médio. Não podemos perder essa oportunidade. Vou fazer a pré-temporada no exterior custe o que custar. Se o Campeonato Carioca começar no dia 15 de janeiro, vamos jogar com um grupo de meninos”, disse Wallim Vasconcellos, vice-presidente de futebol do Flamengo.

Apesar de concordarem que os estaduais devem ser reduzidos, os cartolas alertam que qualquer alteração leva tempo. “Precisamos levantar a bandeira da necessidade da redução de datas, principalmente dos estaduais. Para 2014 acho que não é possível alterar. Podemos nos antecipar para buscar uma mudança em 2015, mas é difícil”, lamentou Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Fluminense.

 

 

IG

Últimas notícias

Presidente da Caixa, paraibano Carlos Vieira, participa de evento em NY sobre mercado de capitais

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, representa o banco em uma série de…

29 de janeiro de 2026

Após especulações sobre posicionamento de Jhony Bezerra, Lucas Ribeiro se encontra com o novo dirigente do Avante

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao governo estadual, Lucas Ribeiro, se reuniu nessa quarta-feira…

29 de janeiro de 2026

Operação Rota do Sertão: Grupo acusado de furtos qualificados é desarticulado no interior da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma ação integrada entre a 23ª Delegacia…

29 de janeiro de 2026

Pai e filho são presos por importunação sexual em ônibus interestadual, na PB

Nessa quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou uma intervenção em um…

29 de janeiro de 2026

Acusada de atear fogo no ex-companheiro é presa no Centro de João Pessoa

Foi presa mulher suspeita de tentar matar um homem ateando fogo contra ele, no Centro…

29 de janeiro de 2026

Superintendente do DNIT na Paraíba garante conclusão da primeira fase da triplicação da BR-230 até setembro

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…

29 de janeiro de 2026