Flamengo muda de estratégia, desiste de Jorge Jesus e anuncia acerto com outro Jorge, o Sampaoli

PUBLICIDADE

O Flamengo mudou de estratégia e intensificou as negociações para anunciar um acordo com o técnico Jorge Sampaoli. O argentino se tornou o foco principal após uma reunião na última sexta-feira e se apresentará ao clube rubro-negro neste fim de semana.

A reunião contou com a presença de Marcos Braz, vice-presidente de futebol, Bruno Spindel, diretor executivo, e Diogo Lemos, integrante do Conselho do Futebol. Depois do encontro, o clube anunciou oficialmente o acordo.

O treinador, que tratava da saída do Sevilla, deixará a Espanha no sábado rumo ao Rio de Janeiro. Sampaoli virou consenso entre os dirigentes rubro-negros após os resultados recentes e a incerteza sobre o futuro de Jorge Jesus.

A mudança na postura do Flamengo é uma consequência da espera por Jorge Jesus. Mesmo sem unanimidade interna, o clube deu uma semana para definir o futuro do Mister, prazo que dependia de uma avaliação de risco. Após a derrota para o Maringá, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil, a diretoria decidiu seguir em frente.

Desde a demissão de Vítor Pereira, o Flamengo definiu dois focos: o sonho por Jorge Jesus e a chance factível de contratar Sampaoli. Pela idolatria, o português levou preferência inicialmente, mas o clube estava ciente da postura do treinador e da dificuldade em conciliar prazos.

Jorge Jesus tem contrato com o Fenerbahçe até o fim de maio, e nas primeiras conversas, o português não se mostrou solícito para abandonar o clube turco na reta final da temporada. A equipe está na briga pela copa e pelo campeonato nacionais. Pelo lado rubro-negro, a espera até junho sempre foi avaliada como improvável.

Por isso, o Fla fez a primeira proposta ao Mister, mas manteve a alternativa argentina no radar, com contatos iniciais. Na quinta-feira, vazou um áudio em que Jesus admitia o contato com a diretoria rubro-negra e dizia que pediu para o clube esperar o fim de seu contrato na Turquia.

Na Gávea, parte da ala política defendia desde o início da semana o avanço por Sampaoli como prioridade, até pelas condições. O treinador está livre no mercado, tem interesse em trabalhar no Brasil e já deu sinais de que aceitaria uma oferta rubro-negra.

Jorge Sampaoli é argentino e começou o sucesso no futebol no Chile, a partir de 2011, quando conquistou a Copa Sul-Americana com a Universidad do Chile – na campanha, eliminou o Flamengo nas oitavas de final com direito a uma goleada por 4 a 0 no Rio de Janeiro.

No Flamengo, o treinador é credenciado pelo estilo de jogo, a experiência no futebol brasileiro e o entusiasmo do presidente Rodolfo Landim. Em 2019, no comando do Santos, ele foi o maior desafiante do Flamengo de Jorge Jesus.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Decisão foi tomada a várias mãos”, diz Felipe Leitão sobre 2026; anúncio será feito na próxima 2ª, em coletiva

Lucas ou Cícero? O deputado Felipe Leitão (Republicanos), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

16 de dezembro de 2025

2026: Ministro confirma fala de Cida Ramos e garante que diretório nacional do PT respeitará decisão do partido na Paraíba

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores…

16 de dezembro de 2025

Luciano Cartaxo defende que PT defina posição sobre as eleições estaduais até janeiro: “Entrar o ano com essa decisão”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…

16 de dezembro de 2025

Wilson Santiago sai em defesa de Hugo Motta e afirma que tensão no Congresso é ampliada pelo período pré-eleitoral

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…

16 de dezembro de 2025

Apesar de mirar prefeitura de Cabedelo, Ricardo Barbosa adota cautela para não perder bases em 2026

O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…

16 de dezembro de 2025

Filiado ao União, Bruno confirma apoio a Efraim ao Governo em 2026: “Não vejo razão pra tomar um caminho muito diferente”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), confirmou publicamente, nesta terça-feira (16),…

16 de dezembro de 2025