A Paraíba o tempo todo  |

Dedicadas, gêmeas do karatê de CG se preparam para representar a PB em competição mundial

Embaladas pelo sucesso do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, duas atletas de Campina Grande têm se destacado em um esporte milenar. As irmãs Nadiny e Nicoly Agra Ribeiro Araújo já conquistaram mais de 200 títulos e agora se preparam para novos desafios nos campeonatos paraibano,  brasileiro e mundial de Karatê. Além das gêmeas, também vai representar a Paraíba, nestas três competições, o karateca Eduardo Filho, o Dudú, um dos jovens faixa preta do Nordeste.

As duas atletas, que são faixa marrom, vivem a expectativa de subir no pódio e representar Campina Grande nas competições que irão disputar.  Nicoly e Nadiny, estão confiantes de que irão conseguir bons resultados. Uma das competições de forma presencial foi disputado nesse sábado em João Pessoa e elas trouxeram a medalha para casa. Em dezembro, elas podem disputar o Pan Americano em Buenos Aires.

“A expectativa é grande para conquistarmos novos títulos e representarmos bem Campina Grande, e a Zona Leste nas competições que vamos disputar” disse Nadiny.

Entre os desafios enfrentados  por Nicoly e Nadiny nesta pandemia ganha destaque a falta de local ideal para treinar.  Isso porque elas passaram boa parte do tempo impedidas de ir à academia devido às medidas de prevenção à Covid-19, o que exigiu esforço e determinação. O treinador delas, Jurandir Olímpio, enviava os fundamentos pelo WhatsApp e elas faziam os exercícios em casa.  Recentemente as duas atletas voltaram a treinar na academia. Atualmente treinam na Equipe Askaki no Bairro Presidente Medici.

A preparação física é feita na Academia Sportfitness, pelos professsores Ribamar e André Luís. Já a preparação técnica é com Sensei Jurandir Olimpio.

Ao PB Agora, o pai das gêmeas, Raniery Araújo, destacou a força de vontade das atletas, que começaram cedo no esporte. Segundo ele, Nicoly e Nadiny ainda iam completar 8 anos quando começaram a treinar em um projeto social desenvolvido na Vila Olímpica Plínio Lemos, localizada no bairro onde moram, o José Pinheiro”.

Elas venceram muitos Opens Nacionais. No ano passado, as atletas de Campina Grande foram vitoriosas no torneio internacional de Karatê virtual. No torneio internacional, realizado pela Federação Carioca, as  irmãs Nadiny e Nicoly Agra e o garoto Eduardo Filho, também tiveram um desempenho extraordinário.

As irmãs, hoje com 15 anos, competem na mesma categoria. No torneio virtual, Nadiny sagrou-se campeã e Nicoly ficou com a terceira colocação. Já Eduardo Filho, mais conhecido como Duduzinho, 13 anos, conquistou o primeiro lugar.

As competições virtuais de Karatê se restringem ao Kata e funcionam da seguinte forma: O atleta grava um vídeo executando os fundamentos determinados e envia as imagens para os juízes, que avaliam a precisão dos movimentos, o uso correto da força, a velocidade, expansão e contração do corpo. A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores. Depois dessa avaliação, os árbitros escolhem os melhores.

O desempenho dos atletas paraibanos foi elogiado pelos organizadores do evento. Hoje, Nicoly e Nadiny juntas somam quase 200 títulos. Nadiny foi campeã brasileira em 2018 e Nicoly bi campeã brasileira escolar 2017/2018.

Em 2017, as gêmeas Nadiny Agra e Nicoly Agra, também foram medalhistas no Campeonato Brasileiro em Salvador.  As gêmeas ficaram em 3º lugar no kumitê do CBK e na final do Campeonato Brasileiro Escolar. Nicoly foi campeã no Kata e Kumitê, e Nadiny ficou em 3º no Kumitê. Das seis categorias, as irmãs conseguiram cinco medalhas, sendo três da Nicoly e duas da Nadiny.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe