O Secretário de Esportes do Governo do Estado da Paraíba, Tibério Limeira, anunciou, nesta sexta-feira (14), que a lista com os nomes dos beneficiados com o Programa Bolsa Atleta será divulgada dentro de, no máximo, 15 dias.
O atraso na divulgação, segundo ele, ocorreu devido à necessidade da adoção de alguns ajustes orçamentários, devido à queda no repasse do Fundo de Participação dos Estados e também na arrecadação de impostos, além de alguns imprevistos no processo de seleção.
“Nós tivemos alguns imprevistos no processo de seleção, alguns ajustes orçamentários precisaram ser feitos no programa, porque a Secretaria de Esportes não é uma ilha. A situação está delicada em todos os sentidos. O governo do estado tem mantido o equilíbrio fiscal, mas a gente, como gestor, precisa ter cuidado para não dar passos maiores do que as pernas, no entanto, dentro de 15 dias, no máximo, nós divulgaremos a lista de contemplados e começaremos a assinatura dos contratos do Programa Bolsa Atleta”, explicou.
O Estado da Paraíba, só nesse primeiro semestre, acumulou perdas que chegam a R$ 135 milhões no que diz respeito ao Fundo de Participação dos Estados.
O programa foi paralisado em 2010 e nos dois anos seguintes as verbas destinadas ao Bolsa Atleta foram remanejadas para outras áreas do governo. Só em 2012, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (Sejel) iniciou o processo para o retorno do projeto.
A comissão do Bolsa Atleta é composta por representantes do Conselho Regional de Educação Física, da Associação das Federações Esportivas da Paraíba, da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Sejel, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e do paradesporto. “São vários os segmentos que compõem a comissão, por isso, é de extrema responsabilidade a participação de cada um no processo”, frisou Ricardo Ambrósio, representante da Sejel na comissão.
Para este ano de 2015, o investimento do Governo do Estado é de mais de R$ 2,3 milhões para as modalidades de bolsa de rendimento nacional, rendimento internacional, institucional, bolsa estudantil, bolsa representatividade e bolsa técnico.
“Desde que foi retomado, em 2012, o Bolsa Atleta vem ampliando a participação e o incentivo ao esporte. A novidade, para este ano, é a inserção de modalidades não olímpicas no programa”, destacou José Marco, secretário executivo da Sejel.
Márcia Dias
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…
Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (22), ofertará 512 vagas de emprego…
Na madrugada deste domingo (21), a polícia prendeu em flagrante um homem suspeito de agredir…
Ex-vereador de João Pessoa e atual suplente, Zezinho do Botafogo deve retornar ao Legislativo da…