Categorias: Esportes

Goiás e Palmeiras ficam no empate

Volante falhou no gol do Palmeiras e depois participou da jogada do gol que evitou a derrota do time esmeraldino, em partida realizada no Serra Dourada
o jogo escalações Ainda não foi neste domingo que o Palmeiras comemorou uma vitória sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari. Depois de um bom primeiro tempo, quando abriu 1 a 0 e controlou a partida, o Verdão se acovardou na etapa final e permitiu o crescimento do Goiás que, com um gol de cabeça no finzinho, decretou o justo empate por 1 a 1. (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado).

O destaque da partida foi o volante Amaral, do Goiás. Foi dele a falha que originou o gol de Ewerthon, no primeiro tempo. Porém, o camisa 8 não se abateu, foi ao ataque, e participou da jogada do gol que fez a festa dos pouco mais de 13 mil pagantes presentes ao estádio Serra Dourada. No fim do jogo, o árbitro acabou creditando gol contra de Marcos Assunção.

Com a igualdade no marcador, o Palmeiras continua na zona intermediária da classificação, em 11º lugar, com 16 pontos. Já o Goiás, que foi a 13, se mantém na 17ª posição, que abre a zona de rebaixamento. Os dois times voltarão a campo pelo Nacional no próximo final de semana. No sábado, dia 14, o time paulista receberá o Atlético-PR no estádio do Pacaembu. No dia seguinte, o time esmeraldino vai até Porto Alegre encarar o também desesperado Grêmio. Antes, os dois times jogam pela Sul-Americana. Na quarta-feira, o Palmeiras pega o Vitória, em Salvador. Na quinta, o Goiás faz o jogo de volta com o Grêmio, no Olímpico.

Ewerthon aproveita falha adversária e marca

Pressionado por sua péssima campanha no Campeonato Brasileiro, o Goiás tomou a iniciativa da partida. Jogando com velocidade pelo lado direito, o time criou uma boa chance aos oito minutos, quando Douglas fez bela jogada, invadiu a área e cruzou para Everton Santos, que falhou feio na finalização. Mas, como a fase não é boa, uma bobeada da defesa goiana permitiu o gol palmeirense e mudou a história da partida.

Aos 12, Jonilson recuou uma bola fácil para Amaral, que dominou errado. Kléber, esperto, roubou e fez belo passe para Ewerthon disparar uma bomba rasteira e acertar o canto rasteiro esquerdo de Harlei. O goleiro pulou e não alcançou nada: Palmeiras 1 a 0.

O gol fez o Goiás se perder completamente em campo. O time seguiu buscando o ataque mas, sem qualidade. Além de não criar nada, passou a deixar a defesa aberta para os contra-ataques do Palmeiras. Aos 18, o segundo gol só não saiu porque Kleber, após passar por três marcadores, preferiu arriscar o chute e errou, ao invés de tocar para Patrik, que invadia livre a área. Seis minutos depois, Patrik cobrou falta pela esquerda, Harlei espalmou e a zaga esmeraldina afastou o perigo.

A tranqüilidade do Palmeiras em campo era tamanha que o Goiás só voltou a importunar aos 35, em cobrança de falta de Bernardo bem defendida por Deola. Seis minutos depois, após cruzamento da esquerda de Júnior, a bola sobrou dentro da pequena área para Everton Santos, que dominou e bateu por cima do gol, perdendo um gol inacreditável. (assista ao lance no vídeo ao lado). Antes do apito final de Sandro Meira Ricci, o goleiro do Verdão voltou a trabalhar em chute de Everton Santos.
 

Etapa complementar

Das tribunas, já que foi punido pelo STJD e não pode ficar no banco de reservas, o técnico Emerson Leão resolveu mexer no Goiás para o segundo tempo. Ele sacou o meia Bernardo e colocou o atacante Felipe, que foi o artilheiro da equipe no Brasileirão do ano passado. Com isso, Everton Santos foi recuado para o meio. O Palmeiras voltou com o mesmo time e chegou com perigo logo aos dois minutos, quando Armero fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Ewerthon, que não alcançou a bola.

Aos seis, o Goiás chegou a empatar, mas o lance foi bem anulado pela arbitragem. Douglas desceu pela direita e cruzou na área para Pedrão, em impedimento, ajeitar para Everton Santos marcar o gol. O auxiliar César Augusto de Oliveira Vaz, corretamente, assinalou a a posição irregular.

A entrada de Felipe deu novo gás ao Goiás, que melhorou muito de produção. Everton Santos, no meio, apareceu para o jogo e o time também passou a contar com o apoio dos laterais, o que até então não acontecia. O Palmeiras, claramente, recuou sua marcação para tentar encaixar um contra-ataque e matar a partida. E isso irritou Luiz Felipe Scolari que, aos 17, fez a primeira mudança, sacando o apagado Vitor para colocar o veterano Marcos Assunção. Com isso, Márcio Araújo saiu do meio-campo e foi para a lateral-direita. Depois, Felipão sacou Ewerthon e botou em campo o estreante Luan. No Goiás, Leão respondeu com duas mudanças: Romerito e Otacílio Neto nas vagas de Douglas e Everton Santos.

Goiás pressiona e gol sai no fim

O time da casa aumentou ainda mais seu ritmo nos últimos 25 minutos. Aos 24, Felipe recebeu dentro da área, cortou a marcação de Maurício Ramos e bateu firme, no canto direito baixo de Deola, que fez um milagre e mandou a bola para escanteio.

Felipão, irritado com a produção do seu time, fez mais uma mudança. Percebendo que o adversário dominava o meio-campo, ele sacou Kleber, que pouco fez em campo, para colocar o volante Tinga. De nada adiantou. Aos 45, após cobrança de falta da direita, Amaral subiu mais alto que a zaga palmeirense e atrapalhou Marcos Assunção que, de cabeça e contra o próprio gol, decretou o justo empate no Serra Dourada. (Veja o lance no vídeo ao lado).

 

 

 

G1

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026