Categorias: Esportes

Flu vence e se mantém na liderança

O Brasileirão segue com o mesmo líder. Com uma atuação segura e sendo ameaçado de fato apenas no fim do jogo, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 1, neste domingo, em pleno Olímpico, pela 13ª rodada da competição. Os gols que aumentaram o calvário do Tricolor gaúcho foram marcados por Mariano e Emerson. André Lima descontou para os donos da casa, que jogaram com um homem a mais em boa parte do segundo tempo (veja os gols da partida no vídeo ao lado). Após o jogo, Silas foi demitido e Beto Guerra assume interinamente a equipe do Sul.

Com a vitória, o clima nas Laranjeiras não poderia ser melhor. Além da liderança, o Fluminense consegue alcançar a marca de dez jogos invictos (oito vitórias e dois empates) e passou a somar 29 pontos no Brasileirão. Já a situação do Grêmio continua delicada e as consequências da derrota vieram após o jogo. Ainda no estádio, o clube, que está em 18º lugar com apenas 13 pontos, além de Silas, demitiu também o diretor Luís Onofre Meira.

O último triunfo de Silas foi no dia 3 de junho. Desde a volta da Copa do Mundo, foram quatro empates e duas derrotas no Brasileiro, além do empate por 1 a 1 com o Goiás, na última quinta, pela Copa Sul-Americana. Com o resultado negativo, o time continua na zona de rebaixamento com apenas 12 pontos conquistados, tendo vencido apenas duas vezes (contra Avaí e Atlético-MG) na competição.

Na próxima rodada, o Tricolor Gaúcho recebe o Guarani, domingo, em Porto Alegre. Já o Fluminense enfrenta o Internacional, também no domingo, no Maracanã.

O Fluminense começou o primeiro tempo mostrando que não iria mudar a sua forma de jogar fora de casa. Logo nos primeiros segundos, Emerson quase abriu o placar em bobeada da zaga adversária. A resposta veio em um chute despretensioso de Roberson. A partir daí o jogo passou a ser mais estudado, com os times errando muitos passes. Aos poucos, porém, o Fluminense foi passando a ter maior domínio no meio-de-campo e isso foi convertido em gols. Aos 16, Mariano cobrou falta da intermediária, a bola desviou e acabou enganando o goleiro Marcelo Grohe.

O Grêmio bem que tentou responder no minuto seguinte, em jogada aérea. Só que William Magrão cabeceou mal e desperdiçou boa oportunidade. Mas os donos da casa sofreram novo baque aos 18 minutos. Livre no meio, Conca deu excelente passe para Emerson. O atacante driblou o goleiro e ampliou para o Fluminense: 2 a 0.

Emerson comemora seu gol junto com os companheiros (Foto: Photocamera)

Com a desvantagem no placar, o Grêmio passou a ter mais a iniciativa do jogo e a pressionar. As jogadas aéreas foram as mais tentadas, seja em cruzamentos ou escanteios. Mas não houve uma chance tão boa como a que Mariano teve, aos 26, quando o Fluminense finalizou pela sétima vez. Na verdade, os donos da casa passaram a ter mais a posse de bola enquanto os visitantes optaram por explorar os contra-ataques. Só aos 35 que o Grêmio criou uma boa oportunidade. Adilson lançou Maylson pelo lado esquerdo da área. Este chegou chutando forte e obrigando a Fernando Henrique a fazer boa defesa, mas o árbitro não viu o desvio do goleiro e nem marcou o escanteio.

O lance pareceu ter acordado o Fluminense, que teve mais duas boas chances de ampliar depois disso. Na primeira, Diguinho desarmou no meio e arriscou chute perigoso. No escanteio, houve um bate-rebate na área, mas a defesa conseguiu se salvar. O jogo voltou a dar uma equilibrada, mas nos minutos finais os dois times poderiam ter marcado. Aos 44, Emerson recebeu pela esquerda e arriscou o chute ao invés de cruzar para Washington. Aos 46, o Grêmio tabelou na entrada da área e a bola sobrou para André Lima finalizar. Mas Fernando Henrique fez excelente defesa com o pé fazendo os donos da casa irem para o intervalo debaixo de vaias.

Na volta para o segundo tempo, o torcedor gaúcho aplaudiu a substituição feita por Silas, que trocou Adilson por Souza, voltando de lesão. Muricy Ramalho também mexeu no time trocando Emerson por Rodriguinho.

O Grêmio voltou para o jogo tomando mais a iniciativa e tentando diminuir o placar o quanto antes. No primeiro minuto, André Lima cabeceou obrigando Fernando Henrique a fazer defesa. Nos minutos seguintes, a pressão continuou, princip

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026